quinta-feira, 16 de maio de 2019

Conversa ao pé do fogo. Os cadetes de Mafeking.




Conversa ao pé do fogo.
Os cadetes de Mafeking.

Prólogo: - Os cadetes de Mafeking fizeram parte da vida adulta de BP durante a guerra dos Boers. Foi por sua trajetória em Mafeking que ele foi aclamado o herói da Inglaterra e de onde surgiram muitas das ideias que ele utilizou na formação do movimento Escoteiro mundial.

                         Nós tivemos um exemplo do quão útil podem ser os escoteiros em serviço quando formamos um corpo de rapazes na defesa de Mafeking, 1899-1900. Mafeking era uma pequena cidade na África do Sul, quando ela foi cercada pelo exército Boers, Baden-Powell tinha somente umas poucas centenas de soldados para defendê-la. Cada soldado era vital para a linha de frente, e lá na cidade muito trabalho também necessitava ser feito. B-P colocou o seu chefe-de-staff, Major Lord Edward Cecil, para trabalhar. Ele rapidamente formou um Corpo de Cadetes com 18 meninos, com idade a partir de nove anos. Ele escolheu um jovem líder para ser o sargento encarregado (sergeant-major) do corpo de cadetes, seu nome: Warner Goodyear.

                      Os cadetes de Mafeking tinham seu próprio uniforme: uniforme cáqui, chapéu de abas largas com um dos lados dobrado para cima, ou gorro. Antes de tudo os jovens foram bem treinados em entregar mensagens entre as defesas da cidade, servir como ordenanças, ajudar nos hospitais e atuar como vigias para prevenir as forças quando os ataques fossem esperados, e também avisar à população quando o grande canhão bôer fosse apontado para a cidade a fim de dar-lhe uma chance de abrigar-se antes que a bomba caísse. Agora os meninos tinham algo melhor a fazer na cidade que ficar correndo de um lado para outro apanhando fragmento das bombas que explodiam! Eles assumiram o seu trabalho com orgulho, e logo foram reconhecidos como parte das defesas da cidade. O Corpo foi logo aumentado de 18 para 40 meninos.

                     Primeiro os jovens entregavam mensagens usando burros, mas à medida que o estoque de alimentos na cidade desaparecia os animais gradualmente iam terminando na cozinha! Assim eles passaram utilizar bicicletas, e frequentemente tinham que pedalar em meio a fogo pesado. Em uma famosa história B-P advertiu a um jovem que ele poderia ser atingido, e ele respondeu "Eu pedalo tão rápido, Senhor, que eles jamais me alcançarão.”. Quando os selos da cidade se esgotaram durante o cerco eles precisaram de um desenho especial para imprimir novas emissões. Assim todos os selos colados nas cartas entregues pelos cadetes passaram a estampar o líder do Corpo de Cadetes, Warner Goodyear, sentado em sua bicicleta. Após o cerco os Selos de Mafeking,  feitos durante o cerco tornaram-se itens de coleção em todo o Império Britânico.

Baden-Powell, Escotismo para Rapazes
Hillcourt, Baden-Powell: the two lives of a hero
Grinnell-Milne, Mafeking