quarta-feira, 12 de junho de 2019

Crônicas de um Velho Chefe Escoteiro. Ilmo. Senhor Doutor Presidente da UEB e seguidores.




Crônicas de um Velho Chefe Escoteiro.
Ilmo. Senhor Doutor Presidente da UEB e seguidores.

Isto mesmo. Escrevi sem título e sem fotos. Somente um desabafo de um velho escoteiro sem dente e que nem pode falar e andar direito. Escrevi por escrever em uma hora de nostalgia. Às vezes sou tinhoso na maneira de tocar nas letras para formar palavras. Sem nada pensante eis que fiquei surpreso com os comentários e curtidas, sem contar os compartilhamentos do artigo que fiz me dirigindo ao Doutor Presidente da UEB sobre o Escotismo Moderno. Não o conheço, sem que se um dia formos apresentados iremos nos postar como cavalheiros e teremos respeito mútuo. Ele sabe que não vai me convencer das suas performances escoteiras e eu sei que nunca irei convencê-lo que o escotismo de Baden-Powell com poucas adaptações as novas realidade que não renego é o melhor para o aprimoramento do caráter na formação do jovem. Comungo-me com BP que formar caráter é nosso objetivo e para isso não importa a finalidade da atuação. Quem sabe isto será um fato no futuro daqueles que passaram por este escotismo e estão passando na época atual e futura.

Sem apontar erros e acertos posso dizer que somos esquecidos pela comunidade, pelos órgãos educacionais e esquecido pela imprensa falada escrita e televisada. Não temos marketing, nem pensadores ou filósofos para dar testemunho do valor do escotismo na Formação do Caráter. Luiz Felipe Pondé, Mario Sérgio Cortella e Leandro Carnal entre outros pensadores e filósofos famosos da atualidade pouco ou quase nada defendem nossa filosofia escoteira. Nos meios educacionais somos considerados uma organização infantil e divertida. E o que temos na liderança em termo nacional ou regional? Nada! Quando somos notícias mais parecemos um bando de meninos a brincar de armar barraca ou fazer formações azoadas para mostrar que somos organizados. Nesta hora a chefia não está preparada para dar uma demonstração da capacidade do nosso método tão bem idealizado por um dos maiores pensadores da história: - Robert Baden-Powell. Como demonstrar que sua proposta seria o desenvolvimento do jovem, por meio de um sistema de valores que prioriza a honra, baseado na Promessa (ou compromisso) e na Lei Escoteira (Ou lei do Escoteiro) e através de prática do trabalho em equipe e da vida ao ar livre, faz com que o jovem assuma seu próprio crescimento, tornando-se um exemplo de fraternidade, lealdade, companheirismo, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina.

Como demonstrar para a sociedade escondidos atrás de muros da sede? Fazendo o que podem fazer com meninos cansados e nunca consultados nas cidades plantando árvores, fazendo limpeza em praças rios e avenidas? Isto cansa, e quando menos se espera lá vai ele para sua casa e não volta mais. Os cursos os tutores e tantos outros deixaram para trás toda uma gama de jovens ingressando na idade adulta, respirando escotismo pelos poros com tantas coisas a dar aqueles que vão chegando como eles um dia chegaram. Sem desmerecer os novos voluntários que pouco conhecem da metodologia de BP tentam a sua maneira adaptar sua vivência profissional, que procuram buscar conhecimentos só recebem novos programas, novas metodologias iguais a tantas outras que nada demonstram nossa capacidade de formar cidadãos. (temos muitas exceções de bons escotistas fazendo bom escotismo). Não há duvida que o escotismo na sua forma educacional seja uma verdadeira Colmeia de formação do caráter. Estamos crescendo do marasmo dos últimos anos em quantidade, mas a qualidade deixa a desejar. Falta a estrada escoteira onde pisar nas descobertas ao ar livre. Poucos entenderam as palavras do Mestre BP: - “Saiam por aí e digam aos escoteiros que acima da torre da Catedral ainda tem estrelas no céu”.

Prefiro não entrar na polemica de que somos um movimento organizado, com regras e normas para podermos ser o que sempre sonhamos e nunca alcançamos. Dificilmente teremos uma nova visão do que é o verdadeiro método de BP com as desculpas de muitos principalmente dos lideres do Escotismo Nacional que soletram a mesma cartilha que a modernidade não pode ser esquecida, que hoje os tempos são outros que temos de nos adaptar para não sermos esquecidos pela história. Se isto ainda não aconteceu, eu encerro dizendo que existe vida fora da cidade, temos matas e florestas, os campos floridos, os picos mais distantes, as estradas vicinais, as correntezas de um riacho, as estrelas no céu, a lua o nascer e o por do sol não deixaram de existir. Se estivermos preparados podemos dar um escotismo conforme nos dizia Baden-Powell que fora das torres dos arranha-céus existem estrelas no céu.

Hoje nós os antigos escoteiros somos marginalizados. Dificilmente teremos voz e voto. Se BP dizia que depois dos sessenta anos aprendemos tanto e podíamos ensinar aos jovens nada disso é levado a sério. Os anciãos escoteiros são agraciados com medalhas e mais nada. A estrutura atual foi feita para que alguns sejam os lideres e outros liderados. Chegamos ao ponto que uma normativa da Escoteiros do Brasil aconselha aos grupos tomarem cuidados com os antigos escoteiros. Quem já leu sabe que a dita é que podemos atrapalhar os planos da direção e criar desarmonia no Grupo Escoteiro local. Incrível isso! Sei que palavras somente não resolvem. Eu um velho escoteiro não desisto de ver novamente um escotismo de vida ao ar livre e não preso aos muros da sede escoteira. Não vou atingir o proposto e nem vou deixar minha luta contra a Escoteiros do Brasil sabendo de antemão que não vou vencer. Não vou mudar de associação escoteira, a elas desejo sucesso. Nasci na UEB e nela vou morrer. Podem dizer que sem registro não sou nada, para mim isto não existe. Com ou sem sou escoteiro Uebeano. Nasci vivi e pretendo morrer Escoteiro do Brasil!  

Quem sabe a metodologia atual pode alcançar o sucesso. Não discuto. Mas por favor, mudem o nome da associação. Escotismo é sinônimo de Baden-Powell fundador e único. Muito obrigado aos que entenderam meu objetivo e tão educadamente compareceram dando seu testemunho. Não somos uma legião, mas pelo visto temos um grande caminho para tentar reverter o que não coaduna com os princípios do método escoteiro idealizado pelo fundador. Honrado em saber que tenho muitos amigos que me seguem e acreditam nas minhas palavras. Fraternos abraços, meu Melhor Possível Sempre Alerta e Servir. Um belo dia para todos e Plajeando um autor desconhecido “A união faz a força, o diálogo faz o entendimento e quando todos se unem nada impede o sucesso almejado”.