Conversa ao
pé do fogo.
O Tesouro do
Condor – Um jogo inesquecível.
Muitos conhecem as
vantagens de fazer uma carta prego para seus escoteiros, seniores e porque não
lobinhos. É uma maneira de fazer com que eles andem com suas próprias pernas,
usem sua imaginação, trabalhem em equipe e aprendam a fazer fazendo. Se você
ainda não conhece como desenvolver uma CARTA PREGO este jogo é uma maneira de
dar sugestões a você e aos seus amigos da tropa ou alcateia para realizar o
mais cedo possível um excelente jogo, baseado é claro, em uma estupenda CARTA
PREGO.
- Faltava pouco menos de
meia hora para o encerramento da reunião de tropa. Estávamos em reunião de
patrulha a pedido do conselho de monitores, para discutirmos, sugerir e ver
como deveria ser o Grande Jogo que constava em nosso programa anual. Uma
tradição que nunca o deixamos de realizar. Olhos de Peixe tinha sido
transferido para nossa patrulha, a menos de cinco meses, ele tinha vindo de um
grupo da capital do estado e se deu muito bem conosco. Enquanto discutíamos,
ele deu uma sugestão que achamos excelente. Toda a patrulha votou a favor.
No sábado seguinte, souberam
que a Corte de Honra havia aprovado e foi uma alegria geral. Sabíamos como
devia ser o jogo e sabíamos que o Chefe Lontra iria melhorar com uma boa
“pitada” de aventura. Uma semana antes do Grande Jogo recebemos duas cartas
pregos, uma para ser aberta no dia do jogo, às seis da manhã na data prevista e
a outra no campo, após o inicio do jogo, que seria sinalizado por grandes rolos
de fumaça que avistaríamos de onde deveríamos estar localizados.
Seria ponto de honra só abrir
as Cartas Prego no dia e horário determinado. Isto não tinha discussão!
Recebemos também quatro bandeirolas amarelas, e a lista de materiais a ser
levado: – lanche para um dia, cantil, um par de bandeirolas de semáforas, uma
bússola silva, quatro bastão, uma machadinha, um facão com bainha, uma faca
mateira. Na lista também dizia para levar três lenços Escoteiros sobressalentes;
estojo de primeiros socorros, uma lona para chuva, meias reservas, dinheiro para
duas passagens de ônibus. Perfeito. Não esquecemos nada.
O Chefe nos avisou que seria um
jogo movimentado e iriamos percorrer distâncias enormes para isto ir com um calçado
adequado. Para mim foi uma espera angustiante do dia do Grande Jogo. Seria o
meu primeiro na patrulha. Dormia e acordava pensando no grande dia. Às seis
horas da manhã em ponto, a patrulha já estava a postos na Praça São Miguel próximo
ao ponto de ônibus, onde abriríamos a primeira carta prego. A Patrulha Águia
que eu pertencia era composta de sete escoteiros: - Eu (Zé bolinha), Pinga Fogo,
Zé Colmeia o Monitor, Fu Manchu, Olhos de Peixe, Picolé o sub e Pé de Bode (só
apelidos que usávamos na época). A maioria tinha a Primeira Classe e a Segunda
classe. Uma Patrulha bem “escolada”.
A primeira Carta Prego
dizia:
1) – Vocês devem tomar o ônibus de Carirí,
que irá passar as 06h25min, descer no ponto final. Ali pegar a Rua das Flores,
ir ao seu final. Lá encontrarão uma estrada carroçável, segui-la por 2 km (usar
o passo duplo). Após se orientarem (ver bússola) tomar o rumo ENE, mais ou
menos 67,5 graus, percorrer mais 800 metros, atravessar um pequeno córrego cuja
água é boa para beber. Não se esqueçam de deixar lá um sinal de pista
alertando.
2) Seguir o córrego até sua nascente por
200 metros. Ali montar o campo assim especificado: - em forma de pontos
cardeais (um x) com mais ou menos 15 metros de uma ponta a outra e vice versa.
Colocar em cada ponto um bastão com uma bandeirola amarela, (o bastão deverá
ser fincado no máximo com um palmo de fundo). No meio do x, ficará o totem de
patrulha, colocado na mesma maneira. Devem fazer um pequeno cercado de 2 x 2
metros usando madeira do campo e cipó. Mais tarde saberão para que.
3) – Ao inicio do jogo, as demais
patrulhas também estarão como vocês (eram quatro), como o campo armado e
idêntico em algum lugar próximo. Fora da vista. Aguardem o inicio do jogo, que
pode demorar de uma a duas horas. Fiquei em posição de alerta e mantenha um
escoteiro de vigia.
4) Nada mais dizia. Sabíamos que as
outras patrulhas estavam nesta hora fazendo o mesmo. Aguardamos aproximadamente
uma hora e meia. Avistamos em um morro próximo, rolos de fumaça, com o sinais
de “O jogo já começou – guerra”.
Abrimos imediatamente a
segunda carta prego:
1) - Vocês devem colocar os lenços presos
pelo cinto, (proibido amarrar) somente dois palmos para dentro da calça, e
defenderem como puderem as quatro bandeirolas em volta (amarelas) e
principalmente o totem Se ele for tomado vocês todos morrem perdendo o jogo.
Neste caso aguardar novo contato.
2) – Se defendam das outras patrulhas
para não perderem o lenço, pois assim serão considerados mortos e devem receber
ordens do “matador” que irá conduzi-lo para o campo de prisioneiros próximo a
chefia.
3) – Cada patrulha deverá ter um campo
próprio e cercado que fica no centro próximo do bastão totem, para no caso de
fazerem prisioneiros.
4) – O objetivo do jogo é defender as
bandeirolas e principalmente o totem e ao mesmo tempo ir aos demais campos de
patrulha e tentar tomar o totem deles.
5) – A patrulha que conseguir mais vidas
(tirar os lenços), tomar as bandeirolas ou ter o maior número de bastão totem,
é a ganhadora.
6) É proibido Lutas, brigas, palavrões
(olhem a lei escoteira) e discussões inúteis;
7) É aceito – Qualquer tipo de truque,
força (sem denegrir a imagem), ou qualquer situação a ser criada para ganhar o
jogo.
8) O jogo terá a duração de seis (seis)
horas, a contar do sinal de o Jogo já começou – guerra. O sinal de fumaça “O
jogo já terminou – paz” determina a paralisação imediata do jogo e todos devem
retornar ao campo da chefia fazendo antes a limpeza do local utilizado.
9) Lembrem-se, vocês devem proteger o seu
campo e também atacar os demais. Como fazer e o que fazer fica para o conselho
de patrulha resolver. Estaremos toda a chefia em local privilegiado, vendo
vocês através de potentes binóculos. Onde veremos qual a patrulha mais esperta
e a mais não tão honesta! (naquela época não havia telefone celular, se fosse
hoje, seria proibido). Boa sorte Patrulhas da Tropa Mafeking!
Começamos o jogo. Seu
desenrolar foi o esperado. Muitas surpresas, muitas alegrias e até um pouco de
confraternização. Todo ano era assim, um Grande Jogo uma surpresa e a
satisfação de ter participado. – O
prêmio foi uma flor de lis de lapela para cada participante. O que posso dizer?
Bom jogo e caça livre!
Nota
de rodapé: - Uma sugestão de um Grande Jogo Escoteiro utilizando uma
Carta-prego. É somente uma ideia e ela pode ser aprimorada levando em
consideração as condições do lugar escolhido. Bom jogo!