sexta-feira, 23 de março de 2018

Crônicas de um Chefe Escoteiro. “Legem-habemos”. Temos Leis?


Crônicas de um Chefe Escoteiro.
“Legem-habemos”. Temos Leis?

                 Estamos passando por poucas e boas. Falta vergonha na cara de muitos que estão no poder. A ganancia, a corrupção, a defesa do indefensável está na ordem do dia. São deputados, senadores, presidentes, governadores e de uma maneira geral muitos dos dirigentes das grandes corporações brasileiras. Não faltam os juízes togados, uns fazendo o possível e outros jurando obedecer à lei e a constituição. E quem salva o povo desta bravura onde culpados são considerados inocentes? Só mesmo Rui Barbosa com sua prosa gostosa para explicar.

                  Às vezes me pergunto de quem é a culpa. Chico Anísio dizia que é nossa. Do povo Brasileiro. Pelé há tempos comentou que o Povo não sabe votar. Será que somos nós os culpados? Aponto o dedo para um Congresso Nacional. Salva alguém? Quem se preocupou em mudar leis estapafúrdias como a que está na constituição em que precisa “transitar em julgado” antes de ir para a prisão? Se em mais de 150 países na primeira ou na segunda instância o julgado vai ver o sol nascer quadrado no Brasil não. Só o Maluf um milhão de anos depois.

                Os togados arrogantes e falantes do maior tribunal do país não vão nos defender dessa corja? Tem leis? E quem nos defende das leis? Cada um só pensa em sí. É nas benesses do “bem bão”, “no amanhã pode ser eu” e assim você assiste a um triste espetáculo de cada um tentando salvar o seu. Quero meu motorista, minha casa de graça, meu jatinho do governo. Correm para não aprovar nada que vá de encontro a eles e fazem tudo para permanecer no poder.

                Os políticos, os correligionários, os ardilosos no cargo de alguma estatal todos mamando e dando de mamar aos seus partidos e nada podemos fazer. E vem um me dizer que fulano de tal é bom. Bom? Já olhou seu curriculum? O que ele fez quando esteve no poder? Colocou lá mulher e filhos para ter direito ao seu leitinho no café? Somos ou não somos otários para votar nessa cambada? Diga-me como se eu tivesse seis anos: - Se você gasta mais de dois milhões para ser eleito e nos quatro anos não pode receber isso só com seu salário como se explica? Ou eu sou mesmo um otário ou ele é um tremendo de um enganador.

                E você vai votar nele? E quem é ele? Faça uma devassa em todos. Veja se tem algum deles que se preocupou com você, em mudar as leis descabidas principalmente a da Imunidade Parlamentar. Se o Zé Sabido disser para você que ele sim e se você acreditar nele, é porque você merece ser enganado.  Estes dias tenho visto a discussão e as lorotas das explicações dos juízes togados. Não prestei atenção no que falam. Ficam horas explicando o que ninguém entende. Mas olhei atentamente na lapela dos paletós e não vi nenhum com Flor de Lis.

               Acho que estou querendo demais. Flor de Lis na Lapela nem mesmo chefes ou meninos que usam paletó usam o seu com orgulho. Mas houve um tempo passado, bem lá atrás que tinha gente de bem usando. Hoje esta tal de Frente Parlamentar para mim é uma piada. Você acredita em quem está lá? Tem um site “Café Mateiro” que explica e fala com conhecimento dessa turma da pesada da UEB. E depois essa liderança escoteira diz que são sérios...

                Não ligo para escolhas. Cada um sabe de sua vida e acredita no que quiser. Quer votar no Rubinho? No cantor tal? No jogador tal? Você é quem decide. No deputado ou senador tal? No governador tal? Cacilda, uma cambada para amarrar nas noites de grandes jogos escoteiros. Daqui a quatro ou cinco anos veja bem no que deu. Se os tais togados disserem que prender em segunda instância não pode mais se preparem. A turma de ladrões presos pelo Moro e o Bretas vão rir do povo brasileiro. Palmas para os togados e o eleitor enganado!

                 Eu não sou você nem ontem e nem hoje. Tenho escolhas como você. Não me indique essa corja. Gente sem moral que só pensa em seu bem pessoal. Quem são? Procure se informar não aqui nas “Fake News”, noticias falsas que muitos chefes escoteiros acreditam ser verdadeiras e compartilham. Leia jornais, escute programas sérios, se informe em todos os lugares para tirar a suas próprias conclusões. Se tivermos gente que está começando, que tem curriculum e cacife de ética e moral quem sabe um dia este país poderá ser orgulhar dos seus políticos.

                  Se estivermos fazendo um bom escotismo quem sabe em breve teremos no poder gente que poderemos orgulhar. Não adianta chorar a perda de um Guido Mondim, um Itamar Franco ou um José de Alencar que colocavam com orgulho uma flor de lis na lapela e diziam ser escoteiros sem medo de errar.

                  Achei graça apesar de ver que é um comunicado sério e interessante, o que a UEB escreveu em suas publicações sobre o que podemos fazer e promover um escotismo sadio com caráter e ética (apesar de que ela não leva a sério o que escreve). :

- “Contribuímos para a formação de cidadãos responsáveis que compreendem a dimensão política da vida em sociedade, que desempenham um papel construtivo na comunidade e que tomam suas decisões guiados pelos princípios escoteiros. Como movimento educativo, não nos envolvemos nas disputas político-partidárias. Entretanto, os princípios em que se baseia o Movimento Escoteiro orientam as opções políticas pessoais dos nossos membros e a formação de cidadãos responsáveis, participantes e úteis em sua comunidade exige que estejamos atentos à realidade política”.

- Peço desculpas aos amigos escoteiros. Não pretendia me meter em politica ou desmerecer ninguém. A não ser em minhas sátiras que me divirto a minha luta é com um escotismo Badeniano com ética e moral. Não temos figuras proeminentes para dar exemplo e que foram escoteiros. Enquanto outros países tem dezenas de personalidades escoteiras aqui ficamos presos a um dois ou três. Parabéns aos que passaram pela vida escoteira, que tem ética caráter e honra. O voto é livre. Voce sabe o que deve fazer.