sábado, 7 de abril de 2018

Dia de reunião? Alegria de montão! Nem sempre os sonhos se realizam.



Dia de reunião? Alegria de montão!
Nem sempre os sonhos se realizam.

                        Faz parte. Já pensou se sonharmos e tudo se transformasse em realidade? Seria uma benção e viveríamos sempre agradecendo a graça a Deus. Acabariam as infelicidades, as tristezas e a busca de novas formas de viver. Cada um de nós tem uma missão e essa só tem valor pelo trabalho pela força em conquistar novos horizontes e acreditar que nada nesse mundo é impossível.

                       Para muitos hoje é um dia feliz, de fraternidade, de sorrisos, de abraçar uma “pessoinha” como dizem aqui, que está lá esperando por você acreditando que vai encontrar um dia melhor, diferente, fazendo que seus sonhos pelo menos esse se realize. Você como Chefe já se perguntou o que cada um dos seus jovens está pensando? Ou será que você já sabe e levou um programa para satisfazer os desejos e os sonhos deles?

                      Na revista Veja da semana passada vi um artigo interessante onde os dez melhores professores do mundo são premiados através do Global Teacher Prize, o mais prestigiado prêmio na área da educação. Como fazem para escolher, para decidir os dez melhores não vou entrar na dinâmica da escolha. Meu artigo se resume ao que disse um dos dez escolhidos, um brasileiro que poucos conhecessem ou sabem de sua história.

                   Diego Mahfouz de 30 anos, diretor da escola Darcy Ribeiro Em São José do Rio Preto o brasileiro agraciado encontrou uma escola com alta taxa de evasão, salas de aulas depredadas e traficantes agiam nas imediações da escola. No seu primeiro dia puseram fogo nos banheiros viraram tambores de lixos nos corredores. - Minha reação? Disse ele. Disse a todos que queria ouvi-los. Eles ficaram surpresos. Com pequenos grupos e ou individualmente passou algumas semanas ouvindo. Ouvindo gente! Não falando e falando.

                  Simples não? Um General Inglês em sua performance de criação de um movimento de milhões que hoje se espalha pelo mundo também disse isso. “Ouvir o ponto de vista do rapaz”. Então nada de novo no “front”. Com o jovem professor diretor deu certo. Pegou vinte funcionários e se pôs a limpar o prédio. Introduziu aulas de musica e de esportes, organizou um show de talentos aberto aos pais e simpatizantes e passou a ir pessoalmente às casas dos alunos. Tudo isso idéias deles.

                  Tem muita coisa para contar sobre sua performance. O que vale notar aqui é a velha ideia que BP nos deixou. Só por isso Diego foi escolhido como um dos dez maiores professores do mundo. Bom isso não? Não sei se ele aprendeu isso nos escoteiros. Poucos conhecem a escolha do Professor. Sabemos poucos daqueles que nos honram pela sua história e seu sucesso. Nossos valores muitas vezes se apegam nas mídias e até pensamos que isso é o mais importante, principalmente de políticos que nada tem a oferecer.

                 Você hoje tem reunião escoteira? Está preparado para ouvir as opiniões dos jovens sem ficar contradizendo e dizendo as suas? Está pronto para ponderar e mudar se for preciso? Ah! Espero que você não seja daqueles que sabem o que eles querem. Dizem que tem muitos “deuses” no escotismo. Eles leem o pensamento de seus jovens e não precisam ouvi-los.

                  Nosso movimento é feito de liberdade, de normas simples, de vida ao ar livre que BP nos deixou. Alguns poucos vêm modificando a simplicidade criando normas e regulamentos prendendo a singeleza do movimento que é de aprender fazendo, sorrindo, dizendo o que gosta de fazer e tendo seu Chefe ou superior apoiando em suas ações e seus desejos. Simplificar que sem o Chefe nada pode ser feito não se discute. Mas ele deve prender-se a seus jovens e suas ideias.

                  Se tivéssemos o hábito de ouvir sempre, seriamos sem sombra de duvida uma das maiores Associação de jovens do mundo, dando exemplos de como fazer fazendo, ouvindo não só os jovens, mas todos aqueles que dão a vida para fazer do Escotismo uma bela escola de cidadania e educação da juventude.

                 Baden-Powell teve uma ideia que muitos hoje copiam. E nos chefes, seguimos sua trilha e seus pensamentos? Se ele disse ouvir o jovem não disse por dizer. Ele sabia como fazer: – “O objetivo mais importante na formação dos Escoteiros é educar, e não instruir” assim disse ele.

Nota – Meu caro Chefe, “Você é o líder dos seus monitores”. Podemos até chamá-lo do monitor dos monitores. Dirija somente esta patrulha. Cabe a você orientá-los, fazer acampamentos e excursões, sempre visando o adestramento para que eles possam depois adestrar os escoteiros da patrulha. Esta é sua responsabilidade. Não fuja dela e experimente, pois tenho certeza que poderá alcançar o gostinho do sucesso. Baden-Powell.