terça-feira, 23 de abril de 2019

Conversa ao pé do fogo. Dia do Escoteiro. A lenda de São Jorge.




Conversa ao pé do fogo.
Dia do Escoteiro.
A lenda de São Jorge.

Prólogo: Todo ano era assim, Ptolomeu freava sua biscicleta em frente à Oficina do meu pai onde as tardes trabalhava. Eu sabia que ele trazia notícias frescas. – Vado! Amanhã todos de uniforme na escola e nas ruas. É nosso dia... Dia do Escoteiro! – E a bandeira? Honras escoteiras às oito da noite! Para mim sem problema Padre Tomaz o Diretor do Colégio tinha sido escoteiro quando jovem na Holanda. Contou-me muito do que eles faziam em seu tempo...

                                   Hoje me lembro com saudades do Ptolomeu nosso falante informante das noticias da nossa cidade. Ele se esmerava nas frenadas, sempre foi o ciclista exemplar que nunca bateu ou caiu. E Romildo? Nosso Guia de Tropa, convidava um ou outro para falar do nosso dia no Colégio das Irmãs Maristas. Ver as meninas nos olhando era demais. Mas chega de lembranças. Afinal hoje é 23 de abril, dia do Escoteiro. Dizem que no mundo todo os Badenianos celebram este dia como o “Dia do Escoteiro”.

                                   Dizem os historiadores que Baden-Powell escolheu como modelo São Jorge ao qual se deveria inspirar cada escoteiro mesmo que se de fé diversa da cristã. Em particular, B.-P. entendia em incitar a cada escoteiro ou guia a empenhar-se, com coração firme e com alegre confiança, como ele fez em ajudar aos outros, a colocar-se a deles disposição, no serviço aos mais pobres e dos indefesos. Eis, então, por que São Jorge é um modelo para cada escoteiro que na Promessa, se empenha em viver a própria vida a serviço de Deus e dos seus irmãos por intermédio da Boa Ação e o Servir e ajudar a quantos estejam em dificuldades.

                         Baden-Powell sempre comparou os escoteiros de hoje aos bravos cavaleiros de outros tempos, pois os dois se comprometiam voluntariamente, seguindo um Código de Honra ou uma Lei, praticando o bem numa entrega total, e particularmente o serviço aos mais necessitados, protegendo sempre os fracos e oprimidos. São Jorge é o único santo cavaleiro, pelo que São Jorge sempre foi o santo padroeiro dos cavaleiros, sendo também o santo protetor de Inglaterra. No entanto existe uma lenda, que mostra os valores que definem um cavaleiro e um escoteiro, a generosidade e a valentia, que são sempre reconhecidos e louvados.

                          - Conta à lenda que corria o ano de 270 ou 280, quando a 23 de Abril nasceu São Jorge na zona da Capadócia, onde se situa atualmente a Turquia. Ainda novo alistou-se como Cavaleiro, e graças à sua entrega e esforço se fez notar. Um dia, em Silene, uma antiga cidade da Líbia, soube que diariamente um dos seus habitantes, tirado à sorte, era oferecido a um horrendo dragão que o devorava furiosamente, e só assim era possível acalmar a besta.

                           Por razão do acaso, nesse mesmo dia da chegada do Santo Cavaleiro, Cleolinda, a lindíssima e formosa filha do Rei, fora a escolhida para ser sacrificada à besta. S. Jorge como cavaleiro, nunca poderia permitir que uma atrocidade destas tomasse lugar, e ficou extremamente indignado por ninguém tomar uma posição. Nesse mesmo momento São Jorge prometeu a si mesmo pôr termo à situação, mesmo que isso custasse a sua própria vida.

                          Rapidamente dirigiu-se a ao pântano onde habitava o dragão. São Jorge embora intimidado com os urros do dragão, nunca vacilou, e empunhando a sua lança trespassou o dragão com um golpe fulminante! Assim terminava a triste sina da cidade de Silene, assim como a da sua bela princesa, que finalmente fora salva. O Rei ficou eufórico ao ver a sua amada filha poupada ao horrível sacrifício, e em forma de agradecimento quis oferecer a mão da princesa ao seu nobre salvador. Mas São Jorge prometera perante si e perante Deus, lutar o mal até que este fosse banido da face da terra, recusando assim o tentador convite.

                        São Jorge é o Patrono dos Escoteiros, e no Dia de São Jorge, ou seja, 23 de Abril festeja-se também o Dia Mundial do Escoteiro.

Nota. Alguns esclarecimentos sobre São Jorge que merecem ser conhecidos.

O dia de São Jorge é o dia de seu falecimento, 23 de Abril de 303, na Nicomédia. Seus restos mortais estão na Igreja de São Jorge, na Lídia, Israel. – De acordo com a lenda, São Jorge nasceu no ano 275, na Capadócia, hoje território da Turquia. Ingressou no exército romano e, aos 23 anos, se tornou tribuno militar na Nicomédia. Ao ver que o imperador Diocleciano perseguia e matava os cristãos, passou a defendê-los. Por este motivo, foi torturado e degolado. – São Jorge é um santo que, de certa forma, une diversas tradições cristãs ligadas ao catolicismo. Ele é um dos santos mais venerados na Igreja Católica Apostólica Romana, na Igreja Ortodoxa e na Igreja Anglicana.

                        É prazeroso saber que este dia é festejado no mundo todo. Só o escotismo pode se dar a alegria de termos irmãos em todas as partes do planeta comemorando este dia. Parabéns a todos que estão na ativa ou afastados, pois afinal escoteiro ontem, escoteiro hoje e escoteiro para sempre! Parabéns aos adeptos do grande Líder: - ROBERT BADEN-POWELL!