sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Quem sabe o errado sou eu.



Todos sabem que errar é humano. Mas insistimos em sermos deuses, temos a necessidade neurótica de sermos perfeitos.

Crônicas escoteiras.
Quem sabe o errado sou eu.

          Acho que a maioria sabe que há alguns anos quase não saio de casa. A saúde minha velha amiga resolveu dizer que prefere que eu fique aqui entre quatro paredes. Dizer o que? Melhor aceitar, pois pelo menos ainda tenho os reflexos da mão para escrever e a mente para pensar. Portanto não sou o melhor exemplo como observador participante do nosso escotismo hoje. Pensando bem acho que sou sim. Como lidei por dezenas de anos em cursos, palestras visitas e até atuei em Grupos, distritos e Regiões pensei ter adquirido alguma força interior para analisar de longe o que somos e para onde estamos indo. Chamam-me de muitas coisas, mas não me preocupo com isto não. Fuço mesmo aqui e ali. Afinal esperava um dia ver um escotismo forte, atuante em todas as camadas sociais no nosso querido Brasil.

          Vejo amigos comentando o que os outros países são e fazem. Eles têm retorno e exemplos para dar. Lá está um apertando a mão da Rainha, e outro fazendo a saudação para seu Presidente. Aparece logo a seguir alguém apontando que mais de 80% dos astronautas americanos foram Escoteiros. Abro páginas e lá está escrito que o Presidente Americano Franklin Delano Roosevelt foi aquele que deu enorme impulso a Boy Scout. Citar outros presidentes americanos Escoteiros? Foram vários. Sem esquecer grandes empresários e grandes cientistas. Lá na terra de BP são centenas a elevar o nome de dele e do escotismo aos céus. Afinal recebeu da Rainha a mais alta condecoração da Inglaterra e o titulo de Sir Lord na Câmara dos Comuns vestindo orgulhosamente seu uniforme caqui de calças curtas. Existem muitos outros ex-escotistas importantes, um pouco na França, na Espanha e soube que em muitos outros países está havendo uma revolução de personalidades engrandecendo o escotismo para que ele cresça e fique forte,

           Aqui? Poxa, sempre cobro daqueles que acham que estamos no caminho certo os resultados. Quais são? Soltam foguetes para dizer que chegamos aos setenta e sete mil e vamos logo chegar aos oitenta mil. Mas e daí? Sem produzir resultados não adianta nada. Um dia puseram o lenço no pescoço de um Presidente. São mestres em fazer isto. Não importa se é um bom político ou não. Pode ser Presidente, governador ou senador/deputado sem esquecer os prefeitos. Claro quem não quer uma boa propaganda sua? Eles sorriem em pose de candidatos e não fazem nada pelo escotismo salvo algumas exceções. Sem desmerecer o trabalho realizado tivemos dois presidentes Escoteiros. Um deles produziu bons frutos ao escotismo e o outro muito pouco. Se tivermos nos meios empresariais antigos Escoteiros, mas daqueles que se orgulham de ter sido um de nós eu desconheço. Difícil ver algum deles dizendo que o nosso movimento é para valer, que todos possam acreditar que o escotismo é a maior organização para a formação de jovens do mundo.

           Tentam sempre arregimentar políticos para fazerem uma frente parlamentar e com isto dar uma força em nosso crescimento. Dizem que alguns já foram Escoteiros. Ainda não vi os resultados, mas passa anos e anos e nada. Temos alguns ex-Escoteiros que hoje são professores, cientistas e me disseram ter um bem colocado no Ministério da Educação. Nada se ouve falar deles sobre as vantagens do nosso movimento. Surge aqui e ali tópicos sobre Escotismo nas Escolas. Sei de um estado que deu uma arrancada enorme. Rezo para que dê bons resultados e parece que crescem no dia a dia. Sempre um e outro me diz para acreditar. Eles nossos dirigentes estão lutando para isto. Acreditar? Todos que lá estiveram nestes últimos 40 anos disseram o mesmo. Se pelo menos tivessem feito tudo democraticamente eu até poderia dizer que tentaram.

           Hoje olho para nosso escotismo e não vejo resultados. Entendam bem quando falo de resultados. De maneira nenhuma quero desmerecer o trabalho de muitos de vocês que lutam nas tropas, nas alcateias e acreditam estar no caminho certo. É um bom trabalho e muitos conseguem vencer. Outros no entando estão pisando em ovos. Perdendo jovens anualmente, pouca procura, e o pior, defendendo posições que não são suas. Nossos dirigentes nos tratam como crianças. Dão-nos tudo e não nos perguntam nunca se é isto que queremos. Portanto enumerar os caminhos do sucesso não posso enumerar. Eles são poucos. Mesmo que um bom número de Grupos Escoteiros de qualidade façam o seu melhor é muito pouco para se atingir o objetivo final.

          Precisamos ser mais atentos, mais perseverantes e mais exigentes. Ficar dizendo que temos que olhar nossos jovens, sorrir para eles, fazer nosso trabalho e deixar que os outros façam o deles não é o caminho. Uma andorinha só não faz verão. Se não levantarmos a cabeça e disser que temos nossos direitos de voz e voto nunca seremos nada. Não importa se dizem que estamos crescendo, há um trabalho sendo realizado, um caminho frutífero e vamos chegar lá. Não importa mesmo, pois eu pergunto sempre – E você? Foi consultado? Não gostaria de sugerir? Não gostaria de dizer não? Ou dizer sim? – Ou então dizer que você sabe como deveria ser feito? Pensem bem, um dia alguém disse que o bom para os Estados Unidos não é bom para o Brasil. Não sei se concordo muito com isto, mas eles tem lições enormes para nos ensinar.

         Para mim, e reforço minhas palavras se tudo fosse democraticamente discutido, se houvesse uma melhor transparência, se tivéssemos oportunidade de sermos consultados mesmo não atingindo os objetivos propostos no programa Escoteiro eu não seria contra. Nunca mesmo. Como sei que isto não existe e que tudo que fizerem será discutido e aprovado por poucos eu reafirmo o que sempre disse – O importante são os resultados e até então confirmo minhas palavras – Eles não existem! Espero e torço que eles um dia apareçam. Eu fiquei esperando por anos e anos, mas tem muitos novos escotistas que ainda tem tempo para esperar. Muitos ainda não “pegaram” as palavras do nosso fundador. Alguns até dizem que se ele estivesse vivo estaria batendo palmas pelas modificações que fizeram em seu programa em nome dos novos tempos. Melhor terminar por aqui escrevendo o que ele disse um dia:

“A maior ameaça a uma democracia é o homem que não quer pensar pôr si mesmo e não quer aprender a pensar logicamente em linha reta, tal como aprendeu a andar em linha reta”. A democracia pode salvar o mundo, porém jamais será salva enquanto os preguiçosos mentais não forem salvos de si mesmos.
Eles não querem pensar, desejam apenas ir para frente, seguindo a ponta do nariz através da vida. E geralmente, estes, alguém os guia puxando-os pelo nariz!
- Saia da sua estreita rotina se quer alargar sua mente!

Ainda que seus passos pareçam inúteis; vá abrindo caminhos como a água que desce cantando da montanha. Outros te seguirão...