sábado, 15 de junho de 2019

O fantástico mundo da fantasia do Facebook.




O fantástico mundo da fantasia do Facebook.

Prólogo: Enquanto a meninada corre na fantasia de uma reunião, jogos bandeira em profusão, eu aqui sem poder estar lá fico a imaginar. Quanta alegria quanta satisfação dos jovens que podem usufruir de tamanha felicidade. E eu aqui no meu cantinho mágico da imaginação dedos no teclado, vou escrevendo amasiado com minhas saudades a pensar que ainda bem que tenho o Facebook para dar meu testemunho.

            Seria nosso mundo de fantasia? Pode ser, alguns reclamam outros praguejam, mas vivemos nele sem reclamar. Por sinal quase todos que ali estão gostam do que leem ou fazem e se têm curtidas e comentários um sorriso brota de orelha a orelha. São escolhas diversas. Têm os saudosos, os tristes, os revoltados, os conformados e os aventureiros a escritores, alguns pseudos doutores e filósofos em todas as diversas situações. Uns comentam politicas, outros seus amores e outros seus dissabores. Todos tem uma maneira de pensar de agir de fazer de prometer de dar adeus e pensar que aquele que se foi nunca mais vai voltar. Parece um mundo de sonhos, sonhos loucos, sonhos pensados e sonhos amados. Quase ninguém conhece ninguém. O som da sua voz, o seu andar, o seu sorriso, suas escolhas seus amigos reais. É mesmo um mundo de fantasia. Um mundo louco onde a maioria são amigos, amigos desconhecidos vistos por uma janela de uma foto, de uma palavra de um sorriso que pode ter sido feito para isto e nada mais.

            Assim é o Facebook. Alguns reclamam, outros proclamam seus amores suas dores. A maioria gosta de viver nesta magia, nesta fantasia de acreditar no impossível nos amigos de hoje de ontem e os novos que irão surgir. Vi uma amiga virtual que acreditava em anjos e, porque tanto acreditar eles passaram a existir. Tem aqueles que amam poemas, feitos de sobremesa para deglutir nas horas saudosas de lembranças boas ou tristes que ficaram para trás. Tem outros como eu que adoram contar histórias. E quando o ocaso de um dia que parece ir com o vento da saudade, eis que os dois se encontram em uma esquina qualquer. Sorriem um para o outro. È você? Parecem não acreditar. Fizeram de suas fantasias uma pessoa diferente e eis que de repente ele ou ela está ali na sua frente. Sorrindo diferente do que você pensou. Ah! Realidade mas tão cruel que maldade. Seria bem melhor ter ficado na saudade, na ilusão. Um poeta disse que existem duas formas para viver sua vida seus sonhos. Uma é acreditar que não existem milagres. A outra é acreditar que todas as coisas são um milagre.

           E assim a gente vai vivendo, amando o que faz, sonhando com o outro que está perto ou longe. Buda deu um conselho, bom ou mau ele não mediu suas palavras quando disse: - Não acredite em algo simplesmente porque ouviu ou leu ou sentiu. Não acredite em algo simplesmente porque todos falam a respeito. Não acredite em algo simplesmente porque está escrito em seus livros. Não acredite em algo só porque seus professores e mestres dizem que é verdade. Não acredite em tradições só porque foram passadas de geração em geração. Mas depois de muita análise e observação, se você vê que algo concorda com a razão, e que conduz ao bem e beneficio de todos, aceite-o e viva-o. Facebook, sonhos? Realidade? Fantasia? É não tem jeito de o deixar. Cada um tem seus motivos, cada um vai pisando no ar a procura do real que não é mais que imaginário.

            E você meu amigo e minha amiga, saiba que não te esqueço, não te deixo e nunca vou te abandonar. Podem pensar que sou louco, mas só eu? E os milhões que aqui habitam que dizem o que querem dizer. Que contam o que querem contar. Se um dia o Facebook acabar, o que será de nós? Onde iremos parar? Eu sei que nada é eterno, que um dia vai mudar, mas quando este dia chegar eu quero dizer a você, que mesmo não te vendo, não ouvindo sua voz, guardei um cantinho de mim no meu coração e lá é onde você vai morar.

Facebook ame-o ou deixe-o.