HOTEL ESCOTEIRO

HOTEL ESCOTEIRO
cada foto tem uma história

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

TEMA LIVRE - ESCOTEIROS FLORESTAIS

Sempre publíco aqui, artigos de amigos meus, feito por eles e sem nenhuma interferencia.
Todos sabem que tenho ligações com a UEB mas para mim não importa e nem faço julgamentos de outras organizações escoteiras que se formaram no Brasil. É direito de cada um e se estão fazendo um bom escotismo, só tenho que parabenizar.

O Artigo abaixo, do Chefe Fideles fala do aniversário do Grupo e vai publicado em sua integra.

Chefe Osvaldo 
                                  
14 anos junto da Juventude

O Escotismo Florestal, completa hoje 14 anos de criação em defesa do meio ambiente e formando bons cidadãos, utilizado como principal ferramenta a vida ao ar livre para alcançar seus objetivos, através de acampamentos, caminhadas e excursões.

Tudo começou com a reunião de 12 jovens no Colégio Lamenha Lins, localizado no bairro do Jacintinho da Capital de Alagoana. No inicio a proposta era somente a defesa do meio ambiente tendo em vista que eu pretendia dá continuidade aos trabalhos que era feito com os Policiais Florestais (hoje, Policiais Ambientais), no entanto ao manter contado com a garotada vir também que deveríamos ampliar nosso foco, lembro-me que uma das meninas (na época com 13 anos) relatou que um colega da escola dela estava insistindo para ela fumar Maconha, somente parando de convidá-la quando ela disse que era Escoteira. 

A partir daí decidimos que o foco da nossa organização seria a formação das nossas crianças e adolescentes em todos os aspectos, ou seja, formar cidadãos fortes, inteligentes, companheiros, auto-suficientes, preparados para dizer não ás drogas e a violência e defender o meio ambiente.         

Para alcançar nossos objetivos decidimos seguir o método educacional criado pelo inglês Baden-Powel (criador do Escotismo) onde a juventude aprende as coisas fazendo e cada um sendo responsável por seu desenvolvimento pessoal, porém vivendo em pequenas equipes denominadas de patrulhas. Mesmo seguindo o Escotismo, criamos novos conceitos e métodos que somados as do  escotismo, nasceu uma nova modalidade que ficou conhecida no mundo todo como Escotismo Florestal.
 O Escotismo Florestal ao completar 14 anos já é uma realidade mundial tendo sido reconhecido como um nova modalidade pela Associação Escoteira Baden-Powell (AEBP) e pela World Federation of Independent Scouts (WFIS), com sede na Alemanha; e por vários Escotistas no Brasil.

Hoje, com o lema “Sempre Alerta”, para a defesa da natureza e formação de cidadãos ambientalistas, o escotismo florestal comemora mais um ano de vitoria sabendo que está fazendo sua parte para deixar o mundo um pouco melhor. Basta observar os ex-escoteiros florestais que são Bombeiros Militar, empresários, profissionais liberais, donas de casas, trabalhadores de um modo geral, pais e mães de família, e muitos já trazem seus filhos para serem Escoteiros Florestais.

Aproveito a oportunidade para agradecer a todos os Chefes, familiares, amigos do Escotismo Florestal. E, em especial as crianças e adolescentes que são o motivo maior da existência da nossa Organização.

Maceió, 19 de novembro de 2010,


Luiz Fidelis Torres – Major da PMAL
Chefe Geral do Escotismo Florestal
Contato: fidelis.escotismoflorestal@hotmail.com  (82) 88373560 e (82) 99669622