HOTEL ESCOTEIRO

HOTEL ESCOTEIRO
cada foto tem uma história

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

SEMANA MUNDIAL DO ESCOTEIRO


 Recebi do Chefe Elmer, grande colaborador deste blog, informando da SEMANA MUNDIAL DO ESCOTEIRO. Nada como publicar para conhecimentos de todos.
Maiores informações na Região do seu Estado
Chefe Osvaldo 

SEMANA MUNDIAL DO ESCOTEIRO - Sugestão de Programa – 1º) VITRINE e ESCOLAS - 2o) 

Prezados irmãos
Sempre Alerta!
Aproxima-se o mês de abril e c/ ele a “Semana Mundial do Escoteiro” ocasião que reforçamos a divulgação  do Movimento Escoteiro frente a mídia e o público em geral.
Para tanto, várias ações são implementadas, tais como, entrevistas e reportagens em jornais, rádios e televisão, exposições em lojas, vitrines e shoppings, acampamentos modelo, jogos aplicados em público, campanhas de Boa Ação (BA) junto à comunidade, trabalhos comunitários, ações ecológicas e conservacionistas, feira de artesanato, exposições em escolas, colocação de cartazes no comércio e panfletagem ao público e outras tantas atividades cujo objetivo é divulgar o Escotismo na sociedade.
Dito isto, apresentaremos em e-mails sucessivos, algumas sugestões entre as atividades listadas,  tendo como meta o custo perto de zero e aplicação por um Grupo novo ou de pequeno porte.
Todas as atividades que serão apresentadas já foram aplicadas, testadas e avaliadas c/ resultados positivos,  nas quais a aceitação pelo público pode ser comprovada pelo crescimento do efetivo.
Levando-se em conta a frase:  “O êxito de sua aplicação depende do Escotista e de como ele os aplica" (BP Guia do Chefe Escoteiro), acreditamos que poderão alcançar a meta proposta!
Em anexo, texto c/ roteiro e fotos de algumas exposições, em anos diferentes, em vitrines da mesma loja.
A todos, nosso fraternal abraço e ótimas atividades!
Sempre Alerta Para Servir!


  



SEMANA MUNDIAL DO ESCOTEIRO - Sugestão de Programa – 2) ESCOLAS

Prezados irmãos  
Sempre Alerta!
Dando continuidade às sugestões de Programas p/ a “Semana Mundial do Escoteiro”, ocasião em que reforçamos a divulgação  do Movimento Escoteiro frente à mídia e o público em geral, vamos propor
Desta vez, uma atividade desenvolvida nas Escolas do bairro.
No bimestre março/abril, várias ações são implementadas, tais como, entrevistas e reportagens em jornais, rádios e televisão, exposições em lojas, vitrines e shoppings, acampamentos modelo, jogos aplicados em público, campanhas de Boa Ação (BA) junto à comunidade, trabalhos comunitários, ações ecológicas e conservacionistas, feira de artesanato, exposições em escolas, colocação de cartazes no comércio e panfletagem ao público e outras tantas atividades cujo objetivo é divulgar o Escotismo na sociedade.
Dito isto, apresentaremos em e-mails sucessivos, algumas sugestões entre as atividades listadas, tendo como meta o custo perto de zero e aplicação por um Grupo novo ou de pequeno porte.
Todas as atividades que serão apresentadas já foram aplicadas, testadas e avaliadas c/ resultados positivos, nas quais a aceitação pelo público pode ser comprovada pelo crescimento do efetivo.
Levando-se em conta a frase: “O êxito de sua aplicação depende do Escotista e de como ele os aplica" (BP Guia do Chefe Escoteiro), acreditamos que poderão alcançar a meta proposta!
Em anexo, texto c/ roteiro do evento proposto, podendo ser aplicados a fase (ou as fases) que elegerem como a mais favorável p/ a situação atual do seu Grupo.
A todos, nosso fraternal abraço e ótimas atividades!
Sempre Alerta Para Servir!  

Elmer S.Pessoa
“O homem que foi criado no Escotismo, em contato c/ a natureza, cultiva a verdade, a independência e a autoconfiança. É generoso, leal p/ com seus amigos e fiel a sua Pátria!’.



VITRINE - EXPOSIÇÃO  SOBRE  ESCOTISMO
Objetivo:  Divulgação do Movimento Escoteiro.
Execução:  Procurar uma loja comercial que possua vitrine e em local de interesse p/ o Grupo divulgar sua sede (local movimentado de comércio, junto a Igrejas, cinemas etc.) e falar c/ o proprietário ou gerente, explicando o motivo da solicitação.  Cite durante a conversa que a vitrine chamará atenção dos transeuntes tornando-se um ponto de atração.  Marcar, de comum acordo, o tempo de duração da exposição, sugerindo uns 10 dias, que englobe a Semana Mundial. Já ocorreu do proprietário solicitar a continuidade por mais tempo. 
Montagem:  A montagem deve ser feita por duas pessoas p/ não causar problemas na vitrine, seguindo orientação do encarregado.
Material: Leve em consideração o que pode ser de interesse ao público, e o tamanho da vitrine.  Leve  Bandeira Nacional e do Grupo em mastros, quadros de fotografias, de nós, de distintivos internacionais, manta fogo conselho, livros diversos, material de campo (mochila, cantil, bússola, faca, talheres) lenço do Grupo, caixa de primeiro socorros, miniaturas de pioneirias, (mini acampamento) troféus recebidos, uma faixa alusiva ao evento, impressa e colocada na vitrine, e tudo mais de interessante que o Grupo tenha.
Inauguração: Se possível, colocar uma faixa na frente do prédio ou em algum lugar conveniente e autorizado, sobre o acontecimento. No dia da inauguração, fazer uma pequena solenidade, c/ o máximo de escoteiros presentes, bandeiras  e oferecer um mimo p/ o proprietário. Se for mulher pode ser oferecido um ramalhete de flores. Umas curtas palavras explicando ao público o que está acontecendo encerrando c/ uma salva de palmas escoteira. Usar a criatividade p/ nortear a inauguração, chamando atenção sem ser espalhafatoso.
Plantão: Normalmente as vitrines são fechadas e não há necessidade de pessoas tomando conta mas, caso seja possível, manter uma dupla de jovens uniformizados/trajados p/ dar informações ao público e distribuir panfletos do Grupo, c/ endereço, tel. site, e-mail, dia de reunião, horário etc. No sábado e domingo, se o local for adequado e o proprietário da loja autorizar, pode-se fazer uma atividades de pequenos jogos e canções. O panfleto deve ter texto sobre o Movimento Escoteiro em geral e dados do Grupo Escoteiro, não contendo datas específicas p/ que possa ser usado em outras oportunidades. Pode-se convidar o proprietário da loja p/ patrocinar, recebendo um espaço (tira inferior) p/ montar a propaganda da loja. O impresso que o público descartar na rua, deve ser recolhido.
Elmer S. Pessoa - DCIM
“As ações do Escotismo só obterão êxito se todos nós trabalharmos c/ o mesmo objetivo e ajudar-nos mutuamente!”.  ESP

Exemplos e sugestões: