HOTEL ESCOTEIRO

HOTEL ESCOTEIRO
cada foto tem uma história

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

MANIFESTAÇÃO.



MANIFESTAÇÃO.

Significado de Manifestação
“Ação de tornar público; ato de expressar um pensamento, ideia, ponto de vista etc.; revelação: manifestação do pensamento”.

"Não estou com medo de quem vai pra rua, presidente. Não tenho medo de quem vai pra rua. Eu tenho medo daquele que fica em silêncio, porque na hora que ele for pra rua, ninguém vai segurar ninguém mais"!...

4. NORMAS DO CONGRESSO (assembleia regional paulista)
Atitudes e comportamento: o Congresso Escoteiro Regional é um local de encontro, intercâmbio e amizade, o marco de valores propostos na Lei e Promessa Escoteira. Caso não sejam respeitadas as normas abaixo ou as instruções apresentadas pelo Comitê Organizador, será feita uma análise da infração cometida e, conforme o caso, tomadas as medidas cabíveis podendo, inclusive, culminar na exclusão do participante do evento. (de um boletim sobre a Assembleia Regional).

O Brasil mudou? Dizem que sim, o povo agora é mais livre e pode se manifestar em qualquer lugar. Seria um ato de liberdade democrática? Seria uma maneira de alguém dizer que não está satisfeito com o que acontece? O Brasil aprendeu e praticou este ato democrático em praticamente todos os estados. Cada organização que se sentiu prejudicada fez seu ato, sua passeata sua manifestação.

E eis que uma escoteirinha toma as dores de muitos outros jovens e resolve se manifestar. A cidadela escoteira fica em polvorosa. Pipocam aqui e ali divergências. Cada um ao seu modo se manifesta a favor ou contra. A Liderança da Associação não disse nada, mas enviou nas entrelinhas recados a todos os dirigentes onde ela poderia se manifestar. A Escoteirinha ficou na vanguarda da sua ideia e foi abundantemente pressionada. Todos tinham um motivo para serem contra. Argumentos mil surgiram em todas as áreas. Em nenhum momento recebeu um telefonema de uma alta autoridade para conversarem. Recebeu sim como diz o Ex Presidente Lula. O sub do sub e do sub. Sabemos por experiência própria que conversar com ela não era para ouvir e dizer que ela poderia ter razão, seria mais uma maneira para subjugar suas ideias e dizer que a Associação é correta, tem estatutos, tem isto tem aquilo, e não pode ser contrariada. E finalmente o Velho apelo sentimental – “
Seria danoso para o nosso movimento”. Nunca foi assim abertamente ainda mais por ser uma menininha que nem nasceu e se rebela. A palavra de ordem manifestação correu Brasil. Divergências entre lideres Escoteiros em todo o país. A liderança só sabia dizer palavras de ordem tais como – Manipulação, nunca antes isto aconteceu. A lei escoteira foi torpedeada por ela. Nossos lideres fazem o melhor por nós e ela ainda não sabe disto. Metáforas e mais metáforas como muitas outras que irão aparecer.

O pior é que a Escoteirinha foi duramente criticada por ser um bode expiatório de adultos insatisfeitos, que há manipulavam para atingir objetivos obscuros. Quais seriam estes objetivos? Assumir o poder? As armas companheiros! Vamos nos organizar nas montanhas! A Associação não aceita ser contrariada. O mote de vá a Assembleia correu em plagas diversas. O Presidente da Associação Regional em seu Boletim do evento deixou claro seu descontentamento caso se aproveitem para fazer suas manifestações ali o pior pode acontecer. E ela? A escoteirinha? O que seria dela em um plenário totalmente hostil?  A deixariam expor suas dúvidas, suas ideias ou iriam contrapor as normas que são inflexíveis? Pois na liderança ninguém deu razão. Aqueles que hoje acham que está havendo manipulação, que isto não trará benefícios nenhum a Associação a deixariam expor sua maneira simples de pensar?

Dizer que uma manifestação em uma escadaria de um símbolo da cidade, portando faixas e cartazes, nenhum deles arbitrários teria um fim trágico para o nome Escotismo, me parece ideias estapafúrdias como a dizer que a Associação é onipotente, e que seu caminho é maravilhoso em busca da felicidade geral de seus associados. Isento em falar sobre o que ela a escoteirinha pretende. Discutir suas reclamações é perder tempo, pois isto já ficou bastante claro com os prós e contras.

Nunca ela teria condições de se manifestar em uma atividade onde poucos lhe dariam voz que dirá voto. A maioria já se manifestou contra e com gritos, ameaças tentaram de toda as maneiras calarem sua voz. O Presidente Regional foi enfático em suas normas. Cuidado com o que falarem e ou se apresentarem durante o evento. Serão tomadas medidas cabíveis e disciplinares.

Nada mais a dizer.