quinta-feira, 1 de agosto de 2019

Crônicas de um Velho Chefe Escoteiro. 1º de Agosto dia do lenço Escoteiro.




Crônicas de um Velho Chefe Escoteiro.
1º de Agosto dia do lenço Escoteiro.

Prólogo: - O Lenço Escoteiro é umas das peças mais importante do Uniforme Escoteiro. Ele representa o grupo e seu compromisso com o escotismo. O lenço escoteiro é um pedaço de tecido de forma triangular, parte fundamental do uniforme de todas as organizações escoteiras ao redor do mundo. A peça foi adotada pelo fundador do movimento escoteiro Lord Baden-Powell por ter dimensões muito próximas de ataduras triangulares muito usadas em primeiros socorros. No Brasil o lenço escoteiro deve ter catetos medindo de 60 a 80 cm, sendo os grupos escoteiros responsáveis por suas cores e emblema. Todas as unidades estaduais e a unidade nacional da UEB possuem lenços próprios. O lenço nacional, usado em cerimônias e eventos internacionais, é degradê verde, amarelo e azul e tem por emblema o Cruzeiro do Sul bordado em branco.

Posto isto, aviso a todos os meus amigos e os que não têm simpatia com minha pessoa que não adoto usar só o lenço no dia de hoje ou em qualquer outra data escoteira festiva. Não mesmo! Nunca usei o lenço sem estar devidamente uniformizado. Vejo, entretanto que a nova época moderna do escotismo adota usar o lenço de qualquer maneira. Já vi alguns de lenço de short sem camisa e de peças que assusta o mais antigo cidadão escoteiro. Tentei localizar a data e ou a origem da nova data da celebração do lenço Escoteiro. Não encontrei apesar de alguns irmãos escoteiros dizerem que celebramos o dia primeiro de agosto a data formal do inicio do Acampamento em Brownsea e usar o lenço é uma forma de homenagear o surgimento do Escotismo Mundial. Muito bem. Sabemos que ali deu inicio ao formidável movimento que se espalhou pelo mundo e até alguns dizem que mais de quinhentos milhões de homens e mulheres passaram pelas sendas escoteiras. Formidável!

Mas explico antes que receba mensagens impertinentes ou desaforadas. Não sou contra o dia do lenço, ou melhor, não sou contra nada. Quem sou eu para discordar dos grandes “çabios” escoteiros hoje na liderança da entidade chamada Escoteiros do Brasil. Afinal estou com um pé lá e o de cá gosta de tremer e não obedecer de vez em quando. Sinal de cafonice e caduquice. Houve um dia na minha história escoteira, não tão rica e cheia de detalhes que fiz a promessa como Escoteiro. Não vou comentar a de Lobinho em abril de 1947. Foi uma época que desde o primeiro dia o Chefe e o Monitor me disseram que só se veste o uniforme no dia da promessa e o lenço é colocado sobre ele com cerimonial próprio. O lenço disse o Chefe faz parte do uniforme. E completou: - Você tem de ser manter digno, bem vestido, com garbo e distinção para os que te virem saberem que és um honrado e orgulhoso membro do Escotismo mundial e o lenço é para que se lembre de se orgulhar do seu grupo escoteiro e de ser um membro da fraternidade mundial. Isto aconteceu lá pelos idos de 1951 e me senti promessado com meu lenço e meu distintivo de promessa para o resto da minha vida.

Como já disse, sou um velho escoteiro das antigas, mais conhecido por ser um velho senil, antiquado, gagá e borocoxô, e me senti obrigado a manter minha promessa e os conselhos do meu Chefe (que Deus o tenha). Além do mais sou danadamente ligado as minhas raízes e tradições e, portanto só uso meu lenço escoteiro “Devidamente uniformizado”. Como faço todos os anos, já que andar não é mais o meu forte, e me aposentaram de maneira hipotética, costumo nas datas escoteiras de maior menção, vestir meu uniforme e passar algumas horas na minha varanda para espanto dos vizinhos e passantes a quem costumo dar meu Sempre Alerta! Para dizer a verdade nas datas festivas quando jovem vestia minha inalterável farda e ia para a escola e ginásio mesmo a contragosto do Padre Pedro e do Diretor Padre Gerard, um alemão com nome francês. Vá lá entender estes Maristas donos do Ginásio.

Mas desculpem a causa dos chamados tradicionais. Bem entendam como quiserem a palavra tradicional. Muitos a defendem de unhas e dentes outros em nome da modernidade valorizam mais o que é sinônimo de atual e moderno. Pelo sim pelo não tiro o chapéu pelo “Dia do lenço”! Prometo hoje à tardinha vestir o meu uniforme, colocar meu lenço de Insígnia (pena que meu verde e amarelo de promessa do Grupo Escoteiro São Jorge de Governador Valadares Minas Gerais se perdeu em uma enchente) e ir para minha varanda saudar os passantes e vizinhos que espantados dirão: - Que caduquice é esta? Que a escoteirada do Brasil e do mundo que utilizam esta nova moda, infestem as escolas, as fábricas, as lojas e escritórios com seu lenço sem o uniforme. Pelo sim pelo não sou obrigado a aceitar esta nova moda e parabenizar sem, no entanto me valer dela. Dios mío y perdón Baden-Powell!

Feliz dia do lenço viva a ideia fenomenal do Homem Criador do Escotismo. Hosanas ao acampamento do século naquela ilha que ficou na história. De pé, em posição de sentido grito bem alto meu Melhor Possível, meu Sempre Alerta e meu Servir em saudação a Brownsea... ONDE TUDO COMEÇOU!