terça-feira, 1 de outubro de 2019

Crônicas de um Velho Chefe Escoteiro. O fantástico e extraordinário PAXTU!




Crônicas de um Velho Chefe Escoteiro.
O fantástico e extraordinário PAXTU!

Nota: - Divirtam-se com meus pensamentos apófricos, nada significam com a realidade. Afinal vamos reverenciar o PAXTU, ele sim uma verdade no escotismo do Brasil. Aguardem já me disseram que ao simples toque de uma tecla vai haver um BUM! Iremos quadruplicar o escotismo em nossa querida nação. Rarará!

- Quem ainda não ouviu falar? O Super. MUC da Alemanha é fichinha perto dele. O Vulcan da IBM quando falam nele se esconde em uma sala fechada de medo. O K Computer no Japão tem uma inveja danada dele. Ninguém supera o fantástico PAXTU e o arcaico SIGUE do passado virou bolha de sabão. Pergunte aos escoteiros do Brasil. Não sei o tamanho dele, Dizem e eu não posso afirmar que este monstro da informática, desenvolvido pelos especialistas Uebeanos, foi criado no Laboratório da sede nacional em Curitiba, com quase 700 Terabytes de RAM, 40 Petabytes de HD e um fluxo constante de 17,5 petaFLOPS de informações por segundo. Impressionante! Ele sabe de tudo. Especialistas do Google da CIA e da KGB do Putin tentam descobrir suas mil e uma utilidades com medo que seus programas sejam um dia ultrapassados.

A escoteirada brasileira se esbalda com ele. Orgulham-se dele. Quem não tem registro e a sua senha é melhor sumir do mapa escoteiro. Quer saber quem você é no escotismo? Vá ao PAXTU. Quer saber sua utilidade no escotismo? O PAXTU está lá para isto. Além das futricas que você provoca, tem tudo sobre a UEB antiga e a EB atual. Plano Institucional, programa, agenda, downloads, cursos, registros, convênios loja e o escambal. Dizem que está surgindo um novo programa que irá quadruplicar o número de escoteiros no Brasil, basta apertar a tecla ENTER. Ali estão currículos de cursos, currículos dos membros da corte, mais vulgarmente conhecidos como casta dos nobres. E você meu nobre amigo ou amiga se pagou seu registro está lá também. Ele é carinhosamente chamado de “Meu PAXTU”. Sua sigla que antes eram SIGUE (SISTEMA DE INFORMAÇÕES E GERENCIAMENTO DE UNIDADES ESCOTEIRAS) hoje é PAXTU. A antiga morada de BP.

Convenhamos que a utilidade do PAXTU seja fantástica. Já pensou? Eu quero saber quantas especialidades tive no escotismo, quais foram às datas e ele sorri para mim e começa sua tagarelice maneira imitando ser MATRIX? (- Neo: O que é Matrix?). - Morfeu: Você quer saber o que é Matrix? Matrix está em toda parte […] é o mundo que acredita ser real para que não perceba a verdade. - Neo: Que verdade? - Morfeu: Que você é um escravo, Neo. Como todo mundo, você nasceu em cativeiro. Nasceu em uma prisão que não pode ver cheirar ou tocar. (Uma prisão para a sua mente). Risos. Até me lembra a BIA do Bradesco que nunca acampou e nem sabe a Lei Escoteira! Rarará! Queira ou não o PAXTU presta enormes serviços para a sociedade escoteira da EB. Não sei se os Uebeanos copiaram de outros países, ou da Boy Scout (devem ser primeira classe no assunto). Também não sei se foi um ganhador do Tapir que o concebeu. Mas olhe cuidado, faça já o seu registro. Se não tiver não tem PAXTU não tem senha e assim você será um eterno desconhecido. Um nada... Um Zé Ninguém!

Não adianta ajoelhar nos seus pés, choramingar que tem X anos de escotismo, que foi lobo, Escoteiro e Sênior. Que é Chefe há muito tempo. Não adianta gritar no ouvido dele que você quer uma Medalha que merece! Nada o fará mudar. Sem o registro e senha você nem consegue falar com ele. Você meu amigo é igual ao escoteirinho choroso de Brejo Seco. Só quem pode ganhar só quem pode dar risadas, só quem pode ir visitar o mundo escoteiro e comprar a vista ou no cartão os dezoito tipos do vestuário tem de ter a senha do PAXTU. Pagou? Valeu. Não pagou? Danou-se! Outro dia vi um amigo mineiro com foto de um curso que estavam dando ensinando como manusear o PAXTU. Beleza! Já pensou? Tem curso meu amigo, você que não é bom de internet vá fazer o curso. Entre nas entranhas da máquina e cresça no Escotismo como Chefe, IM, Formador, Diretor Presidente e o Escambal. Dizem que os Paxtuanos no futuro serão os primeiros a poder acampar na Estrela Verde próximo a GILWEL onde moram os felizes escoteiros do além que nunca ouviram falar no PAXTU! Rarará!

Perguntei a um amigo, formador, registrado, bem relacionado, se o PAXTU é democrático. - Claro que sim Velho Chefe Escoteiro senil e Chato de Galocha! Lá tem a melhor democracia do universo escoteiro. As outras associações estão a quilômetros de distancia. Já estão colocando um sistema de relacionamento humano, um sistema de pesquisas, como viajar de graça pelo mundo sendo um “Agraciado” membro diretor da EB. – Fiquei embasbacado! Parece que tudo vai mudar mesmo. Insisti com meu amigo formador bem relacionado e pertence à casta dos nobres: - Posso ver os julgamentos dos que feriram as normas Escoteiras, posso saber o que dizem nas reuniões sigilosas do DEN e do CAN? Posso saber qual o nome de quem tem o direito de confeccionar o vestuário, qual o lucro mensal real da EB? O que a tal E.N.I.T. está pensando em mudar nas tradições e métodos e inventar para que a escoteirada compre na Loja Escoteira? Será que o novo programa já está desatualizado? Ele o formador me olhou de esguio e não me deu resposta. Insisti... E os educadores brasileiros irão reconhecer que somos um movimento de formação do caráter, ética e respeito ao próximo? Será que o publico um dia vai aplaudir os escoteiros como a maior organização de jovens do Mundo?

O Chefe formador no alto de sua sapiência me olhou, franziu a testa e ia me mandar para... (acampar é claro) e disse: - Aceite Chefe, é a revolução escoteira. A norma agora é modernidade. Não podemos ficar parado no tempo. – Aproveitei para dar mais uma mordida no Chefe formador: - Como o tal PAXTU explica que há anos mais de seis mil se mandaram da EB e agora crescem vertiginosamente a media de seis a dez mil membros por ano? Ele fechou a cara deu meia volta e me mandou pras cucuias! Fiquei pensando, se é um programa tão espetacular não saberia o motivo da evasão, do surgimento de outras associações, das medidas disciplinares, dos processos judiciais a outros irmãos escoteiros que escolheram outro caminho para Badeniar? É são tantas perguntas sem respostas ou quem sabe algumas que não me satisfazem. Só sei que o PAXTU nem sabe que existo. Não paguei minha taxa e nem vou pagar, tô duro Moço escoteiro! Minha promessa minha vida de Lobinho, de Escoteiro, de sênior pioneiro e Chefe, dirigente e Adestrador (ufa formador Vado!) ele não foi informado, portanto não estou lá. Vai ver que até minhas mixurucas medalhas não constam dos seus arquivos. Ele nem sabe quem é o Chefe Osvaldo, pois é uma criatura matemática com uma coleção de instruções com um código fonte e uma linguagem própria de programação. Portanto não sou nada para ele.  

                   Aí eu fico pensando se vale ainda minha ficha modelo 120. Quem se lembra dela? Linda anotei item por item. Quantos ajudei a preenchê-la? Mas ela coitada, foi desprezada, virou artigo descartável, Afinal agora estamos em 2.019, avançando a cada minuto a cada dia semana mês e ano rumo ao infinito. Não precisamos mais de consultar se o caminho para o sucesso é o de Baden-Powell. O PAXTU é nosso guia. Não precisamos saber como funciona o Sistema de Patrulhas. Técnicas Escoteiras são contos da carochinha, Primeira e Segunda Estrela, Segunda e Primeira Classe ficou na história. Ouvir o jovem, saber o que ele pensa é coisa de “Jovens Líderes” de 18 a 26 anos. Os Escoteiros e seniores de 11 a 17 ficaram na berlinda. Eles sabem de tudo. Sabem o que o rapaz quer e o que ele merece. Não acredita? Vá ao PAXTU se não estiver lá, pergunte ao seu Chefe, se ele não souber pergunte ao Neo ou ao Morfeu. Eles sim venceram a MATRIX, mas o PAXTU não. Ele é o futuro do escotismo no Brasil!