terça-feira, 10 de dezembro de 2019

Crônicas de um Velho Chefe Escoteiro. Estou indo embora.




Crônicas de um Velho Chefe Escoteiro.
Estou indo embora.

- Dedico este poema em prosa, sem fazer das palavras um eco, aqueles que me escreveram contando suas adversidades, aqueles Chefes que amam o escotismo e por motivos diversos tiveram que sair.

- Oi Escotismo, estou indo embora desta vez é para sempre... Espero que guarde de mim algumas lembranças. Espero ainda não ter passado na sua filosofia, sem ter deixado algum tipo de recordação. Sei que muitas vezes posso não ter sido correto com seus desejos, suas normas e as ambições de muitos que estão ao seu redor. Sim de querer dominar a tudo e a todos sem ao menos dar uma chance de retrucar, pois quando se é admoestado ou até mesmo ameaçado por querer ter liberdade de pensar é difícil continuar... Espero que entenda que a minha vontade é controlada por um Ser Superior e é Ele quem, na verdade, permite, ou não que as coisas aconteçam. Mas cá entre nós, houve época em que você também não ajudou muito, não é mesmo? Você deixou que alguns poucos se assenhorassem de seu método, que sabemos não compartilharam, e criou em suas volta alguns prepotentes, donos da verdade que nem mesmo a simplicidade da Lei souberam transmitir aqueles que queriam ajudar.

Convenhamos que você há de convir que existiram muitos bons momentos que compartilhamos juntos durante o tempo que o amor durou. E foi nesse período que pessoas entraram e saíram de sua vida e assim como eu devem ter deixado suas marcas; boas ou más, não importa deste que você saiba onde pisa e aonde quer chegar com alguns que ainda não entenderam que ali não era o seu lugar. Eu Escotismo sempre levei em consideração sua lei, afinal não fiz uma promessa para você? Tentei de todas as maneiras ser cortes, leal, e educado amigo de todos e levei em conta que sorrir nas dificuldades devia ser meu ponto de honra para prosseguir. Mas foi difícil, você sabe como é já viu tantos que chegaram e já partiram alguns nem deixando saudades e nem sei se tiraram proveito dessa breve passagem.

Peço perdão se alguma vez o deixei aborrecido e triste, sei que vai sentir a dor do abandono, da mágoa da indiferença, e eu mesmo fico desgostoso e me sinto impotente diante de tantos fatos que se sucediam sem que você pudesse controlar. Tudo bem eu sei que não durei o suficiente em sua vida para que se concretizassem os sonhos que um dia me ofereceu. Não levo dissabores só levo saudades quem sabe do seu sorriso quando eu conseguia alguma vitória com nossos meninos e nunca me esqueci o tanto que vibrei junto a você, e todas as vezes que fazia o lobinho e o Escoteirinho sorrir. Tive percalços problemas afinal era novo na sua seara, mas pense bem se fizermos um balanço verá que tivemos muito mais alegrias do que tristezas, muitos mais sorrisos, do que lágrimas.

Uns poucos que chegaram antes de mim ou mesmo no mesmo espaço que habitei, não tiveram nem ao menos a decência de me dar uma saudação, um aperto de mão e pedir um abraço seria querer demais. Eu sei que a gente esquece depressa demais das coisas boas. Parece que só o negativo é que deixa marcas... O Positivo passa despercebido, como se fosse uma obrigação de Deus colocar na vida das pessoas, principalmente de nós chefes e escoteiros apenas coisas que nos fazem feliz. Estou indo embora com o coração partido, deixo muitas saudades e fico triste sentindo muito por não ter sido o que você esperava de mim. Não sei se um dia vou voltar apesar de ter você sempre na mente junto de mim e no meu coração estará.

Adeus... Meus olhos estão vermelhos, uma vontade imensa de chorar, mas dirão que sou um fraco por não saber aguentar tanta maldade, tanta adversidade que criaram para mim sem eu ao menos poder me defender. Não sou um guerreiro, um lutador um vencedor de causas que não poderei vencer. Assim como o vento eu cheguei e estou partindo. Levarei comigo muitas saudades, dos meus tempos com você, nos nossos acampamentos, das noites estreladas, da fogueira faceira, nas nossas cantorias e pode não acreditar, mas eu ainda guardo na mente minha Promessa onde prometi tantas coisas que aos trancos e barrancos tentei cumprir. Sei que não sou tão importante para você, ao seu lado tem muitos que lhe dedicam mais amor e carinho do que eu dediquei. São tantos os que chegam e sinceramente espero que eles consigam realizar tudo o que eu não consegui! Sei que não irás chorar com minha partida, mas se guardar um sorriso mesmo que seja breve eu ficarei eternamente agradecido.

Escotismo receba o meu Sempre Alerta nos meus últimos momentos pisando essas terras que me ofereceste. Aí vem um novo ano, que ele seja abençoado e repleto de instantes inesperados e inesquecíveis. Que seu sonho aconteça que você cresça para abancar todos os jovens que precisam de você. Mas meu bom e amado escotismo, cuidado com seus correligionários, muitos deles estão no lugar errado e sinceramente eles nem sabem onde é o seu lugar! E quando tiver gente boa, cumpridor de sua Lei conte comigo... Beijos carinhosos e um Fraterno Abraço.

Assinado: Um Chefe que nunca foi e que disseram nunca ter sido.