terça-feira, 31 de dezembro de 2019

Crônicas de um Velho Chefe Escoteiro. Sorriu e me disse: Sou escoteiro sim senhor!




Crônicas de um Velho Chefe Escoteiro.
Sorriu e me disse: Sou escoteiro sim senhor!

... - Um passo para a felicidade é tornardes-vos saudáveis e fortes enquanto sois rapazes, para poderdes ser úteis e gozar a vida quando fores homens. Contentai-vos com o que tendes e tirai dele o maior proveito que puderes. Guiai o outro rumo à felicidade, e sereis felizes vós mesmos; e, ao fazerdes isto, estareis a fazer o que Deus pretende de vós. Baden-Powell.

- Parei estupefato! Era um jovem escoteiro sorrindo ao atravessar a Rua do Ouvidor. Estava perfeito e garboso com seu uniforme. Lenço bem dobrado, meião com listas retas, sapato brilhando. Aleluia! Hoje em dia é difícil ver alguém assim, principalmente um escoteiro. Já não dão tanto valor ao garbo. Quando passou por mim fiquei em posição de sentido olhei para ele dizendo: - Sempre Alerta Escoteiro! Sorrindo respondeu: - Sempre Alerta chefe! Encantei-me com sua voz. Seu estilo era inconfundível, o chapéu de abas largas retas e aprumado na sua cabeça diziam tudo sobre ele. – Ele parou disse: - Sabe Chefe, tem muitos da minha idade que não entendem as escolha que fazemos. Muitos me perguntam se eu sou um herói da juventude. Não sou. Sou apenas um jovem que ama fazer escotismo e um eterno cumpridor de minha promessa e obediência a minha lei. Chefe, não abro mão do que amo e nem arrepender da escolha que fiz! Minha mãe diz que isto é uma questão de princípios, vem do berço... Não sei.

- Comecei no escoteiro quando lobinho amei minha Akelá, meu Balu, minha Bagheera e todos os chefes que tive na jângal. Dizem que isto é amor ao escotismo a primeira vista, se for será um amor guardado para sempre no meu coração. Meus amigos de escola riem quando eu conto da grandiosidade do escotismo. Até hoje nunca me arrependi do caminho que escolhi. Como lobinho rodei léguas na Jangal, brinquei nas margens do Waingunga, adorava as estórias do Balu, subi nos montes junto a Bagheera. Na minha alcatéia fiz descobertas maravilhosas até que passei para os Escoteiros. Com eles andei por trilhas desconhecidas, descobri minha paixão por aventuras correndo estradas e caminhos incrivelmente belos. Dormi em barracas, dormi sob as estrelas dormi em lugares que se contar nem vai acreditar! Descobri o valor das fogueiras que me aqueceram nas noites de inverno. Fiz dezenas de grandes e magníficos acampamentos. Voei com minha Patrulha em lugares incríveis, andei de canoa, fiz jangadas, atravessei rios e lagos e o melhor tive amigos índios, sertanejos que me ensinaram a arte de ser mateiro e escoteirar.

Olhava espantado para aquele menino escoteiro e ele continuou: - Chefe, esculpi em minha memória um sol que não conhecia uma lua que aprendi a amar. Fiz milhares de amigos e com eles aprendi a viver como irmãos. Não houve montanhas com quem não conversei. Ainda sou amigo de uma coruja, aprendi o cantar dos pássaros, aprendi tanto com a floresta, com os ventos, com as trilhas cheias de pedras, aprendi com o ribombar do trovão, da cascata e com a chuva da primavera. Rodei céus e terras para descobrir se pisava em terras virgens, conversei com magos, santos e homens da lei querendo aprender e saber se o mundo escoteiro era este que eu fazia. Chefe, muitos procuram ansiosos pela felicidade. Eu descobri que ela estava ao meu lado, morando no meu ser e presa no meu coração. Até hoje amo meu uniforme, meu garbo e me orgulho em andar nas terras onde piso e nas terras onde pise. Aprendi com meu Chefe que os problemas existem e enfrentá-los é a melhor maneira do sucesso e vitória. Meu Monitor sempre diz que aceitar as adversidades é uma estratégia para nos estruturarmos até chegar ao fim da jornada e vencer.


- Sabe Chefe, não sei se me fiz entender. Não existem segredos para o verdadeiro Escoteiro. Não abro mão do meu amor escoteiro esteja onde estiver. Eu não abro mão do meu orgulho em ser Escoteiro. Sou com muito orgulho e honra! Não abro mão da minha Lei. A Promessa que um dia fiz eu prometi a Deus que me ajudasse a cumprir. Não abro mão das minhas crenças, não abro mão dos meus sonhos e não abro mão do que acredito. Fiz do escotismo uma maneira de viver.  Se pudesse eu diria a todos que sempre amei e sempre vou amar este movimento que mora e residirá em meu coração por toda vida. Acredito que somos irmãos e amigos e não pode haver fronteira que nos impeça de cumprir o sexto artigo da lei. Amo o nosso Fundador Baden-Powell e ele vive sempre na mente, junto de mim e no meu coração estará. Não falo por palavras, meu exemplo é ponto de honra para quem quiser me seguir. Sou amante da natureza, sou amante das noites de luar, sou amante das chuvas no deserto do frio ou calor. Nossa filosofia Chefe é há mais linda que existe. Sou Escoteiro de coração e nele tenho certeza que encontrei o meu caminho que viverá para sempre comigo.

Ele sorriu apertou minha mão esquerda ficou em posição de sentido e disse um sempre alerta gostoso de ouvir. Virou a esquina e eu estupefato esqueci aonde ia e o que iria fazer. Pensei comigo que a suprema felicidade da vida é a convicção de ser amado por aquilo que você é e não por aquilo que você têm. Fui em frente cantando “De BP trago o espírito, sempre na mente, junto de mim, no meu coração estará!”.

A Verdade é o caminho, o Bem é a ação, o Belo é o sentimento. Esta é a prática para ser Feliz. Usem-na, feliz Ano Novo 2020!”