sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

Crônicas de um Velho Chefe Escoteiro. O Grande Acampamento no céu – Parte II.



Crônicas de um Velho Chefe Escoteiro.
O Grande Acampamento no céu – Parte II.

                    O lugar não me era desconhecido. Um gramado maravilhoso um riacho de águas cristalinas com peixes no fundo a nadar. Arvores espaçadas com um sombreado maravilhoso. Cerejeiras em flor, Ipês e suas pétalas, quaresmeiras... Eram tantas demais... Um pouco distante uma montanha em forma de coração com o sol escarpando suas alturas e se espalhando pela planície. Havia flores de todos os tipos. Bromélias, violetas, bem me quer, tulipa, orquídeas, cravo e rosas brancas vermelhas e azuis. Nunca vi tanta beleza em um jardim florido. Uma placa dizia: - Great Camp in the Sky, e uma seta cor amarela piscante indicando aonde ir.

                    Não conheço o idioma inglês, vez ou outra dizem Scout aqui e acola. Prefiro o bom português escoteiro! Mas li sem pestanejar: - “Grande acampamento no Céu”! Era onde eu queria ir. São Pedro no portão feito de Pedras preciosas foi cortês e educado quando me atendeu: - BP? Siga a trilha e os sinais de pista! Fácil. Sou um exímio seguidor de pista. Caminho a seguir, a evitar, salte o obstáculo voltei ao ponto de reunião e fim de pista. Iria realizar o meu sonho e ver Baden-Powell em pessoa! Avistei ao longe, menos de um quilometro um Oásis feito de frutas comestíveis e enquanto anda me deliciava com as uvas mais saborosas do mundo em pés corridos na trilha que percorria.

                    Eram Cabearnet Franc, Tannat, Merlot, Malbec tantas que até esqueci o nome. Laranjas doces, mangas, abacate, mamão papaia, bananas ouro, jabuticabas mineiras, melancia, nossa! Um deleite para escoteiras e escoteiros que adoram frutas em acampamentos. Cheguei ao portão. Que portão Meu Deus! Todo feito de Cipó verde e amarelo entrelaçado, bandeiras do mundo desenhadas em cascas de árvores, e em pé sorrido um Chefe Escoteiro. – Tarde! Eu disse a moda mineira. Tarde Chefe Osvaldo! Putz! Ele me conhecia. Seu nome Doutor? – Chefe não me reconheces pelas fotos que publica? Sou John Thurman, antigo Chefe de campo de Gilwell Park!

                    Estou aqui servindo ao nosso mestre, recebendo as autoridades escoteiras que volitaram para cá, e recebo também a plebe do que o senhor faz parte! Sorri azedo. Mas partindo dele tive que aceitar. Chefe ele disse, aguarde um pouco logo irão chegar outros Lideres Escoteiros do Mundo e Sir Percy Everett irá ser seus anfitrião até BP. – Caramba! Logo o melhor amigo de BP? E começou a chegar chefes da BSA (Boy Scout of America) da CES (Confederação europeia de Escotismo, AEBP (Associação ades Ecalireurs BP do Canadá), da AGESCI (associação Guides e Scouts Catolici Italiano), ASDE (Federação de Asociaciones de Scout de Espanha), nossa!). Eram centenas de chefes. Não faltou dois chefes dirigentes da Escoteiros do Brasil. Caramba, vai morrer gente assim lá no Inf... Ops, desculpem lá no céu!

                    Tão logo foram formadas as patrulhas Sir Percy foi interrompido pelos dois chefes brasileiros que pertenceram a Escoteiros do Brasil. – General! Disseram, esse chefete de caqui de linho não tem registro, portanto não pode entrar no Grande Acampamento do Céu! Olhei para os dois falsificadores de PASTU. Não precisei dizer nada, Sir Percy fechou a cara e disse para os dois: - Não sou general, me espeitem, here you do not send anything, follow me and shut up! (aqui vocês não mandam nada, sigam-me calados!).

                    Gente, eu estava ansioso para encontrar Baden-Powell. Não estava preocupado se tinha ou não batido as botas. Já pensou? Chegar até ele, dar um abraço, um aperto de mão juntar os cascos a moda militar britânica e dizer Sempre Alerta? Já pensou ele sorrir ficar em pé juntar os cascos e dizer: - Be Prepared? Seria demais, por Patrulha seguimos o Chefe Percy e ele alegre e bonachão cantava “ God save our gracious Queen” o hino da Inglaterra.

                   E eis que avistamos centenas de milhares de barracas, todas feitas de folhas, de cipós, cada uma mais linda que a outra, no meio delas uma enorme fogueira onde conforme explicou Sir Percy a cada duas horas era realizado um fogo de conselho. Em um bosque verde que te quero verde, com grandes Jequitibás e Perobas rosa, e bem no meio do bosque, a mais linda barraca que já vi. Não era moderna era de lona, mas cheia de flores ao seu redor, em pé, na porta a visão mais grandiosa que já vi, BP em pé, com seu inconfundível uniforme, seu chapéu de abas largas e retas, sua bengala e sorrindo para nós.

                   Sir Percy em seu estilo britânico nos formou em ferradura. Em inglês disse: - Boy Scouts! In greeting to BP! (Escoteiros firme! Em saudação a BP!). Fiz a saudação e BP me olhou, sorriu e disse bem alto: - Chief Osvald, welcome! (Chefe Osvaldo, bem vindo!). Espantado dei um passo a frente, Sir Percy balançou a cabeça autorizando. Quando BP chegou a minha frente, com a mão esquerda estendida... Danado de sonho. Malditamente acordei. Uma moto sem escapamento nos gritantes passou a toda na porta da minha casa. Impossível! Quase chorei! Afinal quem tem um sonho destes?

                 Como Christopher Reeve e Jane Seymour no filme Somewhere in Time (Em algum lugar do passado) fiquei dias sentado em minha varanda, tentando fazer uma nova viagem no tempo, tentar novamente sonhar além da vida, e não queria morrer como aconteceu com Richard Collier (Christopher Reeve). Queria voltar, queria sentir a mão de BP, queria reviver o Grande Acampamento no céu. Mas como em Algum Lugar do Passado não consegui. Queria maldizer o motoqueiro, mas não seria certo.

                 Não tenho medo de ir para as estrelas, mas não ficarei para sempre no Grande Acampamento no céu. Passarei por lá novamente, verei a escoteirada do mundo inteiro, cumprimentarei alguns com meu sempre alerta, e terei a honra de apertar a mão de BP. Depois de alguns papos, pedirei desculpas, jogarei minha mochila nas costas, pegarei meu  bastão com ponteira de aço, cantil cheio de uísque minha faca mundial e vou pegar carona no primeiro cometa que passar. Destino, o mesmo da nave Estelar Enterprise, na sua missão de explorar novos mundos, pesquisar novas vidas escoteiras, audaciosamente indo onde nenhum escoteiro jamais esteve!