sábado, 5 de janeiro de 2019

Uma pequena crônica Escoteira. Passando pela vida com um elogio.



Uma pequena crônica Escoteira.
Passando pela vida com um elogio.

                       Um sábado modorrento, apático, quem sabe daqueles sábados para sentar, dormitar, meditar e lembrar. Lembrar de que? Da vida meu amigo, ela nos trás belas lições. Uma delas é buscar no íntimo a satisfação de ter elogiado alguém. Elogiar? Perfeitamente. Pense chegar perto de alguém triste, taciturno e dizer: - Meu amigo gosto do seu papo, do seu humor. Gosto porque você demostra boas atitudes. Tudo em você exala alegria e positividade. Como é bom desfrutar de sua companhia.

                       Veja com carinho sua transformação. Suas palavras deixaram-no pensativo, estupefato não só por não coadunar com seu estado de espírito, mas sim como uma formula de mudar seu modo de agir e pensar. Veterano na vida, treinado na vivencia escoteira tive a oportunidade de passar pela vida de aprendendo e adquirindo vivências em dar e receber elogios. Quantos causos tenho para contar. Quantas andanças, quantos sinais encontrei para saltar um obstáculo e um caminho a evitar.

                       No escotismo encontramos situações maravilhosas para podermos elogiar e sentir o retorno de um sorriso, de uma palavra de uma ação que transforma o caráter para sempre. Pense comigo. A visão é uma dádiva que nos foi dada pelo Criador. Com ela podemos ver imaginar e transformar os sentidos da audição, tato, olfato e até o paladar. Podemos olhar uma grande pedra negra e imaginar os raios do sol escarpando as suas faces dando-lhe um brilho ofuscante.

                      Imaginemos que se estivermos dentro de uma barraca, podemos ver com amor a chuva intermitente, borrasca de fim de semana que por um momento achamos ter perdido o encanto pelo programa que íamos fazer. Então nos entreolhamos sorrimos e passamos a imaginar que o som da chuva é uma doce e suave melodia e que a terra encharcada nos trás um aroma incomparável ao olfato de um escoteiro. Podemos olhar o céu escuro e ver uma lua linda brilhando no céu.

                      Cá prá nós, você já teve o “privilegio“ de sentir o gosto de uma leve refeição em uma clareira de uma floresta, acampado, feita pôr um jovem noviço, aprendiz de cozinheiro, e ver nos seus olhos todos os sentidos em ação? Depois de horas fazendo o fogo, panela quente, fumaça nos olhos eis que sua visão, audição, olfato, tato e paladar estarão firmes em sua mente, esperando que a audição ouça a palavra mágica que todos ali calados e sonhadores escoteiros esperam:

                   - Excelente meu caro escoteiro, excelente. Agora estale a língua, sorria, dê uma garfada e veja e sinta sua alegria, seus olhos vão brilhar. Um sorriso espontâneo irá brotar naquele rosto e olhe, não existe fortuna ou dádiva no mundo que pode pagar aquele olhar naquele momento mágico de alegria e felicidade. São coisas assim que marcam a vida de cada um de nós para sempre no escotismo.

                   Escotismo tem suas nuances umas boas e outras ruins. Sabendo separar e ver o lado bom vai ser gostoso enfrentar as dificuldades da vida. Tendo coragem e as armas certas você pode enfrentar qualquer adversidade que a vida escoteira ou não traga para você. Seu caminho pode não ter sido fácil, mas nenhuma dificuldade foi grande demais para te parar. Isto é porque você tem a força e a habilidade de ir além. Meu amigo minha amiga Escoteira, acredite em sí mesmo, afinal não foi Caio Martins quem disse que andamos com nossas próprias pernas?  

                   Mas não se esqueça de elogiar seu lobo, seu Primo, seu escoteiro seu Monitor, seu sênior seu pioneiro e melhor, seu amigo Chefe que luta ao seu lado pela mesma causa. Afinal o sucesso que você colhe agora é fruto do que plantou com sua dedicação e trabalho duro. Parabéns amigos escoteiros, vocês merecem!