sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Oba! Oba! Aconteceu... Eu fui ao Jamboree do Brasil.


Oba! Oba! Aconteceu...
Eu fui ao Jamboree do Brasil.

        Beleza! Avistei do alto do morro a entrada do Jamboree. Sorri de orelha a orelha. Quanto tempo eim? Pensei. É, fazia tempo que não ia a uma atividade assim. Já estava “aperreado” de tanto ficar em casa. Precisava escoteirar, andar por aí, abraçar alguém dizer Sempre Alerta, Melhor Possivel ou Servir. Sempre recebi muitos convites, mas sempre num cantinho estava escrito: - Tem taxa – E neste jamboree a Taxa era 680 paus sem merenda, sem lanche, sem rancho ou rango. Pagando com antecedência 679 paus. Como um Velho duro e aposentado como eu podia ir? De graça? E o Chefe na portaria me cobrando? – Pendure meu amigo. O Chefe tá duro! Valha-me Deus.

        Estava mesmo difícil fazer escotismo hoje em dia. Sem tostão sua vida escoteira não vale um vintém. Mas lá estava eu na porta do Jamboree. Eu sabia que seria fantástico. Impossível imaginar quanta gente presente. Quem sabe encontraria amigos meus que fiz e nunca vi pessoalmente? Garbosamente marchei na trilha que me levava à entrada do campo. – Cantarolava uma velha canção do passado: ♫♫♫Aonde vais tu, oh Escoteiro, com teu bastão lesto a marchar! Candência certa passo certeiro, aonde vais tu a acampar?

         Era ônibus, caminhão, automóveis e até helicópteros cheios de escoteiros. Escoteiro rico é outra coisa. Nada como enricar, pensei. Duas patrulhas de jovens lindas da Suécia passaram sorrindo com suas sainhas curtas. Deram-me um tchauzinho. Beleza! Escoteirada bonita, alegre cheia de espírito de B-P vale a pena olhar. No portão fui entrando seguindo a escoteirada. Meu caqui estava soberbo. Bem passado, botões abotoados. Lenço de Insígnia bem dobrado, minha botina preta brilhava. De raiva coloquei minhas jarreteiras verde e amarela. Pensei em colocar meu distintivo de Primeira classe e meus cordões de eficiência. Não podia, Chefe não usa. 

          No chapéu o penacho verde e amarelo de Chefe de grupo. Chefe de Grupo? Boa Vado escoteiro, isto não existe mais. Agora é Diretor Técnico. Puxa! Nome pomposo, garboso supimpa! – A minha mochila verde garrafa do exército Inglês brilhava. Minha faca John Rambo à direita, a machadinha Mundial fazia jus a sua fama. Meu cantil Guepardo Western da última guerra estava cheio. Nada de água, só o puro uísque Chivas 18 anos. Afinal água se achava em qualquer lugar, uísque não.

           Marchando garbosamente eu ia junto a uma patrulha escocesa, todos tinindo de uniformização com seus saiotes Kilt coloridos. Lembrei-me do famoso Tartan do Clã dos Maclaren. Eu estava adorando. Finalmente ia acampar. Na cancela alguém gritou: - Ei velhote! Aonde vai? Respondi cantando: ♫Prá longe eu vou, a pátria ordena, sigo contente meu monitor... Ele fechou a cara. Nem pensar! – Doutor do Staff, eu disse. Só uma noite e logo vou partir. Só quero matar saudades.

          – Ele me olhou enviesado: - Fez a inscrição? Pagou? – Eu? Eu não Doutor Stafado! Pensei em ficar só um dia e não ia precisar. - Precisa sim. Sem pagar não entra nem com suas medalhas fajutas. Poxa! Fajuta minhas medalhas? Ganhei há tanto tempo e foi de graça! – Moço pagante do Staff da UEB, deixa eu ficar algumas horas somente. Logo vou embora! – Esqueça velhote, vá acampar em outra freguesia. Aqui sem taxa nem morto, nem se fosse Baden-Powell! – Coitado do velhinho até hoje é esquecido pelos grandões da UEB e que não dão o mínimo valor aos seus métodos.

             Pensei em dar nele uma bastonada na cuca. Lembrei-me que escoteiro é cortês. Insisti e ele fechou a cara. – Ele gritou! Leandro do Staff vá chamar mais vinte dos Stafados que pagam para trabalhar e levar este velho chato de galocha daqui! Não demorou e logo chegou à turma Stafada. Eram de arrepiar. Tinha Chefe barrigudo, cabeludo e barbudo de fazer dó com a tal camisa da vestimenta solta na pança. Os donos do poder chegaram logo. Eu já tinha lido sobre eles. Eram onze. Alguns com aquele sorriso fajuto e outros com cara de mau. Vestimenta? Camisa solta, sandália, lenço amarrado nas pontas, cabeludo e barbudo. Bem cada um veste como quer quem sou eu para condenar! Kkkkkk.

         – Então é você? Um gritou. – Eu doutor? Eu sou um pobre Velho Chefe Escoteiro, que não tem onde cair morto Excelência. Melhor mostrar respeito. Afinal eram os donos da EB e podiam me processar. – Aqui não entra, nem pagando velhote. – Doutor, tô duro, não tem fiado e nem caderneta para pagar no fim do mês? – Necas, aqui gente da tua espécie não acampa! – Mas Eminência, que espécie sou eu? – Outro respondeu: - Espécie naftalina. Só vive no passado e acha que seu tempo era melhor que o nosso! Ah! Ah! – Então era assim? Escorraçado do Jamboree só porque sou um Chefe naftalina? Desta vez não ia deixar de barato. Chega de o barato ser marido da barata.

             Agora era usar minha força de Ulisses, do tronco de Stallone, do sorriso brejeiro de Schwarzenegger. Fiz a velha pose de Shaolin. Lembrei-me de Jackie Chan, Bruce Lee e Jet li. Afinal não fui campeão de Briga de Galo quando era um raquítico Escoteiro? Não entrei na caverna do Morcego e enfrentei a morcegada só de cueca? Essa turma do CAN e da DEN ia ver quem era eu. – Um deles apitou. Assustei. Vá apitar assim na Tonga da milonga. Chegaram dezenas de chefes armados até os dentes. – Eram todos do Staff da UEB. Só chefes sem curso, sem Tropa, sem Alcateia. Vi que eram fajutos chefes escoteiros. Ia falar um palavrão, melhor não.

       Que seja! Não posso entrar? Tá bom! Vocês vão conhecer a força de um Velho Chefe conhecido como Vado Escoteiro, o famoso escriba da Patrulha Lobo. – Lembrei-me da pose de Daniel San, o lutador de Karaté: - Pedi ajuda ao Sr. Miyagi. A luta foi “braba” peguei um Diretor pelo “cangote”. Notei que a sua camisa era verde garrafa. Turma danada gostam de mudar de cores. Levei um sopapo na testa outro na “zoreia” e tudo rodopiou. O chão era pequeno demais para mim.


          Acordei caindo da cama e a Célia como sempre correndo para me socorrer. – Mulher! Gemi. Apanhei prá xuxú. Esta turma do Staff e do CAN não é mole. Agarram no cargo como carrapato e não querem sair e nem me deixaram entrar no Jamboree! – Ela sorriu. Sabia que eu estava ficando senil. Pois é mulher, seu marido não está com nada. Ela deu uma gargalhada. – Porque não vai para a varanda ver o sol nascer atrás das montanhas? Montanhas? Hummm! Ela também estava como eu. Ali não tinha mais montanhas. Sumiram na modernidade da vida!

nota -  O meu jamboree foi diferente. Sem terras do arrebol. Cantei uma canção dolente e na entrada me disseram chispa! Prá onde seu Staff? Pru diabo que o carregue! Aqui só entra a turma endinheirada, se não pode pagar vá acampar em Brejo Seco. Você não é amigo do Escoteirinho pobretão e o Zé das Quantas do salário mínimo? Ué, “Minino” vou te contar, meu jamboree foi demais. Quem sabe ainda vou lá no próximo quando for mais baratinho?