domingo, 31 de dezembro de 2017

Retrospectiva do ano. 2017 foi bom ou ruim?


Retrospectiva do ano.
2017 foi bom ou ruim?

            Nestas deliciosas paginas do Facebook, tem de tudo. Não leio todas, tempo eu tenho até demais. Mas como não posso ficar aqui sempre e preciso escrever comer, ir ao banheiro, almoçar jantar e dormir, ir a varanda dar uma olhada no tempo, dispensar os cobradores dizendo que não moro mais aqui, ligar a TV por meia hora e ver as notícias do dia então meu tempo muitas vezes é curto demais. Mas li duas retrospectivas de Facebookanos que foi interessante. Invejoso resolvi fazer a minha também. Vejamos:

Eu:
Nada de novo, envelheci prá “dedéu”! Comprei uma bengala, ando bengalando muito bem. Quebrei os dentes da frente em um tombo na calçada. Bem feito, quem mandou não ser sempre alerta? – Fui parar no hospital para tirar o uísque Ops! –Agua do pulmão. Foi divertido sair da rotina Facebookana. No pronto socorro do bairro virei freguês! No mais nada que mereça destaque. Vida de Velho Chefe Escoteiro não tem realce como de muitos que aqui vem dar seu testemunho. Não tive inimizades, na minha frente ninguém falou mal de mim, os que disseram que me amam eu nunca duvidei, pois sei que as palavras foram dirigidas com carinho ao Velho Chefe Escoteiro.

Brasil:
 - Tivemos fatos interessantes. Um presidente que não foi eleito, nunca foi prefeito, diz que é honesto, mas tá cheio de protestos! Santo ele não é! O Legislativo foi posto a nu. Em 2017 vimos cada figura de dar nó. Muitos tiveram dó do Palhaço Tiririca, mas porque votou nele? No congresso são todos santinhos. Não querem largar o osso do tutano. Adoram as imunidades, que beldades! Quem votar? Eu em nenhum. Ninguém brigou para diminuir as férias, Adoram trabalhar só dois dias na semana e não há reclamação. Enganam os tolos dizendo que trabalham nas bases. Bases? Que bases? Pago para ver eles lá atendendo seus correligionários. Cada um gasta quase cento e dez mil pratas por mês e alguém reclama? Deixe estar se acaba o foro eis que aparece o Super Moro! Nos que estão lá não voto em ninguém! NINGUÉM MESMO VIU?

- Continuando no Brasil:
- Eis que aparece um novo imperador... Debocha dos incautos, deita e rola no seu pedaço, quem é amigo do rei ele solta os outros que se explodam. Parece que é dono das leis, e ninguém ousa contrariar. Eita Gilmar do Supremo que se tornou alto mandatário daquele lugar! Gosto deste pais, de sua gente, ordeira trabalhadora, mas que se deixa enganar por um valente que diz que não mente e vai lutar pela gente quando eleito for. O tal Bolsonaro tem é papa na língua. Ele prende e arrebenta! Parece aquele presidente dos generais. E o Lulinha? Não tem nada, quem tem são os amigos que nada negam para ele. Não sabia da Petrobrás, nunca desconfiou do Rei do Rio um tal Cabral que não descobriu o Brasil. Passo longe!

Eita Brasil!
- Eita mesmo. Então quem vai ser nosso presidente? Quem escolher? Alkmin tá enrolado nos tuneis do metrô. Joaquim Barbosa? Será que ele acha que vai levar todos no grito de quem manda aqui sou eu? Marina que não fala nada acho que nem sabe governar. Ciro só tem papo e é melhor parar. Quem sabe o Luciano dá uma reforçada no carrinho velho da plebe no novo programa de governo: - Lata-Velha para os Pobres! Tá danado. Pensando bem, “tamo” roubado. Em quem votar? No seu candidato meu amigo? Quem garante? Foi escoteiro? Se foi esteve no CAN e na DEN? Se teve lá nem pensar...

E o Escotismo:
- 2017 a turma da liderança tirou o pé do lodo. Cobrou a rodo tudo que pode. Precinho camarada tamo vendendo até no cartão. Para melhorar as finanças lançaram novos distintivos, mais bonitos e chamativos. Você quer um? È só pagar e mudar! Dizem que fazem reuniões as claras. Pode ser quem sabe o sol nasceu prá todos e vai iluminar eles também. É 2017 teve menos acampamento e muitas boas ações a mando dos chefes limpando córregos, praças, plantando árvores e o escambal. Soube que alguns grupos levaram a sério o Sistema de Patrulhas, não deram desculpas de falta de local de campo, cobraram precinho camarada para a mensalidade e as atividades. Bom isso.

Chega por hoje.
- Não vou dizer que não gostei do ano. Foi bom como todos que atravessei até aqui. O bom é que não mudei de opinião, continuo Badeniano da Gema. Continuo dando meus “pitacos” na falta do lema servir, na transparência, na palavra do escoteiro, da cortesia da lealdade de muitos que deixaram a desejar. Está na hora de arregaçar as mangas e entrar em 2018 com o peito aberto: - Com honras, com ética, com transparência e com muito bom senso para escolher bem os novos mandatários do Brasil. Do Brasil, repito! Pois na UEB agora EB a gente sabe nada vai mudar, lá o gostinho do poder chegou para ficar!

Final:
- “E vamo que vamo”! Quem acredita parabéns. Quem não acredita faça sua parte para fazer do nosso pais um terra boa para morar e viver. Sem distinção de classe, cor, raça, credo, sexo, religião, riqueza e o escambal! Que o 2018 me ajude a pagar minhas dividas, que pague meus altos medicamentos, pois dinheiro não tenho. Que dê presteza aos exames de saúde alguns com mais de ano de espera. Bons Governantes? Bons dirigentes da UEB e regiões? Que o pecado que mora ao lado, morda o nariz dos duvidosos, dos intransigentes, dos teimosos e palmas aqueles que nem ligaram e continuam a dizer: - Esqueçam os dirigentes, o importante são as crianças! E você, ainda acredita no Saci de uma perna só?
FELIZ 2018!


Retrospectiva 2017. Quá! “Inté parece que foi onti”! Logo eu fazendo o que não sei fazer? Pois é, se alguns fizeram as suas pensei... Vado Escoteiro! Voce não tem coisa para contar de 2017? Tenho? Bem se tiver sei que só escreverei besteiras contando. Mas no disse me disse, escrevinhando soltei as raias da imaginação e “botei” no papel o que pude lembrar. E vamo que vamo, no final de 2018 se ainda estiver vivo farei outra também! Bom ano, boas entradas e boas escoteirada!