segunda-feira, 1 de janeiro de 2018

Os sonhos não podem morrer!


Os sonhos não podem morrer!

                     As festas e as alegrias das passagens de ano nunca morrem. O velho se transforma em novo. O que ficou no tempo se transformou em belas lembranças. O que não foi bom vamos abrir uma tampa de uma fossa de campo e deixemos todos eles lá... Para sempre. É hora de receber bons ventos, pegar novos caminhos e procurar a pista que ficou para trás. É hora de olhar para o céu, para o sol, para as folhas das árvores, para os insetos e descobrir qual o rumo tomar. Farei todo possível para viver mais um ano do jeito que eu sou. Não dá mais para mudar.

                     Sempre dou uma olhada em tudo que aconteceu. Escrevi demais. Coisas que nem sei analisar se foi bom ou ruim. Fiz muitos amigos e outros deixaram minhas páginas quem sabe à procura de algum novo que eu não pude dar. Dei o máximo de mim para não deixar ninguém sem resposta, uma solicitação de amizade, um aconselhamento, um pedido de histórias e contos e outros mais. Ao meu modo firmei o ponto de vista que tenho do escotismo de Baden-Powell, pois dele nunca abri mão. Muitos dos meus escritos escrevi nas saudades de todos os antigos escoteiros que um dia saíram por aí em busca de novos horizontes, e que guardam no coração o que não querem deixar para trás.

                     Tive alguns tropeços, alguns que não concordavam com o que eu dizia ser. Sem ser inconsequente dei respostas que não deveria dar. Melhor deixar cada um expressar sua opinião. As razões e créditos não pertencem a um só. Falam que nosso efetivo está crescendo. Se está me sinto também responsável, pois dei uma nova esperança. Se critiquei foi para mostrar o caminho que BP dizia ser o do sucesso. Não guardei mágoas, mesmo não aceitando muitos que se acham tangidos da luz da verdade, se um dia os encontrar farei questão de um abraço e de um aperto de mão.

                     Não bati palmas para muitos do escotismo e não deixei minhas ideias morrer. Vão comigo para o túmulo. Pensando bem acho que posso dizer dever cumprido! - Brinquei de valores imaginários, repeti frases que vi durante minha jornada nos rastros do fundador. Montei condensados expressos em blocos e a todos ofereci sem ônus, sem custos o que no escotismo acreditei. Nunca irei viver de dividendos que não são meus. Mal feitos ou mal escritos a minha moda escrevi o que podia ajudar no preludio do começo de uma vida escoteira de cada um dos amigos que fiz nesta jornada de 2017.

                      No ano que passou não consegui dar jogos, formar alcateias e tropas, não fui saudar a bandeira, não fui acampar a não ser na minha imaginação. Senti saudades de estar nas reuniões, de ver o Grande Uivo, da palma escoteira, do grito gostoso dos patrulheiros. Enquanto ainda tenho a lucidez eu cantei em pensamento as canções que nunca esqueci. Se nas horas gostosas da vida ouvi sonhando La Serva Padrona, La Traviata e me encantei com Madame Burterfly, também não deixei de ouvir também Boêmio Feliz, Filial da Matriz, Insensato Destino e tantos outros. Mas sempre no final repicava em minha mente o Rataplã!

                      É mais um ano. Logo ali em nove de janeiro de 1941 um dia depois do falecimento de BP, eu nasci em um casebre de pau a pique em Barra do Cuieté Minas gerais. Quem sabe o Espírito de BP passou por lá. Não sei. Só sei que o espirito de BP até hoje vive em mim. Em abril deste ano farei 70 anos de Promessa onde vesti um uniforme pela primeira vez. Passei pela vida fazendo amigos. Inimigos acho que não. Aprendi a ser escoteiro ontem hoje e sempre. Sempre soube me manter um Lobinho Feliz e um Escoteiro Leal. São lembranças que levarei para eternidade. Amo ser escoteiro! Aos amigos que me acompanharam não tenho palavras para agradecer. Vamos lutar para estar vivo no ano que vem.

                    Amanhã retornamos a vidinha do trabalho, do cansaço, do sorriso e dos abraços a quem não vimos nesta virada de ano. Eu estarei de volta com minha rotina de publicar o que aprendi a fazer... Escotismo! Vamos ver até quando, mas se depender de mim ainda será por muito tempo. Tempo que não se pode medir!     

Nota - “Ei você”! Voce mesmo que esta lendo agora. Muito obrigado por ser meu amigo, por me acompanhar na longa jornada da vida, escoteirando, rindo brincando de ser feliz. Fica aqui o meu aperto de mão, meu fraterno abraço, meu sinal escoteiro meu Melhor Possível Sempre Alerta e Servir. Que Deus nos acompanhe hoje e sempre!

Sempre Alerta!