domingo, 7 de janeiro de 2018


Crônicas de um Velho Chefe escoteiro.
O valor de um abraço.

                     Não espere para dizer o que sente, não espere para dar um abraço e dizer – Eu gosto de você. Não espere para contar um “causo” que está esperando há tempos a hora certa para contar. Muitas vezes esquecemos e quando queremos dizer ou fazer será tarde demais. O tempo passa e quem precisa do abraço não viverá para sempre. Aproxime-se… Tente sentir do que um abraço é capaz. Quando bem apertado, ele ampara tristezas, combate incertezas, sustenta lágrimas, põe a nostalgia de lado. É até capaz de diminuir o medo. Se for cheio de ternura, ele guarda segredos e jura cumplicidade.

                   Um dia pensei que deveria ter dado um abraço apertado ao meu pai. Um sentimento enorme que sentia e o guardei só para mim. Deveria sim ter dito que o amava que era o homem que mais tive orgulho, que me ensinou a ser honesto, a ter caráter e não disse. Sempre ao seu lado dizia com os olhos, mas escondia as palavras. Ele se foi, e eu perdi a oportunidade. Hoje não deixo de dizer o que penso, o que sinto não me sinto mais fraco emocionalmente ao dizer assim. Se fosse um Chefe Escoteiro ou de lobos iria dizer a cada jovem na minha sessão em particular o quanto lhe era agradecido por ter deixado eu ajudá-lo. Iria fazer questão de apertar sua mão e dizer baixinho: - Eu gosto de você, uma honra ser seu amigo, conte comigo sempre não importa a hora ou o lugar.

                   Para que esconder os sentimentos? Não sabemos o que será no dia de amanhã, portanto é melhor dizer: - Escoteiro, Escoteira, Lobo ou Loba, Sênior ou Guia saiba que eu gosto de você. Saiba que você é importante para todos nós. Conto com você nas horas difíceis e nas horas de alegria. Quantos se vão e deixam atrás magoas e dissabores? Quantos deixam o escotismo cheios de amarguras porque ninguém nunca disse que ele era importante? Será que somos assim, cheios de empáfia e damos as costas para quem resolveu ir embora? Afinal ele amigo ou amiga só quando estava junto a nós?

                 Acredito que seria mais importante se ele levasse uma imagem alegre de um irmão, um Chefe amigo e sincero. Quantos ficam e quantos vão? Quantos abraçamos e agradecemos por estarmos juntos? Não quero deixar desconforto, contrariedade, pensamentos que não condizem com o que eu pensava e deveria ter dito. Faltamos muito com a sinceridade, com a cordialidade, com a franqueza, com a lisura sem hipocrisia.

                      Sei que muitos pensam diferentes, acham que isto não é próprio de jovens meninos e meninas, de adultos ao redor, de gente como a gente que não devem se preocupar em palavras afáveis, mas sim com ações que demonstram a fraternidade diferente de ficar dizendo o que não pensa, de dizer o que não deveria dizer. Dou muito valor ao abraço e um elogio. Que adianta palavras ásperas, cenho serrado, isto ajuda? Faz bem? Se o amigo mais próximo merece um elogio porque não dizer? Esperar que ele um dia não estivesse mais aqui? Medo que ele não receba bem e expresse um sentimento que nos assusta?

                    Não tenha medo de dar um abraço sincero. Ele vale ouro. E melhor é de graça, trás sorrisos benefícios que não tem valor monetário que se pague. É tão bom que ao sair para o trabalho, para uma reunião, para uma atividade qualquer darmos um abraço a quem fica ou quem parte. Principalmente em família. Quando criamos nas sessões escoteiras o elo familiar porque não mostrar a eles a beleza da fraternidade, do abraço do sorriso, do elogio... Isto tem um valor enorme.

                  Já me disseram que não somos como o sol, ele não quer receber elogios, ele nem se gaba de sua beleza, simplesmente ele brilha. Mas eu adoro o sol, todos os dias o saúdo com uma frase tirada da imaginação. Como dizia o poeta devemos compreender o valor de um bom dia, de um telefonema, de uma visita, de um abraço de um beijo fraternal, de um carinho simples para depois poder sair por aí sorrindo e dizer aos quatro ventos: - Eu gosto de você, quero ter alguém assim ao meu lado para sempre e por toda a vida!


Nota - Será que sabemos o valor de um abraço? É melhor ser Chefe cara feia, mostrando ser durão que tem medo de ser chamado de fraco? Chefe não pode abraçar fraternalmente a todos indistintamente e dizer: - Eu gosto de você, e você é muito importante para todos nós. Não posso aconselhar, não sou poeta, sou um simples Chefe que acha muito importante dizer a alguém o que pensamos. Um aperto de mão, um elogio, um abraço sincero tem um enorme valor. Faça isto hoje, pois amanhã pode ser tarde demais!