segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Crônicas de um Velho Chefe Escoteiro. Chefes... Ninguém vive sem eles.


Crônicas de um Velho Chefe Escoteiro.
Chefes... Ninguém vive sem eles.

                       Olá meu jovem chefe. Desculpe me intrometer e me perdoe pelo que vou dizer. Deixe de esbravejar. Não reclame tanto que um ou outro desfaz o que você fez ou deixou de fazer. Viva sua vida, faça sua parte. Os meninos esperam muito de você. Quando aceitaram o desafio nesta nova aventura que você ofereceu a eles, logo o tornaram seu líder, seu herói o exemplo que querem ser. O que você está fazendo para que isto aconteça como chefe escoteiro? Qual sua verdadeira vocação? Ajudar o próximo em toda e qualquer ocasião? Se for meus parabéns. Neste caso não cabe à maledicência o boato ou a difamação.

                     É tão difícil ser simpático, educado, sorrir e apertar a mão? Quantos abraços você dá por reunião? Quantos elogios faz questão de dar a cada sábado que vai encontrar com eles? Sabe meu amigo Chefe, ninguém gosta de pessoas autoritárias, ditatorial e abusiva. Não exija tanto dos outros o que não quer para você. Ponha sua mão na consciência. Voce está mesmo cumprindo seu dever?

                     Os anos me fizeram compreender que ser o dono da verdade, ser a principal figura nesta jornada escoteira e esquecer-se de plantar flores na sua caminhada nunca terá amigos há quem confiar. Será que você não é considerado assim por eles por dar tanta atenção há pequenos fatos que não merecem consideração? Será que você não está agindo do mesmo modo que eles? Ser Chefe meu caro amigo é tronco forte que aos poucos vamos aprendendo a abraçar. Não pense só em você. Você não é Chefe de meninos? Fale deles, eles irão gostar. Dê seu exemplo para outros seguirem você!

                    Fale de seus monitores, dos seus escoteiros ou das suas escoteiras, Eles ficarão felizes em saber que você aqui mostra que se orgulha deles e do que fazem. Não importa que sejam lobos, escoteiros ou sênior. Ninguém persegue ninguém. Isto é paranoico. Os que o vê agindo assim vão agir assim também. Pense nos seus jovens no que eles querem fazer. Quem sabe ter tantas especialidades que sonharam cordões que acharam merecer ter, ou o sonho de conseguir o tão amado lis de Ouro, o Escoteiro da Pátria que querem receber?

                   Tudo bem é importante saber de cor as normas, mostrar que conhece o regulamento os novos programas e ser um fiel adepto da sua associação. Mas ela apenas representa uma pequena flor no seu jardim. Tem muito mais. Sabe o que eles querem? Perguntou? Ouviu mais do que falou? Deixou-os andar com suas próprias pernas? Pois é meu amigo Chefe, o caminho é longo. Pense grande, pense neles sendo os homens de ética, honra e caráter de amanhã. Faça sua parte, trate bem a todos e verás que seu jardim sempre amanhecerá florido.

                   E olhe, eu desejo há você muito sucesso. Quando tiver duvida pense em BP, leia BP e entenda BP. Está frase de um amigo vale mais que mil palavras. Para mim meu amigo não importa se vocês são bronze, prata e ouro. Importa sim o que estão oferendo aos seus jovens para eles se orgulharem e um dia mostrarem que nosso rumo foi alcançado. Abraços e tudo de bom! Até mais!  

Nota - São tantos desiludidos, tantos que mostram sua força, seus pensamentos e muitas vezes agradando seu séquito de amigos desmerecendo os inimigos que fico a pensar... Onde anda a fraternidade? O lema Servir? Onde anda a cortesia, o abraço, o elogio? Onde anda seus meninos e meninas, ainda estão tentando realizar sonhos escoteiros? Não seria melhor pensar mais neles e esquecer um pouco de você?