quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Diário de um Velho Chefe Escoteiro Tradicional.


Diário de um Velho Chefe Escoteiro Tradicional.

Varrendo meu subconsciente abstrato filosófico, porque não dizer subjetivo, nada melhor que fazer uma autoanálise dos últimos dias e anotá-los sabiamente no meu livro da vida:

- De novo me disseram que devia procurar outra freguesia. UEB ou EB não têm interesse no meu passe. E daí? Ele estava à venda? Afinal sou um dos poucos que não dá lucro a EB.  Em 1947 mesmo sem registro fiz a promessa de lobo na UEB. Durante todos os anos que sou escoteiro ganhei distintivos e fui agraciado com tanta honraria Uebeana que adquiri certos direitos queira uns e outros não.

- Admiro as outras congêneres que fazem o escotismo que acreditam. Respeito apesar de ainda me considerar Uebeano mesmo não fazendo o registro. Ora bolas, se um dia me escolheram como DCIM, me deram medalhas sem pagar, nomear como Comissário e o Escambal hoje não sirvo mais só porque não comungo com as diretrizes dos novos dirigentes?

- Sou Facebocano desde 2009. Só escrevo Escotismo e nada mais. Aqui cada um escreve o que quer. Uns fazem politica, outros mandam bilhetes, falam de suas escolhas pessoais e religiosas. Afinal eu também não sou um tagarela nos meus escritos?  Minha caixa de mensagem vive cheia. Pena que não tenho tempo para ler tudo e enviar para todos os meus amigos como pedem. São mais de 10.000! Pois é. E dizem que estamos sozinhos por aqui. Sei não.

- Até hoje ainda não sei se o balancete dos dois últimos Jamborees Brasileiros foi publicado. Se foi bom para a EB e foi bom para a Região patrocinadora. Muito ou pouco “tutu”? Meio a meio? Metade para cada um? Os prejuízos também? Não sei. Disseram que estava na prestação anual de contas. Não vi no da UEB e nem sei se tem os das Regiões. Agora esse negócio de Staff pagar 50% é certo? Vale a pena pagar para trabalhar? Cada um sabe onde o sapato aperta. Como dizia o Chefe Wander meu compadre hoje lá no céu, “Tem gente que gosta”!

- Um tema que discutem muito é a participação dos Agnósticos, LGBT e outras religiões não cristãs em ter uma promessa própria no escotismo. Abstenho-me de opinar e nem sei se vale a pena concordar ou não. Queira ou não sou um dinossauro saudosista que não sabe se isto vai dar nova dimensão ao Escotismo moderno. Me apego aos resultados. Só aos resultados. Vi que estão organizando uma nova associação: - AEA – Associação dos Escoteiros Ateus. Sucesso para eles. Será que vem também a AELGBT?

- E vão mesmo acabar com o uniforme caqui? Quem ganha com isso? Maneiramente parece que a EB lucra. Mais associados para comprar a vestimenta. Haja tostão para ser escoteiro hoje em dia. E inventam mil maneiras para enricar: - Novos distintivos, novas taxas e algumas em “dólar!”. Olhe eu não sei se a “mula manca”, o que eu quero é rosetar... E o salário Ó’!

- Vai ser danadamente desagradável, mas enquanto viver vestirei aquele que usei pela primeira vez em abril de 1951 quando fiz minha promessa escoteira, lá nas Minas Gerais, no rincão do Ibituruna em Governador Valadares onde o Rio Doce virou poeira e lama. Será que vão me processar? Putz grila, vai ser demais. Serei meu próprio “Devogado”. Não tenho um tostão para contratar outro. Agora ficar atrás das grades não sei se vai dar. Velho maniento cheio de lugar comum morre em doze horas lá. Bem cada um morre onde pode não é?

- Ah! Encerrando. Depois de três anos de ida e vinda finalmente me tiraram a catarata da vista direita. Estou vendo até através das paredes. Saio na rua e consigo ver estrelas, ver lindas montanhas, florestas, vales e lindos riachos para nadar. “Bão demais!”. Pois é, agora posso ver a beleza das flores, do vermelho ao nascer e por do sol e do azul do céu. Me colocaram um olho azul, agora tudo azul na vida do Velho Chefe Escoteiro. Vida longa a todos vocês!!!!


Nota - E vocês meus diletos amigos escoteiros, tenham uma bela tarde, uma bela noite, uma linda madrugada e uma vida espetacularmente feliz!