quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Crônicas escoteiras. O Grande Acampamento no céu.


Crônicas escoteiras.
O Grande Acampamento no céu.

                 Dormitava, isto está virando rotina. Corpo do Velho Chefe Escoteiro só reclama. Não sei o que aconteceu, mas acordei em plena Via Látea aquela galáxia espiral no Sistema Solar. Lindo! Maravilhoso! O colorido era estonteante e até os mais amantes do universo ficam sempre boquiaberto com essa poluição luminosa. Como fui parar ali? Absorto com tão soberbo espetáculo alguém me tocou nos ombros: - Olá Chefe Vado, estou aqui em nome de Lord Baden-Powell, ele faz questão que o Senhor vá visitá-lo no Planeta Brownsea. – Brownsea? Mas não é uma ilha? – Ele educadamente disse que não. Era o novo planeta dos escoteiros. Interessei-me. Será que estou chegando ao Grande Acampamento do Universo? Falaram-me tanto sobre ele que jurei nunca passar por lá. Papo de morto não dá!

                Volitando no ar segui o Chefe de BP. Andar com as próprias pernas? Ali não precisava. Avistei o Planeta Brownsea. Lindo. Grandes florestas, rios enormes pássaros cantantes que me levou de volta a mata do Tenente onde acampei pela primeira vez. Do alto da montanha avistei um aparato enorme de barracas, mal armadas e algumas caídas no chão. – O que seria isto? Não pode ser escoteiro.

                Resolvi descer e conhecer o lugar. Era um enorme acampamento. Gigantesco. Chefes indo para nenhum lugar e sempre voltando. Milhares de chefes. Sussurravam uns para os outros que hoje seria o dia da Assembleia dos Escoteiros do Além. Além? Estava morto? Belisquei-me e não senti nada. Prestei mais atenção e notei enormes faixas escritas em diversos idiomas e penduradas nas árvores: - Vi faixa da BSA (boy Scout of America), da CES, (Confederação Europeia de Escotismo) a da AEBP (Associação des Ecalireurs B-P do Canada), da AGESCI (Associazione Guides e Scouts Cattolici Italiano) da ASDE (Federação de associaciones de Scout de Espanha) da OWS (Ordem of World Scout). Custei a ver a da UEB, mas ela estava lá também.

               Estava estupefato. O que era isto? Coisa de BP não era disto tinha certeza. Foi então que um Chefe do Sudão com aquela fleuma inglesa sapecou em seu inglês aristocrático: - Senhor Chefe Vado, Lord Baden-Powell pede sua presença imediatamente! Mesmo cansado e com as pernas atrofiadas e sem ar fui com ele até a Barraca de BP. Sua barraca verde limão estava muito bem armada, símbolo de quem tem técnica escoteira sabe como fazer. De braços abertos me esperava. Deu-me um abraço, juntou os cascos à moda militar e disse: - Be Prepared! – Você sabia que na Inglaterra escolheram esta saudação só porque as duas primeiras letras era B_P? E gargalhou a moda dos oficiais britânicos.

                      Sente-se aqui Chefe. Sentei em um banco feito da melhor peroba rosa que já vi, bem feito, cipós descascados, amarras no ponto e na mesa um lindo tampão com uma costura de arremate incrível. Ele então me disse: – Chefe Vado eu acho melhor o senhor partir. Aqui não é seu lugar. Assustei. – Porque Mestre? Ele triste falou – Temos aqui muitos chefes snobes, arrogantes e fúteis lutando para serem promovidos a Escoteiro Chefe Sideral. Uma luta da turma Inglesa, Francesa, Alemã, Italiana, americana e muitos brasileiros.

                     Mestre aqui também tem disso? – Pois é a turma do Brasil foi quem começou. Montaram um Estatuto, onde os eleitos se perpetuam no poder, onde só eles podem determinar e fazer o escotismo que querem. – Continuou B-P - Eu não moro aqui. Estou numa galáxia muito distante. Venho aqui vez ou outra para ver se salvo alguma alma escoteira com espírito Escoteiro. É fácil chegar lá. É na Galáxia de Andrômeda, uma estrela azul chamada Capella onde todos são felizes. É onde os escoteiros puros de coração vão morar quando vão para o céu. Espero você lá. Vai gostar. Lá todos estão bem uniformizados sem camisa solta em cima do barrigão! Os lenços bem dobrados e a maioria de uniforme caqui.

                 BP sorriu me deu outro abraço e como num passe de mágica desapareceu. Foi então que vi na porta da barraca vários chefões brasileiros me dando voz de prisão. – Por quê? Não interessa disseram. Vais direto para a Comissão de Ética da Ordem Galáctica mundial. – O que eu fiz? Eles riram como demônios investidos em escoteiros. Todos vestimentados, pano desbotado, de sandálias e dois deles de chapéu de boiadeiro. – Você se acha o tal, vive criticando a liderança brasileira, acha que pode resolver o problema Escoteiro no Brasil. O Grande Conselho discutiu e lhe condenou morar para sempre no Acampamento do Inferno! Mama mia! Desta vez entrei de gaiato no navio.

                      - Bem que BP me avisou. Tentei correr, levei uma bastonada na cabeça. Não tinha como reagir, estava sem meu bastão de um metro e setenta, ponteira de aço, sem meu cabo que se transformava em um chicote mortal. Desarmado me levaram em uma Biga mal feita de Bambuzinho Chinês. Ninguém me ajudou. B-P tinha me prevenido. Chefe Vado, aqui só vive que se acham os tais, os subservientes e os puxa sacos que não reclamam e nem se incomodam com isto. - Resolvi lutar. Como? Eu estava fraco, pulmão sem ar, pernas atrofiadas e mesmo assim lutei. Apanhei feito o “diabo” (será que ele apanhou algum dia?) Mesmo Velho rouco e sem voz tentei cantar uma canção, ia falar de paz sabendo que não adiantava. Arrastavam-me sem dó e nem piedade rumo a uma cratera de fogo. Eu berrava, gritava gemia e pedia a Deus para me salvar.


               Foi então que alguém me abraçou e me beijou. Querido sou eu, a Célia, acorde, é apenas um pesadelo! Olhei para um lado e outro e pensei... Neste grande acampamento no céu nunca mais... Nunca mais...

Nota de rodapé: - Ainda caindo pelas tabelas, mas preciso postar o que mais gosto. Beliscar os donos do poder, ou melhor, da UEB. Lembrei-me desta sátira de quando fui parar no grande acampamento no céu. “Minino!” A coisa lá é “braba”. Mas tem o outro lado da moeda, um dos bons e outros do mal. Se algum dia for para lá siga direto para Andrômeda. Procure o planeta verde chamado Capella com céu azul, lindas montanhas, grandes florestas e rios com nascente de águas límpidas e piscosas. Lá sim vale a pena ser um imortal Escoteiro e fazer o que mais gosta.