terça-feira, 14 de novembro de 2017

Jamboree... Um sonho Escoteiro!


Jamboree... Um sonho Escoteiro!

Noticia publicada hoje em todos os jornais, TVs e Rádios no Brasil.

Partiram hoje rumo ao Jamboree Mundial, 210 jovens escoteiros, de ambos os sexos. Estes jovens alcançaram pelos seus esforços pessoais, o mais alto grau do ramo Escoteiro Sênior e Guia. Receberam o Lis de Ouro e o Escoteiro da Pátria. Lutaram durantes anos e hoje receberam seu prêmio que a partir de agora irá acontecer sempre, conforme explicação do presidente da União dos Escoteiros do Brasil Sr. José das Quantas, antigo Chefe do Escoteirinho de Brejo Seco no Estado de Minas Gerais. Terão as passagens e taxas pagas e despesas diversas durante a realização do Jamboree Mundial na França. 

Dizia o maior jornal do país: - Os Jamborees são considerados o maior evento regular organizado pelo Movimento escoteiro. Ocorrem a cada quatro anos em um país diferente. Sua organização é atribuída pela OMME (Organização Mundial do Movimento Escoteiro) que na Conferência Mundial, escolhe entre as candidaturas que se apresentaram anteriormente. É um acontecimento único para o Escoteiro cujos sonhos sempre o levaram a pensar em participar de um deles.

O primeiro Jamboree aconteceu em 1920 na Inglaterra. Participou o líder máximo e criador do Escotismo o General Inglês Sir Robert Stephenson Smyth Baden Powell. O Sr. Baden Powell esteve presente também nos Jamborees de 1924 na Dinamarca, no de 1929 de novo na Inglaterra, no de 1933 na Hungria. Debilitado passou seus últimos momentos em um chalé apelidado de Paxtu, em Nyeri, republica do Quênia.

É a primeira vez que escoteiros são premiados e isto se deve ao esforço de um antigo escoteiro o recém-eleito Presidente da Republica Sua Excelência Leogildo Lampazo, que quando jovem viveu um escotismo tão intensamente que nunca mais ao esqueceu. O Presidente colocou a   disposição um avião da Força Aérea Brasileira e para surpresa de todos os dois dos pilotos também foram escoteiros. Uma onda escoteira invade o país há mais de 20 anos, desde quando a Direção do Escotismo Brasileiro resolveu tomar novos rumos com consultas e pesquisas o que deram ela condições de formar os jovens nos padrões criados pelo Fundador Baden-Powell com seu método escoteiro.

Devemos levar em consideração, que quinze grandes empresários brasileiros, todos advindo do escotismo na sua juventude fizeram uma grande campanha e esta será realizada de quatro em quatro anos para custear as despesas desses bravos escoteiros e escoteiras que pelo seu esforço pessoal alcançaram o mais alto grau do escotismo nacional.

Parabéns aos jovens Lis de Ouro e Escoteiros da Pátria. Esperamos que nos próximos tenhamos uma delegação bem maior.

- Nota: Somente Oito chefes os acompanharam à custa do Governo e empresários. Os demais arcaram com suas próprias despesas. A delegação da UEB que também irão participar foram por meios próprios e cada um arcando com suas despesas pessoais e das taxas de campo. No avião da Força Aérea os oito chefes escolhidos pelas suas condições sociais e financeiras eram considerados Chefes Modelos conforme eleições nas Tropas de todo o Brasil.

                     - Incrível este artigo do jornal, não acham? Eu estava sonhando quando o escrevi. Sei que vai ser difícil de acontecer há não ser se tivermos a sorte de aparecer um novo Chefe Dirigente, com padrões de servir, com ideias de ajudar sem ser ajudado, trabalhando com os jovens nos princípios que idealizou Baden-Powell. Um belo sonho, mas eu acredito em sonhos.


                      Se fosse verdade e ainda estivesse vivo, eu gostaria de estar presente no aeroporto para saudar e aplaudir aos jovens que vão ao Jamboree e porque não aplaudir também os novos dirigentes que deram novo ânimo ao escotismo premiando os que lutaram pelo seu distintivo. Que este exemplo seja expandido a todos que amam o escotismo.

Nota de rodapé: - Vez ou outra eu sonho. Gosto dos meus sonhos. Dizem que se não sonharmos não alcançaremos nossos desejos. Quem sabe este meu sonho pode ser alcançado? Basta querer. Basta boa vontade, basta pensar que nossa luta é para o jovem e ele sim é a razão da existência do movimento Escoteiro. Será que nossos lideres se esqueceram disto?