quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Surpresa! Eu tenho muitos amigos que me querem bem!




Surpresa! Eu tenho muitos amigos que me querem bem!

Ontem despretensiosamente publiquei no meu boa noite diário que faço sempre quando vou dormir uma despedida de um escritor que desiludido decidiu encerrar sua participação na área que atua. (veja no Blog boanoiteescoteiro ou nas minhas páginas do Facebook). E eis que assustado vi que muitos acharam que era eu, outros que seria uma “pegadinha”. Emocionado vi que tem muitos que me acompanham na trilha escoteira das redes sociais que escolhi e se entristeciam com minha saída. É bom saber que tenho muitos amigos e irmãos escoteiros que se preocupam comigo. Difícil receber tantos incentivos mesmo sabendo que ainda não é hora de parar. Às vezes me declino em dizer que poeta e escritor nunca fui quem sabe um arremedo de aprendiz o que sempre fiz na minha lide escoteira. Na juventude toquei violão e harmônica por necessidade já que na Patrulha ninguém tocava um instrumento musical. Gaiteiro de terceira riam de mim quando tentava acompanhar uma “árvore da montanha” ou outra melodia escoteira. Violonista só sabia duas posições e mais nada. Depois à medida que a idade avançava comecei a escrever minhas memorias que ficaram na gaveta do esquecimento.

Foram assim meus primeiros passos a escrever histórias Escoteiras e crônicas algumas com intuito de informação ou aprendizado e outras devido aos meus contratempos com a nossa liderança, com sua falta de ética, e o estilo prepotente daqueles que tinham mil ideias para o escotismo que achava seu. (não são todos). Para evitar contratempos com a direção da Escoteiros do Brasil me desliguei do cordão umbilical Uebeano. Precisava ter liberdade para dizer o que sentia e pensava sem receber admoestações e censuras por parte de alguns que ainda não tinham revisto com carinho os artigos da Lei do Escoteiro. Quando dei meus primeiros passos no escotismo nem sabia que exista uma Associação que nos dava condições de conhecimento, material e incentivo no nosso Brasil. Só mais tarde é que descobri a UEB e dela nunca mais me separei.

Os tempos são outros. Já não estou mais correndo pelas campinas ao lado dos jovens idealistas que se arriscam a escalar as serranias, ou a arvorar uma bandeira em um vale qualquer. No meu percurso por todos estes anos vi e senti na pele que ainda temos muito a aprender dos ideais de BP, seja pelo exemplo, seja pelo respeito e também pela fraternidade que ele acreditava que iria existir entre nos participantes do Escotismo. Muitas vezes me desiludi. Muitas vezes fui perseguido e caluniado como sendo um farsante escoteiro querendo ser o que não era. Também confesso que nunca fui santo. Pensei em sair, pensei em abandonar tudo que um dia fez parte da minha vida. Fui convidado por outros que se sentiam como eu a mudar o rumo em uma nova associação escoteira. Não era o que queria. Meu coração era da UEB.

Os anos marcam, a vida nos ensina caminhos que muitas vezes achamos que não iriamos encontrar. Até hoje me lembro de quando lobo e depois escoteiro prometi a Deus e a Patria cumprir a Lei. Ainda costumo falhar nesta minha missão, mas fiz o melhor possível. Respeito às novas associações escoteiras, mas todas elas não seriam uma escolha razoável para um Velho Chefe Escoteiro como eu. Mas vamos falar de coisas boas, e olhe que surpreso não sabia que tantos me seguiam sem eu saber quem são. Afinal ter amigos assim me envaidece e me sinto como um Velho Professor Escoteiro que não arreda o pé de suas ideias e seus ideais e tem em sua volta tantos que pensam como eu seguindo na sombra dos meus textos e espero que eles possam um dia ficar guardado na memória de cada um de vocês.

Muito obrigado a todos que me querem bem. Meu fraterno abraço e sorrindo digo: O Escoteiro é amigo de todos e irmãos dos demais escoteiros. Não será agora que vou subir a montanha. O futuro a Deus pertence. Um dia irei seguir o meu destino. O meu acampamento final ainda não aconteceu. Há vocês meu Bravôo e meu agradecimento. De pé, fazendo uma saudação e uma curvatura tiro meu chapéu para todos que mesmo longe sem ouvir a voz ou ver a meiguice do olhar estão batalhando nesta bela ideia de Baden-Powell. E eu a moda antiga os saúdo...
 Arrê! Arrê! Arrê! Pru Brasil? Maracatu!