HOTEL ESCOTEIRO

HOTEL ESCOTEIRO
cada foto tem uma história

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Conversa ao pé do fogo. Dez itens para ser um bom monitor de Patrulha. 1. Procura ser fiel à tua palavra. Não faças promessas que não consigas cumprir. A Honra do escoteiro inspira confiança. 2. Procura ser justo com todos. Um bom Monitor não mostra favoritismos por alguns elementos. Não deixes que as amizades te impeçam de ser justo com todos os elementos da Patrulha. Procura saber quem gosta de fazer o quê e atribui aos elementos da tua Patrulha tarefas que gostem de fazer. 3. Procura ser um bom comunicador. Não precisas de ter uma voz poderosa para seres um bom líder, mas tens de ser capaz de te chegar à frente com um pujante “vamos lá”. Um bom líder consegue dar informações de modo a que toda a gente as consiga perceber. 4. Procura ser flexível. Nem tudo corre conforme os planos. Fica preparado para mudares rapidamente para um “plano B” no caso do “plano A” falhar. Podes ainda ter, escondido na manga, um “plano C”. Mas lembra-te que não consegues ser flexível se não planejares antes. 5. Procura ser organizado. O tempo que gastas a planejar as coisas, vais ganhá-lo muitas vezes depois. Nas reuniões de Patrulha, registra quem gosta de fazer o quê, e prepara escalas de serviço antes de irem acampar. 6. Procura delegar. Alguns líderes pensam que as coisas não são feitas se não forem feitas por eles, mas é um grande erro. A maior parte das pessoas gosta do desafio de uma nova tarefa. Dá aos teus elementos a oportunidade de fazerem coisas que nunca experimentaram. 7. Procura dar um bom exemplo. A coisa mais importante que podes fazer é liderar pelo exemplo. O que tu fizeres, é provável que os teus patrulheiros também façam. Uma atitude animada em bem disposta consegue manter o espírito de todos sempre em alta. 8. Procura ser consistente. Não há nada mais confuso do que um líder que num momento está de uma maneira, e logo a seguir está de outra maneira. Se os teus elementos te conhecerem e souberem o que esperar de ti, será mais fácil responderem à tua liderança. 9. Procura elogiar os outros. A melhor forma de ser elogiado é elogiar os outros. Muitas vezes um simples “bom trabalho” é o suficiente para fazer com que um elemento sinta que está a contribuir positivamente para o esforço da Patrulha. 10. Pede ajuda! Não te sintas envergonhado por pedir ajuda. Tens muitos mais recursos à tua disposição do que imaginas. Quando confrontado com uma situação que não saibas como resolver, pede a alguém com mais experiência que te aconselhe. Os teus recursos podem ser os elementos da tua Patrulha, outros Monitores ou Chefes. Feliz monitoria!


Conversa ao pé do fogo.
Dez itens para ser um bom monitor de Patrulha.

1. Procura ser fiel à tua palavra. Não faças promessas que não consigas cumprir. A Honra do escoteiro inspira confiança.

2. Procura ser justo com todos. Um bom Monitor não mostra favoritismos por alguns elementos. Não deixes que as amizades te impeçam de ser justo com todos os elementos da Patrulha. Procura saber quem gosta de fazer o quê e atribui aos elementos da tua Patrulha tarefas que gostem de fazer.

3. Procura ser um bom comunicador. Não precisas de ter uma voz poderosa para seres um bom líder, mas tens de ser capaz de te chegar à frente com um pujante “vamos lá”. Um bom líder consegue dar informações de modo a que toda a gente as consiga perceber.

4. Procura ser flexível. Nem tudo corre conforme os planos. Fica preparado para mudares rapidamente para um “plano B” no caso do “plano A” falhar. Podes ainda ter, escondido na manga, um “plano C”. Mas lembra-te que não consegues ser flexível se não planejares antes.

5. Procura ser organizado. O tempo que gastas a planejar as coisas, vais ganhá-lo muitas vezes depois. Nas reuniões de Patrulha, registra quem gosta de fazer o quê, e prepara escalas de serviço antes de irem acampar.

6. Procura delegar. Alguns líderes pensam que as coisas não são feitas se não forem feitas por eles, mas é um grande erro. A maior parte das pessoas gosta do desafio de uma nova tarefa. Dá aos teus elementos a oportunidade de fazerem coisas que nunca experimentaram.

7. Procura dar um bom exemplo. A coisa mais importante que podes fazer é liderar pelo exemplo. O que tu fizeres, é provável que os teus patrulheiros também façam. Uma atitude animada em bem disposta consegue manter o espírito de todos sempre em alta.

8. Procura ser consistente. Não há nada mais confuso do que um líder que num momento está de uma maneira, e logo a seguir está de outra maneira. Se os teus elementos te conhecerem e souberem o que esperar de ti, será mais fácil responderem à tua liderança.

9. Procura elogiar os outros. A melhor forma de ser elogiado é elogiar os outros. Muitas vezes um simples “bom trabalho” é o suficiente para fazer com que um elemento sinta que está a contribuir positivamente para o esforço da Patrulha.

10. Pede ajuda! Não te sintas envergonhado por pedir ajuda. Tens muitos mais recursos à tua disposição do que imaginas. Quando confrontado com uma situação que não saibas como resolver, pede a alguém com mais experiência que te aconselhe. Os teus recursos podem ser os elementos da tua Patrulha, outros Monitores ou Chefes.


Feliz monitoria!