HOTEL ESCOTEIRO

HOTEL ESCOTEIRO
cada foto tem uma história

sexta-feira, 28 de abril de 2017

Sonhos utópicos.


Sonhos utópicos.

Será que estamos no caminho do escotismo de B.P? Vez ou outra me pergunto se não é melhor abandonar esta minha luta por um escotismo fraterno, aventureiro e onde o jovem possa ainda manter seu Espírito Escoteiro voltado para os sonhos de ser um herói, um bandeirante na busca do seu conhecimento e fazer seu caminho na busca da paz entre os homens. Ainda existem escoteiros que só pensam primeiro nos outros? Caminhamos nesta trilha? Me lembrei do que Baden-Powell escreveu: - A amizade é como um boomerang, tu dás a tua amizade a um dos teus companheiros, e depois a outro e a outro ainda e eles retribuem-te com a sua amizade. Assim, a tua amizade e boa vontade iniciais vão-te fortalecendo à medida que vão sendo transmitidas aos outros, e acaba por regressar a ti, em retribuição, tal como o boomerang regressa à mão de quem o lança”. “Se não tiveres medo das pessoas que encontras nem sentires antipatia por elas, também elas, da mesma maneira, não irão te recear nem desconfiar de ti e terão tendência para gostar de ti e serem tuas amigas”. (Impele a Tua Própria Canoa).

Vejo tão poucos chefes com altos conhecimentos transmitindo fraternidade. São muitos altos conhecedores do escotismo que ficam no anonimato sem nada dizer. Isto mais uma vez reforça o pensamento de Baden-Powell quando comenta a fraternidade escoteira: - Se todos os homens tivessem” desenvolvidos em si mesmo o sentido da fraternidade, o hábito de pensar em primeiro lugar nas necessidades dos outros, e de subordinarem a elas as suas ambições, prazeres ou interesses pessoais, teríamos um mundo muito melhor onde viver.

Um sonho utópico, diriam alguns, mas não passa de um sonho, por isso não vale a pena tentar. “Mas se, ao sonharmos, nunca estendêssemos as mãos para agarrar a substância dos nossos sonhos, jamais conseguiríamos progredir”.

Com o tempo, você vai percebendo que, para ser feliz, você precisa aprender a gostar de você, a cuidar de você e, principalmente, a gostar de quem também gosta de você.

Tenham um ótimo dia.

Chefe Osvaldo