terça-feira, 10 de abril de 2018

As tardes são dos velhos chefes escoteiros. Língua ferina aguda garra...



As tardes são dos velhos chefes escoteiros.
Língua ferina aguda garra...

“Caro amigo, não te preocupes com o que entra em tua boca, mas sim do que dela sai. Existem palavras que ferem mais que faca amolada, que arrasam como tempestade, que destroem como terremoto, que só silenciam com a morte e que ofendem como veneno. Que Deus nos perdoe e nos guarde da língua ferina e da boca do inferno desses maldosos, os quais não perdoam com suas críticas desvairadas”! (Chico Mesquita).

- Pois é. Tirei o dia para descascar banana. Dizer o que pensa pode machucar. Machuca o próximo, aquele que se sente ofendido e que acreditava em você. Mas isto não é limpar a consciência? Crucificar alguém que erra não é levá-lo ao paraíso? Pode ser para um, mas não são para os demais. “Entonse” meu amigos virtuais me perdoem. Há tempos pensava em desabafar. Isto é mau?

- Seja como for, meto a mão na cumbuca e lá vou “trepando” na montanha com a torcida do cai-cai gritando lá em baixo. Começo metendo o dedo no nariz e pensando: - Você montou um grupo de amigos aqui no Facebook? Beleza. Mas cuidou dele? Ainda posta ou convida outros amigos a postar? Ou foi apenas um brinquedinho de momento? Encontrou um boa praça para ser administrador e depois deu no pé? Acha isso correto?

- De um nó Fateixa ao um de Pescador. Adoro os dois. Uma vez um Velho Chefe Escoteiro me disse: - Vado Escoteiro observe. Quando assistir a uma reunião, atividade ou acampamento de lobo ou escoteiro, preste atenção em três coisas: - A) O sorriso espontâneo nas matilhas e patrulhas. B) Na disciplina, no garbo, na cortesia e na lealdade. C) E por último Vado, preste atenção na cor do uniforme. Quanto mais desbotado melhor. Se o lobo ou escoteiro veste com orgulho é sinal de sucesso. Está usando há muito tempo. Se muitos estiverem assim, pode acreditar que ali se pratica escotismo de qualidade. Aplauda por favor!

- Foi em um curso, eu era Diretor e nos horários de tempo livre costumava passear pelas patrulhas de chefes, parar na cozinha, ver o cozinheiro preparando o manjar e claro papear. Gostava disso. Uma Chefe recém-empossada, me cutucou: - O que o Senhor acha dos novos tempos, do modernismo, das novas tecnologias, das caricatas figuras que hoje querem mudar seu estilo, cabelo, brincos, tatuagens roupas e parlatório de mano prá mano?

- Eita! Me pegou de jeito. O que responder? – Fiquei pensando sem nada dizer. No meu tempo pai não matava filho, todos diziam sim senhor. No meu tempo havia respeito, havia sinceridade, havia ética havia outro tipo de amor. Nunca vi escoteiro de brinco, tatuado, resfolegando em um baseado ou agarrado a um Smart Fone quando devia ajudar o cozinheiro. No meu tempo não havia divergência entre chefes, tantos generais dando ordens e poucos obedecendo. No meu tempo a gente amava a natureza, vivia cantando nas trilhas do mundo e não havia tempo para outras escolhas.

- Um dos chefes, novo ainda, sentando-se à mesa do refeitório, me sopegou cortante: Chefe, o senhor não respondeu. Acha que o hoje não é o ontem? E se eu disser que me declarei homossexual e que acredito no valor do escotismo? Os presentes riram. Outro jovem imberbe ainda completou: - Chefe na minha inscrição coloquei que era agnóstico e não acredito em Deus. O senhor pode me dizer se eu posso ser escoteiro ou não?

- Gente, que tremenda roubada. Tudo que disseram não era minha praia. Como explicar a eles a beleza do sol, da lua do firmamento e do mar? Como explicar às gaivotas, o pardal, a cotovia e o beija flor que voa para onde quer mais rápido que o vento? Como explicar a natureza em todo seu esplendor? E o BigBang? Do nada formou o universo? E antes dele não tinha nada? Não existia Deus?


Acho que nenhum deles entendeu o que quis dizer. Olhei para o céu e disse a mim mesmo: - Vado o que é, pois o tempo? Se ninguém me pergunta eu não sei. Se quero explicá-lo a quem me procura eu continuo não sabendo. Cala-te com o que vê, feche os olhos para não se distrair, mantenha seu espirito escoteiro. Este não é mais seu mundo. Quem sabe quando voltar por aqui novamente poderá viver os novos tempos que hoje não consegue viver?