quarta-feira, 4 de abril de 2018

Uma conversa ao pé do fogo. Alguém já devia ter encostado sua chuteira!




Uma conversa ao pé do fogo.
Alguém já devia ter encostado sua chuteira!

                         Acho que devia mesmo. Insistindo, vendo o que não acho válido e outros fazendo. Tem hora que me sinto um “idiota” martelando coisas que não tem mais utilidade na realidade atual. Escotismo? Para mim Quem sabe é melhor uma Fake News? São tantos! Meu Imbox vive cheio. Até mesmo me assusto quando um me pediu, por favor, para mostrar aos meus amigos. “Chefe! O mundo está perdido”! Dizia ele. Menosprezam o que vão de encontro suas ambições. Denigrem a imagem de alguém só porque ouviu falar. Mas e daí Chefe! Aqui é assim mesmo. Cada um proseia o que quer e diz o que não quer.

                        Cá prá nós, eu sou um falante escoteiro que acha que tudo pode mudar. Bah! Como é slogan da BandnewsFM? Em 20 minutos tudo pode mudar! E a graça do filho do articulista da emissora a dizer: - “Muda não, não pode mudar”! Sinceramente? Sabemos que os donos do poder da Escoteiros do Brasil não estão nem aí para o que se escreve ou comenta por aqui. Pensa que eles se doem? Que se tocam? Que acham que tudo pode mudar? Necas meu caro postador. Eles não estão nem aí.

                       Porque então esta insistência? Esta pregação Badeniana, esta vontade de ajudar e sabe que nem tudo pode mudar? Oi! É com você mesmo que estou falando. - Se achares que tudo pode mudar espere, a EB decide. Ela sabe o que faz. Anda de trás para diante e de lado voltando em seguida para sucatear no ar o escotismo de BP. Mas você não incomoda. Vai seguindo sua trilha deixando o Dilúvio chegar para ter o seu lugar na Arca de Noé.  

                      Chega de falar nos meninos e meninas. Eles aprenderam a ouvir e seguir o Chefe. Nunca ninguém vai perguntar o que eles pensam. Verdade? Não? Você não é assim? Tudo bem acredito em você. Sei que tem palavra de escoteiro. Muitos já me disseram depois do artigo sobre a passagem, a rota e a trilha pioneira que tudo vai bem até o ano que vem. Outros tiram fotos para provar. Opalalá! Melhor me calar. Disse-me uma vez um Chefe antigo, daqueles que não existem mais que basta ver seus meninos para conhecer o seu Chefe.

                       Sei que hoje é tudo moderno. Não mais vou ver patrulhas seguindo o vento, ou indo para o acampamento onde o Chefe não está em primeiro lugar. Ainda sonho um dia ver nas areias do Waingunga lobos se divertindo com a Akelá. Quem sabe ver Seniores escoteirando subindo montanhas, uniformizados bem postados, sorrindo e dizendo “Avante”. Entretanto tenho medo de ver belas filas, ordeiras, o Chefe ao lado de dente serrado, olhando se alguém está fora do lugar.

                       Claro que um campo de Patrulha está fora da ordenha, ela agora é feita por maquinário próprio, onde se aperta um botão e tudo fica pronto em segundos. Quem quiser comprar sempre tem um para oferecer. Como disse aquela Akelá, verei sim muitos papéis, muitos pincéis, e cantos que não serão os do Mowgly e do sabiá. Mas Chefe! Me diz alguém, está chorando atoa, hoje tudo mudou. E sabe Chefe é prá melhor!

                       Pois é... Melhor! Melhor! Melhor e Melhor! Isto mesmo. Vejo os seus sorrisos, suas cantorias, suas calorias nas corridas que farão. Nem precisa saber se a tropa do Zé Minhoca vai continuar por muito tempo. Se abana meu amigo, seja bacana mostre suas qualidades. A EB grita de saudade de você. Já viu quanto somos? Cem mil! Putz! Para não dizer outra coisa. Crescemos prá xuxu.

                      Agora o mundo escoteiro é outro. A EB venceu. Suas mudanças prevaleceram e ninguém reclama. Reclamar o que? Onde e por quê? Aqui não vale, ela nem sabe que existo e nem você. Veja o Zé Sabido, com um sorriso repete: - Quer mudar? Vá Assembleiar! E de bobo ou de sacanagem você vai lá. Vê tanto figurão, nenhum comendo um pedaço de pão. Ali só dá bacana! Programa novo? Chefe se cala! E o que ele recebe é uma banana.

                      Meu amigo Fake News sei que admira o Lula, o Bolsonaro, O Alkmin e tantos outros candidatos. Mas por favor, não diga que é escoteiro. Não nos metemos em confusões dos outros. Porque não vai tirar uma foto de suas patrulhas? Bem uniformizadas é claro, sem aquela camisa em cima do barrigão que quem sabe é sua apreciação. Desculpe, não quero ofender. Deus me Livre!

                      E acho que nunca mais, vereis lobos e escoteiros, bem faceiros, em uma bela caminhada, com sua barraca armada, bem fardado e chapelão. Mas tem? Milagre! O chefe está lá na frente deles? Bem não é isso que pensei. Sempre achei que o escotismo era prá formar os jovens do lugar... Os Chefes? Ajudam sim... Sem meter o bedelho, deixando que o escoteiro possa aprender fazendo, caminhando com suas pernas sem depender de ninguém.

                      Fake News? Antes de publicar meu amigo e irmão escoteiro, vá até a fonte, investigue, não fale mal, pois o escoteiro é leal. Abraços fraternos e quem sabe um dia, teremos um Belo Chefe Uebeano dirigente, aqui conversando, informando e perguntando se isso é melhor para nossa fraternidade.

Nota – Quer saber? Tem hora que me pergunto se defunto aqui tem vez. Não posso culpar ninguém, estou errado também. Todos os dias aqui estou, tirando farofa dos meus escritos, sei que se parar estou frito, deixarei de ser mais alguém. Sei que a EB não dá bola, eles acham que tem escola deixa prá lá. Já estou com um pé lá e outro cá. Olhe não me leve a mal, peço desculpas, sou um velho danado que só escreve pensando que o que fiz é melhor... E quer saber? Não é!