segunda-feira, 25 de junho de 2018

Conversa ao pé do fogo. Entrega do lenço da Insígnia de Madeira.



Conversa ao pé do fogo.
Entrega do lenço da Insígnia de Madeira.

- Há tempos recebi um e-mail de uma amiga escoteira me perguntando qual seria a cerimônia correta da entrega do lenço da Insígnia de Madeira. Pelo que tenho visto a entrega poderia ser incluída como as demais solenidades de entregas de certificados e condecorações. Não sou muito fã destas solenidades. Deixam os jovens de fora e sua família escoteira muitas vezes nem são consultados. Sei que isso vai de encontro ao pensamento de muitos dirigentes distritais, regionais até mesmo os nacionais. Pelo sim pelo não, abaixo a carta que enviei a ela como resposta.

Cara amiga.

Não existe uma norma escrita para a entrega do Lenço da Insígnia de Madeira. Infelizmente as regiões e distritos gostam de fazer suas próprias cerimônias e ai entregarem não só a IM como também condecorações e certificados de mérito. Acho isto ruim, pois aqueles que viveram com o agraciado, que lhe deram alegrias e fraternidade muitas vezes não estão juntos.

Quando fui Chefe de Grupo hoje Diretor Técnico tinha sempre guardado em lugar de destaque um tronco de mais ou menos quatro ou cinco polegadas, descascado na frente e escrito GILWEL PARK. (os números do exemplo é um código do grupo que o fez, não é importante). Em cima uma machadinha (vide desenho) limpa, cabo envernizado representando nosso campo onde o adestramento Escoteiro nasceu.

Ao entregar a um agraciado o lenço colocava o tronco em cima de uma mesa, com o cabo voltado a direita dos demais escoteiros e então dizia algumas palavras àquele que ia receber. Criei uma tradição pegando na ponta do lenço (já dobrado) e batendo de leve com ele em cada ombro como se fosse uma espada ao lembrar-se do Rei Arthur ao formalizar um cavaleiro na Távola Redonda. Lembre-se era uma tradição em nosso grupo.

A entrega era feita sempre por um Escoteiro mais antigo da sua sessão (caso ele fosse Chefe Escoteiro) e ou ao Lobinho ou Lobinha mais antigo. Ficava por conta do Chefe do grupo (risos, Diretor Técnico) colocar o colar de contas.

Alguns grupos aproveitam para renovar a promessa do agraciado. Não sou contra, mas quer saber? Nunca renovei a minha. Por quê? Se eu fiz uma quando em frente à Tropa escoteira do meu coração jurei ser Escoteiro dentro dos princípios da lei e promessa e perante a Deus nosso senhor. Não tinha o porquê renovar. Ainda mais que como adulto inspiram na promessa dizer “Servir a União dos Escoteiros”. Ora bolas, me obrigar a dizer isto? A UEB não é aquela que nos ajuda, participa conosco, nos mostra o caminho e eu jurar a ela? Never. Mas olhe, são coisas idiotas de velhos escoteiros como eu. Não me copie.

Não estenda a solenidade. Não deve ser mais que cinco ou dez minutos. Nada de discurso quem sabe ler um pequeno lembrete. Eu gosto muito do alfaiate que fazia uniforme para os novos que recebiam a insígnia. Caso queira uma cópia é só pedir. Lembro que os dirigentes guardam a sete chaves as insígnias e condecorações, assim como diplomas de mérito para eles mesmos fazerem a entrega quando de uma solenidade qualquer. Escreva ao regional ou distrital se alguém do seu grupo estiver esperando e diga a ele de sua pretensão da entrega no grupo Escoteiro.

Desejo ao agraciado que ele tenha pela sua nova postura como membro do primeiro Grupo de Gilwell (interessante que não tem o segundo e o terceiro grupo só o primeiro. Risos. Coisas de B-P e suas tradições) muitas felicidades, que ele ou ela entenda que ainda falta muito para alcançar um padrão uniforme para dar ao jovem o que ele espera de nós. A IM não é um passaporte para o distrito, região ou UEB, ele é simplesmente uma força que ajuda a cada um que a recebe ser um pouco melhor que todos esperam dele.

Ao seu dispor desejando a todos agraciados meus parabéns e que seja uma conquista que faça de agora em diante um exemplo para todos. Que a tropa ou Alcateia do agraciado também seja o esperado na formação que nos deixou BP dentro de seus princípios e métodos.
Abraços fraternos.