terça-feira, 5 de junho de 2018

União dos Escoteiros do Brasil Ame-a ou deixe-a. Um comentário sem maiores pretensões.



União dos Escoteiros do Brasil
Ame-a ou deixe-a.
Um comentário sem maiores pretensões.

Vez ou outra enfrentei oposições espúrias de pessoas que se diziam escoteiros tentando boicotar qualquer um que fosse contra seus atos ações e normas. Para mim não são escoteiros. Vestem o uniforme fizeram a promessa, mas estão longe de cumprir os artigos que um dia disseram que fariam o melhor para cumprir. Diversos amigos ou mesmo inimigos escoteiros (se é que isso existe) passaram por tal situação. O linguajar é sempre o mesmo. “Ele é contra os princípios escoteiros”. Ou então dizem “ou está conosco ou está contra nós”.

Enquanto você segue o pai ganso como dizia o versinho de BP no seu livro O Caminho para o Sucesso, tudo bem. Se sair da linha nada feito. Já vi dezenas de chefes prejudicados, já vi centenas de pedidos de condecorações negados. Já vi até mesmo jovens escoteiros tendo seus direitos de lis de Ouro ou Escoteiro da Pátria negado por ser ele filho de fulano de tal. Os inocentes não acreditam, os que tiveram seus nomes listados sabem o quanto temos pessoas no escotismo da UEB sem o menor pudor em condenar alguém.

Um dia, lá no passado distante tentei por diversas vezes fazer equipes amigas, de pessoas que sabiam onde pisam, com conhecimentos escoteiros para discutirmos uma maneira de melhorar os estatutos o POR e na época o Regimento Interno que hoje não existe mais. Até mesmo reestruturar o Manual de Cerimonias Escoteiras cuja importância perdeu o valor. Que o céu me condene. Desabou um vendaval, abriu-se crateras dos terremotos por onde reuníamos.

Muitos com sonhos megalomaníacos de ser o chefão, o presidente, o comissário ou diretor enchendo os olhos de uns poucos que não merecem estar onde estão. Ser formador é o sonho de alguns que acham que ali é seu lugar. O menino, o jovem, saber o que ele pensa, porque entrou porque saiu não tem importância. Os Doutos, os pedagogos ou aqueles que se acham acima do que disse BP não dão importância. Dizem sempre: Sabemos onde está o erro, sabemos o que eles querem.

Procure saber da maioria que deixou o escotismo. É fácil entender o motivo. Insatisfação pessoal, intrigas, fuxicos de pessoas sem qualificação que acharam no escotismo seu lugar ao sol. Pessoas que não ter exemplos a oferecer. Isto não é só no escotismo. Quem está na liderança não quer perder o lugar. São “Maria foi às compras” um velho jogo de não perder o lugar como se estivessem em uma batalha para não perder o lugar. Conto nos dedos alguma chapa oposição ter sido eleita. A situação tomou conta do lugar.

Só um cego não vê os desmandos, o desejo de ser alguém, a vontade de ser chefão que muitos psicólogos tenho certeza adorariam personificar o individuo no seu todo na sua maneira de agir e pensar. Porque deixou o escotismo? Noventa e nove por cento tem a resposta na ponta da língua. Se tivéssemos um livro de reclamações nem sei se os donos do livro dariam atenção ou então iriam dizer que os que não estivessem satisfeitos a porta é a serventia da rua!

Escotismo ame-o o deixei-o! Já me disseram. Eles não sabem o que é amor, não sabem o que é uma promessa. São mestres em explicar a disciplina, a obediência. Quem vai contra é opositor, não merece estar ombreando com os demais. Qualquer um sabe que este é o motivo de estarem surgindo diversas associações não ligadas a União dos Escoteiros do Brasil. Sabem que não deviam ter ideias próprias e hoje são tratados na forma da lei e não na forma do Espírito Escoteiro.  

Aqui mesmo no Facebook já vi dezenas abandonando minhas páginas que um dia pediram para entrar. Muitos me escreveram explicando. Politicamente corretos os aconselharam, disseram que o meu escotismo não era o da UEB. Esqueceram-se de dizer que o meu escotismo é o de Baden-Powell e não começou hoje, começou há 71 anos atrás. Nem ligo para amigos que bandearam para o outro lado, como se o escotismo tivesse outro lado.

Falta mesmo lealdade, falta palavra, falta cortesia, falta irmandade, ou melhor, falta vergonha na cara para agirem contra alguém que só quer ajudar, formar, trazer para suas fileiras todos os jovens que um dia poderiam ter muito a dar para a nação Brasileira.

Calma, calma meus amigos leitores. Estou sóbrio como diz o João Canabrava. Estou calmo, meus 77 anos não vão terminar amanhã. Pena que ainda não encontrei alguém para me desmerecer cara a cara. Sempre por trás, sempre na sombra. Agindo de maneira desonesta e não cavalheiresca. Foi Zagallo quem disse: Vão ter de me aguentar? Vão sim, não tenho papas na língua, digo o que penso sem ofender e para ter liberdade de falar o que quero não tenho ligação com nenhuma associação escoteira no Brasil.

Portanto, neste novo grupo Whatsap pensem bem antes de entrar. Risos. Abraços fraternos e...
Sempre Alerta!

Nota – Escotismo ame-o ou deixe-o! Qual? O deles ou de BP? Entramos no escotismo não por causa deles e sim por causa das ideias de Baden-Powell. Muitos ainda não entenderam que só o escotismo de raiz poderá um dia dar o resultado esperado. Mas não querem discutir, querem mandar querem decidir... E o resto? É resto mesmo!