domingo, 9 de dezembro de 2018



Amigo, meu coração é Escoteiro.

Caro amigo, se você ainda não viveu o Escotismo, pode até não entender, mas nós escoteiros adoramos as noites acampados em um bosque, floresta, montanha ou a beira de um lago tendo o céu como barraca. Amamos as noites, amamos as estrelas. De olhos fixos em uma fogueira ficamos horas como se estivéssemos hipnotizados pela beleza do fogo, pelas brasas incandescentes, pelas fagulhas que manhosas relutam em subir aos céus.  Quantas vezes repetimos? Inúmeras... Pergunte alguns de nos e eles irão responder que foram os mais belos anos de suas vidas. Foi em um fogo que muitos passaram horas olhando as estrelas, vendo a lua surgir atrás das arvores, espalhando seu brilho na mata que costuma exalar um perfume que só os velhos mateiros reconhecem. Hã, lembranças...

- Quantas horas passamos em volta do fogo, brincando, representando, cantando e sorrindo jurando amizade para sempre? Quantas noites sem dormir, tomando o melhor café no bule, ou o melhor chimarrão esquentado nas brasas da fogueira? Sabe moço foi em volta do fogo que vimos lindos e belos amanhecer. Quem se incomodou com frio, com o cansaço de um dia corrido, com o vento soprando trazendo nas madrugadas uma brisa de amor? Pergunte a eles, os sonhadores, e eles responderão: - Moço foi aqui onde fui mais feliz, onde aprendi, onde me tornei o que sou hoje. Foi aqui que conheci meus melhores amigos, amigos mesmo, que posso contar em qualquer hora, pessoas especiais que vou levar para o resto da minha vida. Foi aqui que cantei uma canção inesquecível que nos tornou irmãos para sempre. Eita escotismo, fraternidade, Fogo de Conselho... Tantos momentos, sentimentos, canções, lembranças, tanta coisa que só sendo um de nos vai entender. Quem sabe um dia possa fazer o que eu fizemos e viver esta maravilhosa fraternidade repetida em todas as partes do mundo?