domingo, 30 de dezembro de 2018

Retrospectiva do ano. 2018 foi bom ou ruim?



Retrospectiva do ano.
2018 foi bom ou ruim?

Prólogo: Retrospectiva 2018? Quá! “Inté parece que sei fazer”. Mas pense comigo se o Facebook e o seu Criador Mark Zuckerberg fez para todos lotados em suas páginas eu não posso fazer as minhas? Afinal o Vado Escoteiro não tem coisas para contar no ano que passou? E “vamo que vamo” acreditando que tudo vai mudar... E para melhor!

                 2018 teve de tudo. Recebi visitas de chefes amigos, de chefes desconhecidos que se tornaram irmãos. Mantive a rotina para viver mais e dormir o sono dos justos choramingando minhas mágoas na minha varanda relembrando tempos idos que não voltam mais. Despachei cobradores, telefones indesejáveis, e abracei meus familiares que nunca se esquecem da Célia e de Mim. Escrevi contos, artigos, funguei nos tamancos da EB, falei cobras e lagartos, sempre lutando pelo que acredito ser o escotismo de Baden-Powell. Aqui minha retrospectiva 2018:

Meu ano:
Envelheci prá “dedéu”! Meu espelho é prova disso. Ri de mim quando sabe que daqui a alguns dias entrarei nos setenta e oito anos. Vado, ele diz: - Oitenta é sonho! Dou rizadas. Passei um ano bengalando e honrado de ser um hóspede do SUS. Quebrei oito dentes em uma queda e mais três descendo da cama do hospital. No pronto socorro já me consideram freguês! Como destaque a visita por várias vezes do meu amigo e irmão Francisco Rinaldi. Sempre tem um tempinho para me contar às novidades e dar um belo abraço. Vida de Velho Chefe Escoteiro não tem realce a não ser ficar em casa vendo Televisão. Sei que não fiz inimigos e sim muitos amigos. Que eu saiba ninguém falou mal de mim. Muitos disseram que me amam e isto me fez muito feliz. – “É verdade Terta?”.

Brasil:
 - Tivemos fatos interessantes. Um novo presidente surgiu como o salvador da pátria. Vamos ver... Palmas pelas escolhas das chefias de sessão. Desejo sorte e sucesso. Nós brasileiros precisamos. O Legislativo continua sendo um ninho de falcatruas. Uns dormiram vendo o sol nascer quadrado, outros nas asas de um judiciário incompetente dormindo na impunidade. O Palhaço se reelegeu. Bendito povo Brasileiro. Ninguém quer largar o osso do tutano. Muitos famosos não foram reeleitos. Beleza! Lava Jato neles! Infelizmente não fiz o uso do voto. Pernas dodói para chegar lá. Os eleitos prometeram coisas mil. Pago vê-los pensando no Chefe Zé das Quantas e no Escoteirinho de Brejo Seco. Gastam mais de Cr$130 mil pratas só para mamatas e safadezas. “Eita Brasil"!

E o Escotismo:
- 2018 a turma da liderança Uebeana tirou o pé do lodo. Cobrou a rodo. Até Black Friday teve. Bom demais! Para melhorar as finanças lançaram novos distintivos, mais bonitos e chamativos. Você quer um? Houve engalfinhamentos atrás das benesses do poder. A moita orçamentária mexeu a valer. Dizem que fazem reuniões as claras. Sei não. Pagando para ver... É 2018 foi bom. Chefes a rodo recebendo distintivos, medalhas três ou quatro tacos sem contar Insígnias partilhadas a granel. Não faltou fotos dos chefes, mas faltou dos seus jovens lobos ou escoteiros. Quantos Cruzeiro do Sul? Lis de Ouro? Escoteiro da Pátria ou Insígnia de BP? Não sei. Deve estar lá num canto qualquer do PAXTU.  Se o Sistema de Patrulhas existe ninguém sabe ninguém viu. Perguntaram ao Jovem?

E Eu de novo:
- Muitos reclamaram do pobre 2018 do Temer. Eu não. Sou cordato, não submisso, mas entendo onde ele queria chegar. Para tristeza de muitos continuo Badeniano da Gema. Não posso mais entrar em um grupo, se for serei sabatinado. Deixarei meu escrutinador baratinado. Não vou parar de dar os meus “pitacos” nas mudanças que acredito. Sinto-me escoteiro do mundo sem reverências ou subordinação. Afinal faço questão da transparência, da lealdade, do respeito principalmente a nós Velhos Escoteiros que demos a vida e o coração pelo Escotismo no Brasil. Coisa que os Deuses do Olimpo Escoteiro não consideram. Quem sabe aparece uma nova safra e muda tudo de errado que existe hoje? Se for assim bendito 2019. Que seja com honra, caráter, transparência e ética. Que vá para casa estes que não querem deixar as mamatas "orgatícias" da EB.

Final:
- “E vamo que vamo”! Os novos e até mesmo antigos batem no peito: - Chegamos aos cem mil. “Mais maió de bão”! Esqueceram os que deram no pé. Lideres nem disseram Adeus e nem uma cartinha enviou. As novas associações abraçam esta Legião dos Esquecidos. Se a EB não deu um abraço eles pularam o obstáculo e foram fazer escotismo em outras plagas.  Enquanto isto vou me virando no postinho de saúde, no SUS que apelidei de PURGATÓRIO e deixando meu destino nas mãos de Deus. Continuo duro, sem tutu, sem Money, e me divertindo escrevendo contos... Histórias... Lendas e artigos falando de jovens, de chefes, de BP e deixando cair uma lágrima quando me lembro do meu passado do chapelão da calça curta, das minhas idas e vindas em portais do tempo que atravessei. Aos meus amigos, meus irmãos escoteiros, leitores badenianos de outros países o meu fraterno abraço, desejo de boas festas, bom escotismo amor e devoção dentro dos princípios da fraternidade.

MEUS QUERIDOS IRMÃOS ESCOTEIROS DO MUNDO FELIZ 2019!