HOTEL ESCOTEIRO

HOTEL ESCOTEIRO
cada foto tem uma história

domingo, 22 de fevereiro de 2015

Lord Robert Stephenson Smith Baden-Powell, Cidadão do mundo!


Lord Robert Stephenson Smith Baden-Powell, Cidadão do mundo!

22 de fevereiro de 1859. Dia do nascimento do nosso fundador. Uma data para ser lembrada sempre!

            Falar da vida de Baden-Powell é falar o que todos já leram ou ouviram contar. Sua história, seus feitos e até seus defeitos muitos conhecem. Admiro os historiadores que fazem tudo para trazer verdades e inverdades sobre ele. Eu prefiro o que leio de bom e assim vou vivendo com ele em minha mente e no meu coração. Ele sempre foi uma lição de vida, de homem honrado, que nos trouxe uma lei e uma promessa inesquecível e dita por dezenas de jovens no mundo inteiro. Ver hoje milhões de jovens fazendo as mesmas coisas, o mesmo sinal Escoteiro, o mesmo aperto de mão, seguindo um método único e suas frases que são lições a serem seguidas ao redor do mundo é admirável. Foi ele quem nos mostrou as vantagens de viver uma vida ao livre, que nos lembrou das belezas da natureza, que nos deu o sonho de acampar, viver em barracas com amigos que a gente nunca mais esqueceu. Sem ele não estaríamos aqui nos lembrando de um homem que trouxe para nós uma filosofia de vida, um jeito gostoso de sorrir, de tentar melhorar nossos corações, de lembrarmos sempre que fazer os outros felizes iremos também ser feliz. Um homem que hoje é conhecido por mais de 150 nações praticantes de escotismo, que neste dia tiram um minuto para saudar seu Chefe, como a dar uma sublime saudação àquele que nos deu outra maneira de viver.

                   Eu sei que muitos livros foram escritos sobre Baden-Powell, suas inúmeras viagens, anedotas, frases que ficaram na história e episódios que marcaram sua vida, mostram um dos mais importantes homens na história da Inglaterra e no mundo. Ele tinha inúmeros exemplos e fez questão de nos dar para vivermos assim também. O Fogo de Conselho, a Fraternidade entre países, a patrulha, a mística tão bem vinda às cerimônias Escoteiras, A Lei e a Promessa, o respeito à pátria e a Deus tudo isto nos tornou o que somos hoje. Eu poderia ficar aqui comentando tudo que sei sobre ele; Sobre tudo que fez, mas achei melhor fazer uma homenagem, lembrando um pouco de suas frases que irão ficar na história e nunca esquecidas:

- O homem que é cego para as belezas da natureza, perde metade do prazer da vida;
- A criança não aprende o que os mais velhos dizem, mas o que eles fazem;
- O homem que olha para frente e rema sua própria canoa, molda o seu futuro;
- O caminho para alcançar a felicidade é contribuir para a felicidade de outras pessoas;
 - Tente deixar o mundo em melhores condições do que encontrou;
- É preciso sempre olhar para o lado positivo das coisas, e não o mal;
- A Lei do Escoteiro é a base sobre a qual repousa toda a educação Escotismo.
- A confiança deve ser à base de toda a educação moral;
- A melhor maneira de superar as dificuldades, é atacá-los com um sorriso lindo;
- A ambição de fazer o bem é a única ambição que conta e que ajuda a obter a felicidade;
- A religião é uma coisa muito simples: primeiro, amar e servir a Deus, segundo amor e servir aos outros;
- A religião é uma coisa muito simples: primeiro, amar e servir a Deus, segundo amor e servir aos outros;
- A religião é uma coisa muito simples: primeiro, amar e servir a Deus, segundo amor e servir aos outros;
- Se a vida fosse sempre fácil, seria insípida;
- Um sorriso é a chave secreta que abre muitos corações;
- É importante ser bom, mas o mais importante é fazer o bem;
- O teste de educação bem-sucedida não é o que uma criança pode fazer de acordo com testes depois da escola, mas o que ela estará fazendo dez anos depois;

             São varias as frases que marcam os Escoteiros para viver intensamente o bem com todos. Terminando não poderia esquecer-me de detalhes interessantes: Em 1912, Baden-Powell visitou a Austrália, Nova Zelândia e África do Sul, em um barco ode conheceu Lady Olave que seria sua esposa. Em 1934, ele foi recebido pelo Papa Pio XI, no Vaticano, mostrando este grande interesse pelos Escoteiros e as possíveis aplicações da mesma em catolicismo. Em 1937, ele foi indicado para o Prêmio Nobel da Paz, mas não foi concedida em sua relação com um dos exércitos que participam do conflito global.

            Sabemos que hoje é uma data importante na vida de todos os Escoteiros. Quando nasceu devia ter uma estrela indicado que estava nascendo um grande homem que se tornaria uma lenda para milhões de jovens em todo o mundo. É maravilhosos saber que a promessa, o sinal, o respeito à cidadania as atividades ao ar livre são praticados por mais de 150 países onde jovens e chefes o saúdam como o Escoteiro Chefe mundial. Seja onde for teremos alguém saudando nosso mestre: O alemão diria Alizeit bereit, o espanhol Siempre Listo, o filipino Laging Handâ, o finlandês Ole valms, o francês Sois Prêt ou Toujours Prêt, o Holandês Weest Paraat, o inglês Be Prepared o Italiano Sii Preparato. E assim tantos outros idiomas são ouvidos em todo o globo.

                 Quem sabe uma estrela brilhante no céu aconteceu no dia do seu nascimento. Uma estrela que sabia do seu primeiro dia na terra cuja missão levantou milhões de jovens fazendo as mesmas coisas, com os mesmos ideais e tendo seu espírito presente na mente e no coração. Que esta ideia tão bem colocada nos traga tudo àquilo que esperamos para um mundo melhor. Escotismo, uma esperança, uma filosofia de vida que engrandece qualquer país que pratica esta ideia tão bem colocada pelo nosso Mestre Baden-Powell – Escoteiro do Mundo! Milhões de Palmas Escoteiras para ele!
Sempre Alerta!