HOTEL ESCOTEIRO

HOTEL ESCOTEIRO
cada foto tem uma história

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Os dez (10) países com mais escoteiros no mundo.


Conversa ao pé do fogo.
Os dez (10) países com mais escoteiros no mundo.

                 Dizem que já ultrapassamos a casa dos vinte e oito (28) milhões de escoteiros em todo o mundo. São 216 países. Isto nos enche de orgulho e torcemos para o Brasil sair de seu sobe e desce dos oitenta mil membros participantes. Cada país tem sua história, alguns apolíticos alguns ligados a alguma associação ou ONG do País outros dependentes de colaboração governamental.  Em todas as partes do mundo se discute qual o melhor caminho para que o escotismo possa ser aplicado em sua totalidade sem interferências no seu programa e método. Seria um tema para uma boa discussão entre os participantes do movimento Escoteiro brasileiro. Mas sabemos que isto é impossível hoje, pois são poucos que podem opinar. Quem sabe um dia seremos convidados para fazer com todas unidades Escoteiras uma imensa barraca onde todos terão direito a opinar ter voz e voto. Cada um tem sua opinião. Se apolítico é bom não discuto. Agora queira ou não somos dependentes da ajuda municipal estadual e federal. Pouca é claro, mas ninguém pode negar isto.

                Pelo que os historiadores contam o Brasil estava entre os dez primeiros países que formalizaram o escotismo quando posto em pratica na Inglaterra em 1910. Durante os primeiros anos ele subsistiu nos estados cada um fazendo seu escotismo sem ter uma união nacional. Um dia sentaram a mesa e surgiu a União dos Escoteiros do Brasil. Duas associações ligadas a UEB até hoje não aceitam interferência em sua filosofia e métodos e uniformização: – Os escoteiros do Mar e os Escoteiros do Ar. Dizem alguns que quantidade não é o primordial. Pode ser que sim. Mas quantidade aliada à qualidade é sim primordial. A formação escoteira tem tudo para dar aos países que dela usufruem uma formação moral pensando que o escotismo colabora com a família, a igreja e a escola. Isto tem dado bons resultados em muitos países.

                  Vejamos os dez países que possuem o maior efetivo Escoteiro no mundo.

- Primeiro lugar – Indonésia. Oito milhões e cem mil membros escoteiros. Uma república no sudeste asiático próximo a Austrália. População de mais ou menos duzentos e cinquenta e oito milhões de habitantes.

- Segundo lugar – Estados Unidos (EUA). Cinco milhões e novecentos mil membros escoteiros. Situado na America do Norte é o país de maior riqueza do mundo. Conta com uma população de trezentos e dezenove milhões de habitantes.   

- Terceiro lugar – Índia. Tem dois milhões e quatrocentos mil membros escoteiros. Situado no continente da Ásia têm uma população de um bilhão e duzentos e cinquenta milhões de habitantes.

- Quarto lugar – Filipinas. Tem um milhão e oitocentos mil membros escoteiros. Situa-se no continente Asiático tem uma população de noventa e oito milhões e quatrocentos mil habitantes.

- Quinto lugar – Tailândia. Tem um milhão e trezentos mil membros escoteiros. Também situa-se no continente Asiático tem uma população de quase sessenta e oito milhões de habitantes.

- Sexto lugar – Bangladesh – Tem oitocentos e noventa e seis mil membros escoteiros. Sua polução está por volta de cento e cinquenta e sete milhões de habitantes. Situa-se no continente asiático e interessante, dizem que a maioria de seus habitantes são pessoas pobres que vivem mais nas áreas rurais.

- Sétimo lugar – Paquistão – Tem quinhentos e vinte e seis mil de membros escoteiros. Mais um do continente asiático. Sua população ultrapassa os cento e noventa milhões de habitantes. 

- Oitavo lugar - Reino Unido – Tem quase quinhentos mil membros escoteiros. O Reino Unido é uma ilha da Europa que abriga a Inglaterra, a Escócia e o Pais de Gales. Sua população não chega a sessenta e cinco milhões de habitantes. Foi onde surgiu o escotismo em 1908/1910 fundado pelo General Robert Baden-Powell.

- Nono lugar - Quênia – Tem duzentos e sessenta e dois mil membros escoteiros. – Localizado no continente africano têm quase quarenta e cinco milhões de habitantes. Quem sabe este número foi motivado pela escolha de Baden-Powell em morar neste país e onde partiu para o Grande Acampamento em oito de janeiro de 1941.

- Décimo lugar – Coréia do Sul – Tem duzentos e quatorze mil membros escoteiros. Localizado também na Ásia tem quase cinquenta e um milhões de habitantes.

                    Estes dados são deveras interessantes. Podemos ver que dos quase vinte e oito milhões de escoteiros no mundo em duzentos e dezesseis países os dez mais populosos escoteiramente falando abarcam quase vinte e dois milhões de escoteiros. Então ficamos com seis milhões para mais de duzentos e seis países. Um conta danadamente ruim que não fecha. O que fizeram os dez para se sobressaírem tanto? Alguns dirão que a maioria deles fizeram um escotismo de estado, disciplina rígida, onde os pais obrigam a participação. Sei não.  Queira ou não como a OMME ou WOSM a Organização Mundial escoteira alardeia que temos mais de vinte e oito milhões de Escoteiro no mundo, estes dados poderiam ser melhor explicados. Quanto ao Brasil é melhor ficar calado. Crescer aqui se tornou tabu. Risos. Desculpem mas os tais planos de metas da União dos Escoteiros do Brasil ouço falar desde 1980. Resultados? Tentem fazer um gráfico dos duzentos e dezesseis países escoteiros e coloquem lá o Brasil.


                    Bem este artigo era somente para dar uma ideia aos nossos amigos que gostam de ser informados de boas notícias Escoteiras. Boas? Claro afinal temos mais de dez países com aproximadamente setenta e cinco por cento dos escoteiros no mundo. Eu posso ter errado, mas tentei aproximar ao máximo a realidade escoteira que existe hoje. Assustei por não ver a França, a Itália, a Suíça, a Alemanha ou mesmo o México em uma escala maior de membros escoteiros. Claro que tem explicação. Eu não sei qual é. Sei sim que muitos desses países de primeiro mundo que exportam a modernidade, a liberdade de escolha, o uso de qualquer peça escoteira como uniforme (dizem que a moda agora existe no escotismo) não estão tão bem assim em número de membros. Bem eles sabem o que fazem para que o seu escotismo seja o ideal a ser copiado, coisa que dirigentes brasileiros adoram.