HOTEL ESCOTEIRO

HOTEL ESCOTEIRO
cada foto tem uma história

domingo, 8 de janeiro de 2017

76 anos sem Baden-Powell.


76 anos sem Baden-Powell.

            Hoje está fazendo 76 anos que faleceu o nosso fundador Robert Stephenson Smyth Baden-Powell. Sua vida foi um exemplo e com um carisma que o tornaram um dos maiores homens da sua época. Herói inglês de muitas aventuras conseguiu criar o maior movimento de jovens do mundo. Conhecido em cada cidade ou país neste planeta, fez historias dando aos jovens um Movimento que além de saciar a sede de aventuras, os tornaram heróis, vivenciando um método único na arte de aprender a fazer fazendo. Todos aqueles que tiveram a felicidade de participar do Escotismo sabem sua historia. Coberta de glórias e aventuras foi considerado o Escoteiro Chefe Mundial por onde passava e fazia expandir seu movimento de coração.

             Mas ainda não aprendemos a ser imortais, a não ser na alma e na memória. Em 1937 com a saúde claudicante e antes de completar 80 anos de idade, aconselhado pelo seu médico ele e sua esposa Olave resolveram morar no Quênia, na Africa, em uma propriedade chamada de PAXTU (paz para dois) em Nyeiri. Faltando um pouco mais de um mês para completar 84 anos, faleceu no dia oito de janeiro de 1941. Em suas memórias B-P. comentava que PAXTU era um lugar tranquilo e com um panorama maravilhoso, com uma vista cheia de montanhas de picos coberto de neve. Muito conhecida, deixou uma carta para ser publicado após sua morte, cujo dizeres demonstram sua história de vida sempre dedicada aos jovens de todo o mundo.

Caros escoteiros:

Se já vistes a peça Peter Pan, haveis de recordar-vos de como o chefe dos piratas estava sempre a fazer o seu discurso de despedida, porque receava que, quando lhe chegasse a hora de morrer, talvez não tivesse tempo para fazê-lo. Acontece-me coisa muito parecida e por isso, embora não esteja precisamente a morrer, morrerei qualquer dia e quero mandar-vos uma palavra de despedida.

Lembrai-vos de que é a última palavra que vos dirijo, por isso meditai-a. Passei uma vida felicíssima e desejo que cada um de vós seja igualmente feliz.
Creio que Deus nos colocou neste mundo encantador para sermos felizes e apreciarmos a vida. A felicidade não vem da riqueza, nem simplesmente do êxito de uma carreira, nem dos prazeres. Um passo para a felicidade é serdes saudáveis e fortes enquanto são rapazes, para poderes ser úteis e gozar a vida quando forem homens.

O estudo da natureza irá mostrar as coisas belas e maravilhosas de que Deus encheu o mundo para vosso deleite. Contentai-vos com o que tendes e tirai dele o maior proveito que puderdes. Vede sempre o lado melhor das coisas e não o pior.
Mas o melhor meio para alcançar a felicidade é contribuir para a felicidade dos outros. Procurai deixar o mundo um pouco melhor de que o encontrastes e quando chegar a sua vez de morrer. Podeis morrer felizes sentindo que ao menos não desperdiçastes o tempo e fizestes todo o possível por praticar o bem.

Estai preparados desta maneira para viver e morrer felizes - apegai-vos sempre à vossa promessa escoteira - mesmo depois de já não serdes rapazes e Deus vos ajude a proceder assim.
O Vosso Amigo
Descrição: http://www.cne-escutismo.pt/Portals/0/imagens/fotos/bp/bp_signature.gif