HOTEL ESCOTEIRO

HOTEL ESCOTEIRO
cada foto tem uma história

domingo, 15 de janeiro de 2017

O maior Jamboree Mundial já realizado no mundo. Relembrando sonhos. Somente sonhos!


O maior Jamboree Mundial já realizado no mundo.
Relembrando sonhos. Somente sonhos!

                   Isto mesmo, já pensou? O maior Jamboree Mundial e no Brasil? Onde a participação seria livre? Sem exigências? Seriam bem vindos todas as associações Escoteiras do Brasil e do mundo, sem importar suas ideologias? – Irmão Escoteiro, um orgulho recebê-los aqui! E ai um sempre alerta, ou melhor, possivel, um aperto de mão sincero e um abraço de amigo para amigo. Seria o Jamboree da fraternidade.  Dez mil vinte, cinquenta ou cem mil Badenianos. Uniformes de todas as cores sem distinção. Seria próximo a um grande lago onde os Escoteiros do Mar pudessem desembarcar e fazer suas atividades, e também um aeroporto para que os Escoteiros do ar pudessem voar em um aeroplano, esbanjando felicidades nas asas da imaginação.

                 Seria permitida a participação de lobinhos e lobinhas em acantonamentos próximos, pois não haveria limite de idade. A meninada brasileira e mundial ficaria perplexa! Que linda atividade diriam. Seria mesmo. Ali não haveria discriminação. Europeus, africanos, australianos, asiáticos, americanos, pobres ou ricos dando as mãos numa fraternidade sem igual. Um sonho? Pode ser. Mas porque não convidar grandes empresas para patrocinar? Porque não pedir a Força Aérea para colocar aviões a disposição dos Escoteiros do norte e do sul gratuitamente? Se ministros e presidentes tem direitos porque não os escoteiros? Que tal convidar o Exército e a Marinha? Afinal mesmo com esta implicância com ordem unida tenho certeza que iriam colaborar com prazer. Porque não procurar a FIESP e pedir a ela uma colaboração? Afinal seu presidente sempre diz que é Escoteiro, contou “causos” de acampamento e falou bem do nosso escotismo em um programa de TV.

               Que tal a Coca-Cola? Que tal a Petrobrás? Mesmo roubada ela pode ajudar. Que tal a Vale do Rio Doce? E os Políticos? Não. Isto não. A Lava Jato acabou com seu prestígio. Afinal sempre teria algum dirigente querendo colocar neles um lenço Escoteiro. Necas da tal Frente Parlamentar. Quem gosta dela é o Juiz Sérgio Moro. Risos. Voltemos à realidade. Uma enorme Lista. A Votorantim estaria presente. A TAM e a GOL. A Embraer poderia ajudar. E o Carrefour? O Extra? A Wal-Mart? Não nos esqueçamos do Ceconsud, do Zaffari, dos Irmãos Muffato, do Condor Super Center, do Supermercado de BH, do Sonda Supermercados para colaborarem na alimentação destes milhares e milhares de jamborianos. Empresas boas não faltam, falta empenho de quem tem poder no escotismo. Não seria um sonho, até o escoteirinho de Brejo Seco iria participar.

                        Teria que ter uma organização perfeita. Não seria difícil. Chame aquele Chefe humilde do Grotão do interior. Ele é bom nisto e como ele temos centenas. São mateiros perfeitos. Pessoas assim é que precisamos na linha de frente. Chamem a Professorinha. Temos milhares delas. São Akelás, assistentes das melhores. Esqueça os chefões da corte ou daqueles que tem castas. Como somos irmãos de sangue vamos deixar que eles participem em um Subcampo próprio com cerca eletrificada. Colocaremos um batalhão policial para tomar conta deles. Só podem sair acompanhados. Risos. Coitados, nada disto, pois são irmãos de sangue. Eles serão livre para andar e voar como todos.

                     A impressa teria um lugar especial, toda ela sem exceção. Vamos chamar bons relações públicas Escoteiros e que saibam se entender com eles. Existem muitos por aí. E depois de escolhido o local, e de enviar carta convite (sem essa de SIGUE, vamos escrever, pois assim o convite tem mais seriedade) vamos pedir sugestões, vamos conversar, vamos dar a cada um o direito de opinar. Isto meus amigos é democracia. Será uma apoteose. Iremos ser reconhecidos como um grande movimento educacional e que sabe crescer com as próprias pernas acreditando no amanhã. O convite seria assim: - Meus amigos Escoteiros e escoteiras. Estamos convidando vocês para o maior evento mundial já realizado em todos os tempos na Floresta da Esperança, bem perto da Cachoeira do Sonhos, onde se pode avistar a Montanha da Felicidade. Fazemos questão de sua presença mesmo se não puder pagar!

                  Já pensou a alegria da escoteirada? Seriam poucas autoridades convidadas. O epicentro é o jovem. Os que puderam pagar uma taxa mínima ou não podem pagar nada seriam solicitados a dar um belo sorriso e estaria inscrito sem pestanejar. Seria o Jamboree do Melhor Possível do Sempre Alerta gostoso, do Servir e da vontade de ser mais um. E todos serão convidados a trazer a moeda da boa ação, afinal boas ações dignificam o caráter. Teremos algumas exigências. Deverão vir com suas patrulhas completas ou quase, pois será um Jamboree onde o Sistema de Patrulhas o aprender fazendo e a técnica escoteira teria prioridade. E as atividades aventureiras? Demais! Vamos exigir garbo e boa apresentação. Todos poderão durante o Jamboree lavar e passar a moda escoteira seu uniforme escolhido. Façam a lista do material, deixem a tralha pronta para ser usada. Logo o Brasil irá ver na terra no ar e no mar a escoteirada chegando.

              Atenção! Iremos convidar o Espirito de BP. Não sei se vem, pois anda meio decepcionado conosco. Até deixou escrito: - “Acorde chefe, vá trabalhar! você só tem um dia na vida, portanto aproveite cada minuto. Dormirá melhor quando chegar a hora de dormir, se tiver trabalhado ativamente durante o dia inteiro. A felicidade será sua se você remar a sua canoa como deve. Desejo de todo o coração que tenha sucesso e na linguagem escoteira:” BOM ACAMPAMENTO”.


                 Falar mais o que? Sei que são sonhos, mas como é bom sonhar. Já pensou se pudesse ser verdade? Bom demais. E olhem nunca irei parar de sonhar. Quem sabe algum dia teremos um Jamboree como este?