terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Conversa ao pé do fogo. Não me levem a mal, mas eu sou o tal!


Conversa ao pé do fogo.
Não me levem a mal, mas eu sou o tal!

Obs. – Este artigo não se dirige a nenhum Chefe Escoteiro atual ou do passado. Nem pensem em colocar a carapuça. Oxente! Portanto pensem que se trata de um país fictício chamado Bidipauwel. Já estive lá estudando o escotismo que fazem. Fiz até uns cursos e me dei muito bem. Gosto de dormir e correr para lá. Se me sinto bem ou não é outros quinhentos!

Meu caro Chefe:
                      - Tudo bem... Você já tirou sua foto com seu lenço de IM. Ótimo. Mostrou também seu certificado. Bom demais... Sei que tem outras mostrando seu diploma de mérito, sua condecoração de bons serviços ou gratidão. Beleza! Sei que já postou a foto da sua turma do curso. Linda foto. Sei que já está comentando que vai fazer em breve um avançado para participar da equipe de formação. Formidável! Sei que recebeu convite para ajudar em um curso e está se preparando para impressionar os cursantes e a chefia do curso. Nossa! Sem palavras! Mas e seus meninos? Seus rapazes? Seus assistentes?

                      Tudo bem que já pagou quase toda a taxa do Jamboree, você não ia perder estar próximos aos “homens” do poder. Tudo bem. Aceito... Mas pergunto novamente e seus jovens? A moçada vai bem? Tem as patrulhas completas? Ninguém sai e não há vaga? Uma enorme fila de espera? Quantos acampamentos fez no ano passado? Alguém na tropa tem mais de cinquenta noites de acampamento? E seus assistentes estão satisfeitos com você? Já me disse que seu grupo recebeu o certificado da UEB de Grupo padrão. Você já disse isso. Orgulha-se de ser o melhor. Padrão ouro, pois prata e bronze é para os Zé Mané!

                       Voce sempre escreve nas redes sociais que é preciso primeiro se preparar para depois ensinar... Ensinar? Você ensina? Triste sina. Pensei que seus rapazes e moças aprendiam a fazer fazendo. Mas tudo bem, novamente eu tenho de aceitar. Até me lembrei de um pequeno poema de um jovem escoteiro que me disse; - Chefe! Não foi ouro, não foi prata, muito menos o dinheiro, foi à fibra foi à raça que me fez um escoteiro! Adorei... E você não?

                     Olhe me tenha como amigo, não sou seu inimigo, sou um velhote cheio de manias e sei que assim como você o mais importante são eles e não você. Claro você merece. Dá duro, trabalha tem família para sustentar. Quem sabe não teve a oportunidade de escoteirar quando pequeno, mas e daí? Eu sei ou talvez nem saiba que você gostaria de fazer o que não fez. Sei que adora cursos, adora ser um líder para ensinar e liderar. Diz para muitos que tem muita coisa para dar.

                    Sei que faz isto muito bem com seus escoteiros, se dá bem com todos eles, mas onde estão as fotos deles para você publicar aqui? Nos acampamentos, nas excursões nas atividades aventureiras e melhor ainda, mostrando as pioneirías que construíram? Claro eles e não você. Diga-me quantos receberam cordões de eficiência? Tem muitos com os Lis de Ouro?

                     Pelo que vejo você já se apresentou. Mostrou seus certificados, mostrou seus dotes de líder, mostrou que pode ajudar aos voluntários que estão chegando. Já comentei que isto é uma beleza, mas pensei que o importante era a moçada, tão precisada de uma motivação para continuar. Eles não esperam isso? Não valeu seus cursos, seu aprendizado a literatura que leu de “cabo a rabo”? Gostaria de ver quantos lobinhos que passaram para sua tropa ainda permanecem até hoje. Todos? Então você é um sortudo! Merece um abraço e lhe sapeco uma medalha de Chefe dos chefes e dos chefões!

                    Desculpe eu sei que vai me dizer que este artigo não é para você. Você é diferente. Não se preocupa com medalhas, com certificados de avançados, aceita se querem dar não será contra, mas sua preocupação não é ser elogiado pelos lideres, e tampouco com os diplomas de mérito que já recebeu. Sei que é um literato escoteiro, conhecedor do POR, das normas e estatutos da UEB. Sabe de cor e salteado. Mas posso perguntar? Depois de tudo que recebeu já começou a aplicar em sua sessão? A turma deve estar sorrindo de orgulho de você não é?

                     Calma, não vou discutir, pois tudo que faz é sensacional. Sua turma desculpe Patrulha sabe formar, atende com presteza seu chamado, ficam calados e durinhos quando você fala, enfim você é o herói que eles pensaram em ser. Nem me diga que tem muitos cursos e até no exterior e isto é incrível, mas precisamos pensar neles não concorda? Mostre que eles são importantes, escreva e poste a foto deles escoteirando, com garbo e boa ordem fazendo boas ações. Tem mais? Opa! Tudo bem sei que aplica corretamente o Programa educativo na sua sessão e não discuto! Parabéns!

                   Ah! De novo chefão? Você se acha o tal? Vá colher banana no bananal. Olho de banda... Não era o Chefe que me telefonava lá de Botsuana. É meu espelho. Gosta de se divertir com minha cara. O que fazer? Vou até ele: - Espelho, espelho meu existe alguém mais chato do que eu?


Nota – Este artigo é uma ficção. Eu e você sabemos que os chefes escoteiros do Brasil não procedem assim. São perfeitos na sua forma de agir. Fazem de Baden-Powell seu ídolo pessoal. São mestres em Sistemas de Patrulhas e tem um grande amor pelo campo, pelos acampamentos e adoram cantar em uma noite de luar. Portanto meus leitores não condenem ninguém. Todos nós somos imbuídos no espírito da Lei e da Promessa e jamais iremos fugir de nossas obrigações... Com os jovens!