terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

Crônicas de um Velho Chefe Escoteiro. Jamborees... Um sonho possível?



Crônicas de um Velho Chefe Escoteiro.
Jamborees... Um sonho possível?

Jamboree
dʒæmbə'ɹi/
1.     Substantivo masculino
Congresso de escoteiros, não raro internacional ☞ f.aport: JAMBORÉ.

                     O Movimento Escoteiro criado por Baden-Powell teve uma expansão nunca esperada. Em poucos anos dezenas de países implantaram suas bases chegando a número consideráveis de participantes. Baden-Powell após a primeira Guerra Mundial, sabendo que muitos escoteiros e Chefes de vários países tombaram, chegou a temer pelo futuro do Movimento. Ele imaginou um encontro de amizade para dar uma palavra de esperança e ao mesmo tempo por a prova a fraternidade mundial.

                    Neste primeiro encontro em Olímpia Londres Inglaterra, em 30 de julho de 1920, se reuniram mais de 8.000 Escoteiros. Foi o primeiro Jamboree da historia. De lá para cá foram mais 23 encontros mundial sendo o último realizado no Japão, em Kirara Beach em 28 de julho de 2015 com mais de 147 países e 32 mil participantes. Existem diversas hipóteses do porque Baden-Powell deu esta denominação em encontros escoteiros de vários países.

                     - O Jamboree seria a união de “jam” (que em inglês significa compota, uma mistura de açúcar e frutos apetitosos, mas que aqui teria o significado de mistura de raças e culturas) com “boree” (O vento que sopra e mistura essas culturas). Outros comentam que Jamboree seria uma palavra Zulu, que significaria “encontro oficial dos chefes das tribos” ou apenas “encontro de pessoas”. - Em linguagem Swahili (África), "jambo" significa "olá", sendo que "jamboree" poderá ser um ajuntamento de pessoas dizendo "olá" umas às outras. 

                     - Na gíria americana (desde o séc. XIX), a palavra jamboree significava "divertimento ruidoso", "folia" ou "farra". A partir de 1920, após Baden-Powell a usar para denominar um gigantesco encontro de escoteiros, esta palavra começou a entrar nos dicionários sempre associada ao escotismo. A forte ligação de Baden-Powell aos fundadores do escotismo nos Estados Unidos, William Boyce, Dan Beard, Ernest Seton e James West, poderá ter motivado a escolha desta palavra. 

                     A organização de cada Jamboree Mundial é atribuída pela OMME “Organização Mundial do Movimento Escoteiro e WOSM - World Organization of the Scout Movement”, que na Conferência Mundial escolhe entre as candidaturas que se apresentaram anteriormente. Participar de um Jamboree Mundial é quase como viajar pelo universo e descobrir novos planetas, é “Descobrir um Novo Mundo”, como o tema sugere. Diferentes culturas, idiomas distintos, aventuras inesquecíveis, novos amigos, muitas emoções, histórias incríveis e muito mais.

                   Um jamboree é uma festa, uma celebração ou outra reunião onde há um grande número de pessoas e muita emoção, diversão e diversão. Faço uma pequena transição aqui de Marcela Munhoz, que escreveu no diário do Grande ABCV em 14/08/2011:

- Não há um só integrante do escotismo que não saiba o que é e não deseje participar do Jamboree. Trata-se de evento realizado de quatro em quatro anos, que reúne participantes do movimento do mundo todo em um único acampamento. O objetivo é trocar conhecimentos e fazer amizades. Só pode participar uma vez, a não ser que vire chefe ou trabalhe na organização.

É por isso que Rayanne de Andrade e José Marcos de Melo Junior, 15 anos, do grupo Guaianazes, de São Bernardo, estão tão eufóricos. Eles acabaram de voltar da Suécia, onde passaram 18 dias, sendo 12 só no acampamento. "Foi uma experiência maravilhosa. Sempre quis ir e foi melhor do que imaginava", derrete-se a garota.

Mais de 38 mil jovens de 14 a 18 anos estiveram no Jamboree deste ano, que teve como tema Simplesmente Escotismo. Lá eles se dividiram em quatro vilas e essas, por sua vez, em tropas. Os dois ficaram em uma com 40 brasileiros, incluindo Eduardo Nomura, 15, do grupo João Ramalho, de São Caetano.

Durante o dia, realizavam atividades programadas, como o acampamento com um grupo de escoteiros locais, e depois das 15h podiam ficar à vontade para conhecer gente nova. "É incrível que, apesar das línguas serem diferentes, todo mundo se entendia durante todo o evento. Falei com pessoas de Hong Konk, Austrália, França. Tenho milhares para adicionar no Face", conta Marcos.

Além das amizades, Rayanne aprendeu muito. Uma das lições foi saber dividir tudo e economizar. Cada tropa tinha um cartão com 15 mil pontos para gastar com comida. No final, sobraram pontos. "Os preços eram razoáveis. O mercado só começou a aumentar o valor de itens mais procurados, como Nutella. Todo mundo se dividia para cozinhar e lavar a louça. Deu certo." – Quem quer participar de um Jamboree, deve se programar a partir de agora. "É preciso se organizar. Vale muito a pena", afirma Marcos.

                   Boa atividade, bom campo e se divirtam, pois “Jamborear” é uma atividade para não esquecer nunca mais!

Nota - Não... Nunca participei de um Jamboree, claro assim como você sempre sonhei em ir em um. Hoje velhote sem pernas e aposentado meu Jamboree é ver pela TV. Não me apetecem sinceramente os programas e as atividades de um Jamboree moderno. Tornou-se uma copia melhorada ou piorada dos Campos de Férias tão procurados nas férias escolares. (taxas quase igual!). Mas o Jamboree tem algum que marca os amigos do mundo, de todo lugar. O colorido escoteiro se fazendo presente nos uniformes, nas barracas, canções e porque não na fraternidade. Se você vai em um, meu fraterno abraço. Divirta-se, uma pena que muitos não poderão ir, pois o valor da taxa excede o que eles poderiam pagar!