quinta-feira, 17 de maio de 2018

Conversa ao pé do fogo. Vale a pena polemizar?



Conversa ao pé do fogo.
Vale a pena polemizar?

- Sei não, acho que não. Polemizar nas redes sociais é perda de tempo. Cada um sabe onde a bota aperta e onde a boca abre. Vez ou outra perco meu tempo e meto minha colher de pau. É pau de dar em doido. Uns batem palmas, outros descem o cassetete. “Eita” escotismo moderno. Dizem que por sermos antigos somos da pá virada. Como diz o meu amigo – Chefe seu português é de lascar. Que tal umas aulas para ser melhor entendido? Putz! Vontade de não ser um cavalheiro, ou melhor, um escoteiro a moda antiga.

- Sabe o melhor local para polemizar? Debater? Discutir e chegar a um bom entendimento? Nem vem que não tem diz um entendido de normas e leis a dizer que o regulamento é assim e assado. Ou você obedece calado ou dá no pé. Cacilda! Devo deitar no trilho da Maria fumaça só porque o tal Pêôerre na página tal artigo tal alínea tal está escrito que devo e não devo fazer? Necas de catibiriba. Um az de leis escreve e eu obedeço? Sem perguntar? Sem saber se aceito? Voltando a minha praia, onde gosto mesmo de debater, conversar e entender...

- Em volta de uma fogueira. Putz Grila! Bom demais, ali se fecha os olhos, quase todos dão as mãos, cantam contam causos, uns lembram e outros informam: - Turma! O passado já era hoje temos cem mil e outro grita: - três chefes para cada escoteiro! Pelas barbas do profeta!  Já pensou? Discutir cem mil contra duzentos milhões e coisa e tal de habitantes? Quantos escoteiros tinha em 1970 quando ganhamos a copa? Setenta milhões? E escoteiros? Dizem que eram quarenta mil sem as escoteiras. E então? Gostou papudo, agora me serve um cafezinho?

- A gente olha a bananinha verde assando e dá uma fome danada! E um grita! A meninada é outra, hoje é tudo moderno, diz um Chefe aloprado que dia desses um pediu para que o uniforme fosse tipo militar, se abolisse o chapéu e substituído pelo capacete tipo os que usam hoje copiado dos alemães na segunda guerra. – Ai o chefe sabidão perguntou? E a camisa fora da calça? – Ora chefinho, te manca, isto é moderno. – Uai! Você não vai copiar nossos jovens militares? Eu Chefe? Eu. Até que pensando bem aquele usado pelas tropas de fronteira até que dá no pé! Mas gosto mesmo é de andar de cueca! – Valha-me Deus!

- E a conversa segue alguns animados, um quase dormindo canta! Acorda escoteiro acorda que o galo já cantou! – Cantou nada um disse. Hoje galo é eletrônico, é você quem diz a ele a hora de cantar! Tá no Pêôerre.  Rarará! Mas a fogueira tá boa, o céu tá estrelado e na montanha a lua vem surgindo. Bunita que nem um queijo mineiro. Dos redondos, dos “mais maió de grande”. Eita que embate gostoso, todos irmãos, diferente do que dizem: - Não gosta? Não aceita? Vá a assembleia e apresente suas reivindicações!

- Coloco minha capa preta, simples nada da parecida com o Tenório Cavalcante, o homem da “Lurdinha” (só os do passado vão lembrar), olho pru cometa que passa cantante soltando chispas no ar e faço o pedido: “Se vai atender, por favor, traga de novo ao vivo o escotismo que pode ser feito a moda antiga, por favor,”! – Será que serei atendido? Sei não. Um qualquer vai dizer que somos cem mil. Olhe sem querer ofender, cem mil é a... Calma não é palavrão, cem mil é a panaceia aquela que é a cura de todas as doenças, mesmo a do estrelismo sem estrelas.

- E volto de novo aos valentes defensores da lei e da ordem: - Vá a Assembleia! Prá que? Receber medalhas no dia da festa de toma lá da cá não vai dar. Já disse não tenho registro. E vem o Zé das Quantas dizer: Chefe mandei por escrito, reconheci firma, sabe o que me disseram? Fica prá depois, o tempo acabou. O programa tá feito. Aguarde, um dia desses conchavando vamos chegar a uma solução! Eita turma que adora um conchavinho ou um conchavão! Kkkkk.

- Enquanto isso a turma do bem bão passeia nos estranjas, cobra tudo e a todos. Vende bem seus trecos escoteiros. Afinal são cem mil fieis clientes cativos. Quem não quer? Tome um verde, um azul e um grená. São dezenove tipos. É só escolher e pagar! Chefe reclame no Paxtu! Eu eim? Se não tenho dinheiro nem para ir a Belzonte que demais em Paxtu. – Chefe Paxtu é um programa da EB, basta pagar a taxa se registrar e recebe a senha! Nossa! Será que pediram autorização a BP ou correram para registrar no IMPI? Afinal tá tudo lá registrado.

- Saudades do meu tempo de DCIM não entendia bulhufas de aparelhagem moderna. Não era muito fã de salão, muita conversa. Detestava palestra e as dava em jogos, apresentações, dinâmica (nem sei bem o que é isso) debaixo de uma sombra de uma bela árvore (Cortaram a Mangueira que ficava no centro do Campo Escola do Jaraguá) sempre ao ar livre, a turma à vontade, sentada ou deitada onde queriam. A gente conversava, batia papo e o tema era guardado para sempre.

- Saudades dos velhos tempos. Conversar gostosamente com amigos quem sabe um churrasquinho sem ser metido a entendedor de normas, regulamentos e o escambal. Epa! Estou polemizando? Cruz credo. Fico no meu canto, tem gente sabida demais aqui e na EB. Um dia desses me processam, pois estão escolados nisso. Fico no meu canto, olho para os lados. Sorrio... Epa o velho escoteiro não tem e nunca teve papas na língua. Que a EB se dane, que meu escotismo de BP permaneça para sempre no meu coração.

Nota – Entro em uma discussão que não devia entrar. Um publica, torce meus brios, dou meus pitacos e lá vem a replica, a tréplica e a quadritéplica. E não para. São dois três quatro talvez. Meu “zizito” enche. Sei que cada um tem seus pendores, seus amores e seus créditos. Mudar? Não vai dar. Pau que nasce torto não tem jeito, morre torto. Como diz o letrado? Tudo não é mais que uma conjunção de fatores, de aceitar e não discutir. – Bah! Não é minha praia.