quarta-feira, 16 de maio de 2018

Gente amiga do Escotismo! Eu vi!



Gente amiga do Escotismo! Eu vi!

- Gente amiga do Escotismo, eu vi... Vi com esses olhos que a terra há de comer. Eu vi chefes que um dia tirei o chapéu. João Ribeiro, Benjamim Sodré, Floriano de Paula, Darcy Malta, Guido Mondin, Sauro Bartolomei e tantos outros. Me orgulho deles. Não chego nem perto do conhecimento que eles tiveram. Talvez tenha feito um escotismo diferente, liberto, criando aventuras e voando nas asas da imaginação, mas não pude falar ao Brasil... Eles sim!

- Verdade! Eu vi... Palavra de Escoteiro se é que ela ainda vale. Vi gente nas grandes corporações, nas lideranças religiosas, no alto clero educacional, na Corte Suprema, no tão desacreditado congresso e até mesmo no alto poder da presidência do Brasil. Saudades de José de Alencar e Itamar Franco Do Guido Mondin, todos dizendo dos valores do escotismo e do orgulho em ter participado e ainda guardavam boas lembranças.

- Gente eu vi! Garbosos escoteiros desfilando pela pátria, pelo seu grupo, pela sua região e até mesmo pela União dos Escoteiros do Brasil. Belas tropas, valorosas patrulhas com suas carretinhas, ou com seus bastões alçados com sacos de tralhas escoteiras indo acampar. Eu vi com esses olhos que a terra há de comer, escoteiros hasteando ou arvorando uma bandeira nos picos nas montanhas, nas pradarias, dando sorrisos e cantando belas canções.

- Hoje gente amiga eu também vi. Chefes, tantos que dizem termos um para cada quatro escoteiros. Formidável! Agora seguir a pista de BP será fácil para chegarmos ao ponto de reunião. Agora temos chefes que se igualam a Sócrates, Jean-Jacques Rousseau, Friedrich Nietzsche, Platão Aristóteles, e porque não dizer a Baden-Powell e tantos mais. Não são tantos, pois temos outros mais humildes que se comprazem em seguir a trilha que estes novos pensadores colocaram no caminho de BP acreditando que podem atingir o Caminho para o sucesso.

- Gente eu vi, gente boa escoteirando, mas vejo também os lideres que chamam de Pai Ganso, que sabe aonde vai e nas suas pisadas vai seguindo o filho atrás. Marcha soldado cabeça de papel, se não marchar direito vai direto para... E nas ondas dos escreventes, dos sorridentes, lá no Olimpo, tente dialogar, não vai dar, não está no programa. Gente eu vi o programa, sem duvidar tenho duvidas se a nação vai reconhecer se o resultado foi o melhor.

- Gente eu vi e ouvi me chamarem de presunçoso, de atrasado, aquele que só sabe fazer nó... E eu fazia, e olhe mais de quatro dezenas. De cabeça para baixo, pendurado com uma mão no galho e outro fazendo nó. Isso vale? Necas meu Chefe, não vale disse um pedagogo. Vale entender como funciona a Célula-Tronco. Vale ser um az em filosofia, em pedagogia, e eu? Um bobo da corte que só sabia Pioneirar e mais nada. E minha contribuição?

- Gente eu vi e vejo que ser grandão, ser da corte e da casta dos nobres, ter nova roupagem e vestir como quiser desde que um primata atual colocou nas lides do Pêôerre, e então a mundana classe escoteira seguiu sem tirar nem uma vírgula sequer. Gente, eu vi, conchavos, vi delatores, vi abraços, vi aproveitadores, eu vi demais... Condenam-me por ser um Arsène Lupin um ladrão de Casaca hoje transformado em ladrão das ideias de BP.

- Gente eu vi, a sociedade do Brasil não conseguir ver os meninos escoteiros através dos muros os meninos heróis, com seus fardamentos fantásticos todos sem saber que houve um passado uma memória que tentam a todo custo apagar. Chamam isto de padrões da modernidade. Gente eu vi nas paginas da mídia impressa falada e televisada, nada que foi abençoado por grandes empresas pedindo emprestado seu nome para falar de seus produtos, mas sempre mantendo o padrão do escotismo de BP.

- Gente eu vi, não queria ver. Discussões inúteis nas plateias escoteiras onde dirigentes ditam as leis, fazem conchavos, programas prontos sem poder mudar. Através de imensuráveis normas onde não existem mais consulta, pesquisa, sem nem dar bola a essa malta que todo sábado se sacrifica para ajudar, lá estão eles os fariseus os escribas de plantão se jactando nas redes do poder, viajando, gastando fazendo de tudo um meio prolifero de conseguir mais e mais... Enriquecendo aqueles que se esqueceram da palavra servir.

- Gente eu vi... E não queria ver. Afasto-me de discussões estéreis. Discutir com alguns que nem saber onde está o cavalheirismo, a cortesia, a lealdade, a palavra chave ser irmão de todos e dos demais escoteiros. Demais? Onde? Só vale dentro da Associação? Chega, desculpem, não quero mais ver. Melhor seguir o cego e se um dia cair na ribanceira bem feito. Como disse o profeta: - Ser livre, fazer o que quer livre arbítrio para decidir. Vamos aguardar e ver se eu vi, não sei!

Nota – Gente, eu vi e não queria ver. Dizer mais o que? Tem reciprocidade, tem replica e treplica? Aonde eu quero chegar? Não sei, um dia acreditei nas palavras de BP que sempre disse que tenho que tomar cuidado com o Cucu humano, O Cuco-humano é geralmente uma espécie de gente superior que, numa questão, só vê o lado que lhe interessa e o de mais ninguém. Melhor é escrever o nosso mui amado John Thurman: OS ÚNICOS CAPAZES E POSSÍVEIS DE PÔR O ESCOTISMO A PERDER SÃO OS PRÓPRIOS CHEFES E DIRIGENTES.  Sempre Alerta!