quinta-feira, 3 de maio de 2018

Crônicas de um Velho Chefe Escoteiro. Carta de Um pai ao Chefe Escoteiro de Seu filho.



Crônicas de um Velho Chefe Escoteiro.
Carta de Um pai ao Chefe Escoteiro de Seu filho.

Obs. Esta carta é baseada em uma escrita por Abraham Lincoln ao professor de seu filho em 1830. Os dizeres são todos aqueles que os pais dos escoteiros de ontem de hoje e de amanhã desejam para seu filho.  

“Caro Chefe Escoteiro.
- Meu filho não é melhor que ninguém. Ele hoje está maravilhado com a vida escoteira que iniciou há pouco tempo. Sei que os objetivos escoteiros é adestrar os jovens para uma vida futura sadia e honesta. Sei que ele deverá aprender que nem todos os homens são justos, nem todos são verdadeiros, mas, por favor, diga-lhe que, para cada vilão há um herói, para cada egoísta, há um líder dedicado”.

- Ensine-o, por favor, que para cada inimigo haverá também um amigo, ensine-o que mais vale uma moeda ganha que uma moeda encontrada.

- Ensine-o que vale a pena ser honesto, ser ético, reconhecer que a Lei Escoteira é seu bastão que o levará a um futuro melhor.

- Ensine-o nos jogos a perder e sorrir se necessário. Ensine-o a saber, gozar da vitória, afaste-o da inveja e dê-lhe a conhecer a alegria profunda do sorriso silencioso.

Faça-o maravilhar-se com as técnicas escoteiras, mas deixe-o também perder-se com os pássaros no céu, as flores no campo, os montes e os vales.

- Quando for brincar com os amigos da Patrulha, explique-lhe que a derrota honrosa vale mais que a vitória vergonhosa, ensine-o a acreditar em si, mesmo se sozinho contra todos.

- Ensine-o o caminho para o sucesso, deixe que ele se guie pelo próprio exemplo aprendendo a fazer fazendo e acreditando que sempre pode fazer o melhor.

Ensine-o a ser gentil com os gentis e duro com os duros, ensine-o a nunca entrar em multidões simplesmente porque os outros também entraram.

- Ensine-o a ouvir todos, mas, na hora da verdade, a decidir sozinho. Ensine-o a rir quando estiver triste e explique-lhe que por vezes os homens também choram.

- Ensine-o o valor da fraternidade, da igualdade e que ele nunca se esqueça de sua Promessa Escoteira que irá viver em seu coração para sempre.

- Ensine-o a lutar pela verdade, não seguir falsos profetas, e se necessário lutar só ou contra todos, se ele achar que tem razão.

- Mostre a ele o caminho a seguir, o caminho a evitar e se necessário pular o obstáculo. Mostre que ser escoteiro não é só no nome mas também no coração.

- Trate-o bem, mas não o mime, pois só o teste do fogo faz o verdadeiro aço. Deixe-o ter a coragem de ser impaciente e a paciência de ser corajoso.

- Chefe, mostre a ele o orgulho em ser escoteiro, a estar sempre limpo e asseado, mesmos nos acampamentos que aprenda que o garbo o fará um homem elegante, com distinção e boa aparência.  

Transmita-lhe uma fé sublime no Criador e fé também em si, pois só assim poderá ter fé nos homens.

Chefe eu sei que estou a pedir muito, mas ele vai ver no senhor o seu herói e seu exemplo será por ele seguido. Meu amigo Chefe veja o que pode fazer. Confio na sua verdade no seu amor aos jovens e no respeito que tem por eles.
Obrigado.

Assina: Um pai de Escoteiro.

Nota: - Carta baseada no original escrito por Abraham Lincoln ao professor de seu filho com algumas adaptações em que um pai pede ao Chefe que faça de seu filho um homem honesto, de caráter e honra. Que tenha ética e que aprenda desde pequeno a respeitar para no futuro ser respeitado. Fraternos abraços.