sábado, 30 de março de 2019

Crônicas de um Velho Chefe Escoteiro. O bastão Totem do Monitor.



Crônicas de um Velho Chefe Escoteiro.
O bastão Totem do Monitor.

- Estar com o bastão totem da Patrulha é ter um sentimento de satisfação e valorização. Um orgulho danado em conduzir e gritar bem alto o lema e o Grito da Patrulha. Observem os monitores, gritam mais alto, vibram com ufania, exaltam a gloria de pertencer aquela Patrulha. É uma honra monitorar uma Patrulha e sentir-se digno de levar seu símbolo máximo. O Bastão Totem. É notável o papel do Monitor. Dizem que uma Patrulha será sempre o que for o seu Monitor. Não duvidemos, pois seja quem for ele sente a força a luta pela gloria e melhor ainda quando os seus escoteiros aprenderem a segui-lo como seu líder.

- Baden Powell certa vez disse que se não fosse o Chefe Mundial dos Escoteiros, e se o permitissem escolher um posto no movimento escolheria ser um Monitor de Patrulha. Não importa se for um Águia, um leão, uma onça, tigre ou elefante. Mesmo que seja um Esquilo o orgulho de levar o seu bastão totem é muito grande. Uma vez tive a honra de ser um Chefe de Campo Sênior em um acampamento Regional. Nossa! Vibrava quando me reunia com os monitores, eram 36. Isto mesmo trinta e seis patrulhas. 1967? Acho que sim.

- Tim Tom um sênior do meu tempo dizia nunca ter esquecido uma Patrulha cujo grito virou símbolo do Campo Sênior em Um acampamento Regional de Patrulhas. Disse-me que eram do Grupo Escoteiro São José do Rio de Janeiro. Grito longo, todos terminavam o seu e corriam para pegar no bastão do Monitor para junto terminar o grito que era bem longo: - “Somos do setenta, Grupo São José! Somos a Patrulha, a Patrulha que é... Baden-Powell, Patrulha boa, melhor não há, vem cá prá ver, prá acreditar! Existe Patrulha melhor? Talvez sim, talvez não, quem sabe... Só Deus!

- Tim Tom dizia que até hoje lembra aquele bastão totem da Patrulha Baden-Powell e se derretia todo em lágrimas de lembrança. Quase cento e sessenta seniores. Amigos irmãos, e tudo graças a um grito graças a um Bastão Totem. Tim Tom hoje na minha idade sempre me contava que quando menino sonhava em carregar o bastão totem da Patrulha Lontra. Enorme, ele franzino, o bastão tinha quase um metro e sessenta e cinco, duas polegada, ponteira de aço, um totem enorme bordado espetacularmente pela mãe do Rael. Chefe... Que saudades... Onde ele anda? Quantos de nós ainda se recorda do símbolo da Patrulha?

- Contava Tim Tom: - Chefe quando escoteiro o Monitor mais antigo era nomeado o Guia da Tropa. O Chefe podia faltar e ele estava lá. Amigo de todos, exigente é claro, pose de chefão, mas um exemplo para os demais monitores. Foi extinto. Algum “çabio” dirigente não gostou. E o seu bastão totem? Um e setenta de altura, duas e meia polegada, só a ponteira de aço acho que pesava quase meio quilo. Não sei, pois era menino e sonhava carregá-lo em uma jornada. – Tim Tom! Tome, dois quilômetros e não o arraste, ele não é poste nem carreta. Mostre seu orgulho! Será que os monitores de hoje tem costume de arrastar e bastão?

Kkkkkk! Ria Tim Tom. Chefe ele era pesado e suando lá ia eu levando sem reclamar. Adoro ouvir o Tim Tom. Até hoje gosto de ver a pose dos monitores com seu Bastão Totem. Lidam com ele como se fizesse parte do seu corpo. Alguns enfeitam, outros pintam e conheci vários que contava a história da Patrulha através de palhetas de couro fino. Havia até um que tinha as estrelas de metal mostrando o tempo de existência da Patrulha.

- Nunca fui Monitor de Patrulha. Fui sub Monitor por cinco meses. Passei para os seniores. Lá não fui eleito e daí? O Monitor sempre deixava a gente carregar. Outro espirito, outra vivência experiência para dar e vender. Adoro ver os monitores em ação com seu bastão a frente, gritando incentivando, mostrando que os demais devem seguir o bastão Totem e não ele.

- Como dizia o Fundador do Escotismo Robert Baden-Powell o Monitor é Responsável pela sua patrulha, pois ele responde por ela onde quer se seja, quer em reuniões, quer em atividades, quer em jogos. Por isso o Monitor é responsável pelo espírito da sua patrulha, e, portanto deve ser o Monitor que o deve incutir nos seus irmãos escoteiros. O Monitor é também responsável pelo seu Grupo, pois a ele cabe um papel fundamental na discussão da vida do grupo a que pertence. E seu bastão representa o que é sua Patrulha.

- Hoje é sábado, dia de reunião, lá estarão os lobos, os escoteiros, os seniores e os pioneiros. Sim amigos, hoje tem reunião, muita alegria muitos jogos muita ação!