quinta-feira, 7 de março de 2019

Crônicas de um Velho Chefe Escoteiro. Lembranças...



Crônicas de um Velho Chefe Escoteiro.
Lembranças...

- Nada mais é o mesmo. Tudo muda... Tudo mudou. Alguns se adaptam outros não. Se antigamente era questão de honra estar bem uniformizado hoje não mais. Se cantar os Hinos do nosso Brasil fazia parte do civismo que nós escoteiros sempre respeitávamos, agora não mais. E o Hino Alerta alguém ainda canta corretamente com sua letra e a musica? Aquele orgulho de chegar à sede, dizer para o Monitor que pode contar com ele na inspeção após o cerimonial hoje são poucos que fazem assim. Era bacana ver o Chefe inspecionando balançando a cabeça em sinal de aprovação.

No dia da reunião ou em acampamento tirar seu espelhinho de bolso, ver se o cabelo estava bem penteado, se o lenço bem colocado, sentir o meião com listas retas, a fivela brilhando, chapéu com abas retas e sapato engraxado, tudo ficou no tempo. Hoje é tudo moderno, nem todos como dizem os novos chefes tem interesse em estar bem uniformizado e quiçá vestido com ele. E no bolso? Obrigatório Lenço, pente e a moeda da boa ação.

Orgulho-me até hoje de vestir corretamente como no passado meu uniforme escoteiro. Aprendi com meu Monitor, com meu Balu, com meu Chefe do Grupo e também com três grandes chefes dos quais tive a honra de participar como aluno em seus cursos: - Chefe Darcy Malta, Chefe Francisco Floriano de Paula e Chefe Maria Pérola Sodré. (na foto certificados assinados por eles). Tem outros? Tem sim, mas estes três marcaram minha vida.

Dizem os novos chefes e alguns lideres que a farda não tem mais razão de ser. Os jovens de hoje nem ligam se estão ou não uniformizado. Sinceramente? Não acredito nisso. Mas como eles quase não são consultados deixa a “água rolar”. O lenço hoje pode ser dobrado como achar melhor. Meião é coisa do passado e chapéu ficou nas memórias do tempo. Já dizem que foi abolido em vários países do primeiro mundo e nós como sempre copiando. Dizem que é uma questão democrática. Os jovens votam e escolhem o que querem. Perfeito. Fico na dúvida se o Chefe mostra os dois uniformes e explica os preços e as vantagens e desvantagens? Se só o Chefe falou então alguma coisa está errada.  

Porque está lenga-lenga? Eita Vado Escoteiro que se intromete onde não é chamado. Mas “quá” resolvi abrir meu baú do tempo e encontrei nos meus guardados centenas de certificados. Sentei em minha varanda e me transportei no tempo. Lobeando, escoteirando, Chefiando, acampamentos, cursos, viagens, palestras, e conhecendo e aprendendo com gente boa dirigindo e ensinando o escotismo de BP. Enfim como dizem na França “c’est la vie”. Assim é a vida. Que os de hoje tenham boas lembranças do seu tempo, de sua vida escoteira e quando chegar à minha idade sentir saudade do lindo escotismo que praticou.