HOTEL ESCOTEIRO

HOTEL ESCOTEIRO
cada foto tem uma história

segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

“A fofoca”


Crônicas de um Velho Chefe Escoteiro.
“A fofoca”

Fofoca é um substantivo feminino que significa bisbilhotice, mexerico. A fofoca consiste no ato de descobrir uma informação sobre alguém e posteriormente contar essa informação a uma ou várias pessoas.

                Ela existe em nossa fraternidade: Existe sim. A fofoca escoteira. Não acredita? Bem vindo ao reino dos ingênuos escoteiros. Afinal a fofoca é coisa de pessoas que têm a vida mal resolvida e veem em outros seus próprios problemas. Tente imaginar uma reunião onde você encontra outros chefes ou amigos escoteiros e um deles não conta uma fofoca. – “Você viu Fulano hoje”? Viu como ele está? Eu soube que ele vai receber a Insignia de Madeira, mas cá entre nós será que ele merece? Bem isto é comum e não é fofocar? Dizem que a humanidade não existiria sem a fofoca. Comentam e não posso provar que é fato notório que no escotismo tem muitos que gostam de falar da vida dos outros. Sempre especulando e com uma ponta de inveja do que o outro faz. Vez ou outra alguém “reclama” chorosamente sobre uma fofoca que fizeram sobre ela. Claro que ao postar sua resposta sempre é supimpa, mostra seu caráter e sua forma interna sem contar sua firmeza de pensamento.

              Será que isto não é uma forma anti-escoteira? Afinal dizem que somos leais, corteses, amigos e irmãos uns dos outros e não devíamos respeitar para ser respeitado? Que adianta falar para os jovens palavras bonitas e sábias do respeito uns com os outros se os próprios chefes não se dão ao respeito? Ops. Sem ofensa. Vamos ser sinceros tem muitos que são autênticos escoteiros e não gostam da fofoca. Eu sei de alguns que dizem para estas pessoas tomar consciência de que o que ela está fazendo prejudica ela mesma, no sentido de que ela não vive a sua vida para viver a de terceiros. Mas mesmo assim quem recebe uma reprimenda fica de mal com a vida e de quem tentou aconselhar pensando fazer o bem. Sabemos que muitas vezes em reuniões, em atividades nacionais distritais ou regionais sempre tem os Fofoqueiro Mor. Aqueles que chamam de Radio Pião Escoteira. Sabem de tudo, contam tudo que acontece no campo. Se alguém quiser saber de algum é só perguntar. O fofoqueiro tem a história na ponta da língua.

             Cá prá nós, é desagradável conviver com fofoqueiros. Que me importa o que fulano ou beltrano disse a meu respeito ou a respeito dos meus amigos? Será que uma simples fofoca vai me fazer afastar deles? A gente sabe que os fofoqueiros são conhecidos e todos sabem que o “Talzinho” é um chato de galocha e nunca deveria ter sido Escoteiro. Afinal pensamos que o Escoteiro é puro nos seus pensamentos nas suas palavras e nas suas ações. Eu costumo não dar ouvidos a esses tipos. Se possivel os mantenho a distância. Aqui mesmo no face vejo alguns fofoqueiros que se sentem bem a fofocar sobre tal e tal tema. Epa! Mas isto também é fofoca? Se for para denegrir o pensamento de alguém, de sua atuação no movimento ou desfazer sua imagem que apresenta para mim é fofoca. Corro deles e nem mesmo entro em grupos onde alguns esquecem a boa cidadania, a boa educação e o artigo quinto da lei. Afinal cortesia é uma obrigação até dos poderosos, dos reis e presidentes. 

            Tenho recebido inúmeras publicações de amigos que estão desistindo do escotismo por causa da fofoca. Será que os fofoqueiros tem prazer nisto? A gente sabe de cor e salteado que quem quer fofocar um dia irá fofocar sobre você. Eu mesmo sei que fofocas são apenas palavras vindas de mentes pequenas. Mas elas prejudicam por demais. Como diz o Velho sábio Escoteiro: - Não é o uniforme que faz o Escoteiro e sim o Escoteiro quem faz o uniforme. Nestes meus 67 anos de vida escoteira conheci inúmeros membros do escotismo que se diziam puro nos pensamentos, mas gostavam de uma fofoca. Sei de muitos que deixaram o movimento, sei até de formadores que desistiu de ajudar na formação dos novos que estão chegando. Se fofoca fosse um crime escoteiro a Comissão de Ética Nacional ou Regional não daria conta de tantos que aproveitam da boa fé de alguns para denegrir sua imagem.

            Estamos vivendo uma época que muitos adultos que chegam ao movimento (desculpe, nem todos) esqueceram que temos honra, caráter, temos uma lei para cumprir e não para dizer que existe. Temos uma promessa que deve ser levada a sério. O exemplo faz parte da formação e do caráter do Chefe. Monitores que fofocam escoteiros ou lobos que também fofocam são vitimas de algozes que se dizem chefes e não merecem o posto que estão a exercer. Sabemos que a fofoca sempre está a serviço da inveja. Quanto mais invejosa é uma pessoa mais fofoqueira ela é. Sei que o perfil da pessoa que fofoca é baseado em ressentimentos de seus próprios defeitos. Tem hora que procuro me analisar se o que eu digo sobre A ou B não seria também uma fofoca. Bem não há mais nada a dizer.


            Compete a cada um de nós ser honesto com quem faz fofoca. O escotismo está perdendo gente boa porque alguns esqueceram sua posição dentro do movimento Escoteiro. Denegrir a imagem de alguém é tão nefasto como destruir a vida de alguém que queria viver. Que cada um se conscientize do mal que a fofoca faz. Nós que estamos do outro lado do bem, façamos o que pudermos para não ouvir tais pessoas que por vezes nem sabem o mal que estão fazendo.  Seja franco, fale, diga que não quer ouvir e saia de perto. Quem sabe o fofoqueiro agora vai mudar de direção?