HOTEL ESCOTEIRO

HOTEL ESCOTEIRO
cada foto tem uma história

quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Uma história mal contada. Nesta estrada chamada Brasil pode não haver um caminho para o sucesso.


Uma história mal contada.
Nesta estrada chamada Brasil pode não haver um caminho para o sucesso.

                Há nos céus do Brasil um clamor gritante, com alguns comentando e outros calados sem saber qual o caminho a evitar. Nunca em minha vida vi algum assim. A verdade da floresta que nos serve de morada é que poucos conheciam foi desnudada. Acusações sapecam no ar como se fossem penas soltas ao vento. Cada um democraticamente usa seu dom de dizer o que pensa, e outros seguem a turma que parecem querem botar fogo nas barracas do acampamento. Para onde seguir? Uma classe politica desmoralizada e de plantão em sua caverna aguardando sem bastão a chegada do Urso quando for hibernar. Na caverna se defendem como podem, fazendo leis, normas e o escambal para tentar evitar ir parar nas mãos de um novo herói do povo brasileiro. Seu nome já consta nos anais da história. Cabeças são pedidas em bandejas agora de latão, pois as de prata rarearam.

                Os gritantes de fora presidente fazem parte dos sons que repicam em muitas almas aflitas por dias melhores. Uma Presidente culpada ou não já está a caminho das longas caminhadas do ostracismo. Lideres empresariais ligam seus Morse e semáforas contando aos Transeutes que passam o que de verdade aconteceu. A imprensa escrita falada e televisada tem em mãos doces feitos nas cozinhas de políticos e cidadãos para distribuir aos seus leitores ou ouvintes o que melhor podem saborear. E o futuro? Tirou-se uma e agora pretendem tirar o outro. E quem fica no lugar? Uma Tropa de 78 falantes ainda tem muitas histórias de fogo de conselho para contar. Quem pode dizer que desta água não bebi e não beberei? Escolher quem? Isto está me parecendo aquele vendaval de acampamento, onde as barracas seguiram o vento forte para nunca mais voltar.

                   O caminho está cheio de espinhos. Difícil escolher uma rosa para entregar em uma cabine ao seu candidato escolhido. As escolhas nem sempre mostram o melhor caminho para atingir o Pico da Verdade. A quem escolher? Se a barraca do planalto ficar vazia quem poderá ocupar? Afinal os bons já foram para suas casas e os pseudos monitores do Brasil tentam a todo custo ocupar o lugar vago. Para melhor? Campo padrão ouro? Devemos pensar bem no que escolher para o futuro. Hoje fico com aquela velha Patrulha com um monitor não tão competente, mas que tem duração curta para a escolha de outro substituto. Só fico pensando e repetindo qual substituto. Aquele do passado que nunca sabia de nada? E os outros que não viram a pedra gigante tão falada desmoronar nas mãos de escolhidos por eles?  

                Hora de meditar, de sentar em meu banco tosco em frente a minha barraca mesmo com o vendaval se aproximando e pensar o que disse aquele Velho Chefe Escoteiro que sabia me aconselhar: - Vado Escoteiro é fácil seguir a quem não devia ser seguido. É fácil condenar sem provas e é muito fácil dizer o que pensa quando o outro lado não pode se manifestar. Vado Escoteiro, se não vai ajudar, não critique! Danado de Velho Escoteiro que muitas vezes me ajudou a sair dos penhascos onde estava pensando que vivia o acampamento de sonhos no Vale da Coruja. – Vado Escoteiro, olhe a sua volta a vida tem muitos caminhos e só você pode decidir qual o melhor!

                     E Lá foi ele desfiando minha vida do passado do presente e do futuro, a PEC Vado Escoteiro pode dar certo. Afinal ela foi planejada por muitos velhos lobos que saberiam onde ela apertaria o sapato na subida íngreme da montanha. Não vá acreditando no que leu e ouviu falar. E ele no alto de sua sabedoria completou: - E olhe meu amigo Vado Escoteiro se você ganha cem reais, só pode gastar isto. E se vai acampar tem que saber o que vai levar para sobreviver. Não adianta chegar lá e ficar gritando que a fome chegou à chuva chegou e você não tem mais como acampar!

                 – Mas Senhor Velho Escoteiro e se adoecer? E se aqui na sede ficar com fome? Posso me endividar? – Ele riu. – Estude, não fique de braços cruzados parando as escolas que pode aprender. Trabalhe, trabalhe duro e vai conseguir passar por cima desta trilha a evitar que lhe colocaram no caminho. Se você critica ajudando é sinal de sucesso, agora criticar por criticar é coisa de gente que nunca foi escoteiro. E lembre-se nem sempre o que dizem tem a verdade que conhecemos. Há uma horda de mosquitos perigosos neste campo Escoteiro. Eles sabem onde e quando morder! Portanto leia quem são de onde vieram, o que fizeram pelos seus e não acredite em tudo que dizem.


                   - Eu meu amigo Vado Escoteiro só posso dizer que nós os escoteiros temos uma só palavra. Deixe que a Corte de Honra do Brasil saiba julgar seus homens se são probos ou não. Repito, vai haver chuva, trovões, raios e uma tempestade nunca vista neste acampamento chamado Brasil. Se prepare Vado Escoteiro, pois muita água vem por aí e olhe se proteja mais e fale menos!