HOTEL ESCOTEIRO

HOTEL ESCOTEIRO
cada foto tem uma história

domingo, 6 de agosto de 2017

Dia do Chefe Escoteiro. Uma simples homenagem a quem devemos tanto.


Dia do Chefe Escoteiro.
Uma simples homenagem a quem devemos tanto.

                    A história começa em 1907 quando Baden-Powell reuniu em Brownsea pela primeira vez uma tropa de escoteiros começando aí sua carreira de Chefe Escoteiro do Mundo. Tempos depois em 06 de agosto de 1920 ao final do I Jamboree Mundial, em Olympia, ele foi aclamado, por uma manifestação espontânea de milhares de jovens de dezenas de países, como Chefe Escoteiro do Mundo. Ele aceitou um título que nenhum Rei ou Governo podia conferir, e de todas as honras que lhe eram destinadas, este era para ele o mais apreciado.

                  Na ocasião, disse: “Que esta seja a vontade de vocês. Antes de partir estamos dispostos a desenvolver entre nós mesmos e nossos jovens esta amizade, através do espírito mundial da Fraternidade Escoteira, a fim de que possamos ajudar a levar a paz, o bom humor no mundo, e a boa vontade entre os homens”.

                  Tempos depois a Região Interamericana, em uma reunião de Escoteiros-Chefes do Cone Sul, por uma proposta do Paraguai, acordou em promover o dia 6 de agosto como o Dia Interamericano do Escotista, precisamente em comemoração a data em que o Fundador Robert Baden-Powell foi proclamado Chefe Escoteiro Mundial.

                   O simbolismo do nome Chefe Escoteiro engloba os chefes de todos os ramos e modalidades não sendo específico a um ramo somente. Baden-Powell escreveu bem o que ele pensava deste a quem devemos tanto por ser o baluarte do Escotismo como um todo. Dizia ele:

- A ideia do Escotismo quando surgiu parecia caminhar bem. Sabia-se que o menino estava preocupado, mas ansioso por fazer tudo àquilo que acreditava. Embora ele tivesse uma ideia de como realizá-lo, havia a pergunta mais importante da necessidade de obter a liderança adulta para organizar a sua administração na prática. De uma forma muito considerável essa questão foi resolvida pelos próprios meninos. Eles tiveram o bom senso de reconhecer que os oficiais crescidos eram necessários, e procuraram os seus lideres em seus respectivos bairros até que encontrassem aqueles dispostos a se tornar seus chefes.

- Pessoalmente, eu tinha visto um trabalho dedicado e esplêndido dos voluntários e dos funcionários da Boys 'Brigade, e então eu percebi que havia em nossa população um número considerável de homens patriotas que estariam dispostos a fazer o sacrifício de tempo para ajudar.  Mas eu nunca previ a resposta surpreendente que foi dado por tais homens à chamada do Movimento Escoteiro.

- Para eles, é devido o crescimento notável e os resultados alcançados até o momento. Eu tinha estipulado que a posição dos Chefes Escoteiros não seria nem a de um professor, nem de um oficial comandante, mas sim a de um irmão mais velho entre os seus meninos. O importante era juntar as suas atividades e compartilhar seu entusiasmo, e, assim, estar na posição de conhecê-los individualmente, capaz de inspirar os seus esforços e para sugerir novas diversões quando seu dedo sobre o pulso lhe disse que a atração de qualquer mania atual fosse se desatualizando.

                        O termo Chefe Escoteiro não era novo. Era um título antigo Inglês usado por Cromwell, que tinha "Chefes Escoteiros" em seu exército, e seu ramo de Inteligência estava sob a direção de um "Chefe Escoteiro-Geral”.

                        Muito devemos a estes bravos colaboradores que mantem em todas as cidades onde tem um Grupo Escoteiro o espirito de luta, enfrentando desafios e até mesmo sacrificando sua vida pessoal no intuito de dar um pouco a noção de cidadania e civilidade, construindo caracteres de ética, honra e caráter aos rapazes e moças para que a nação um dia tenha em seu seio homens e mulheres em que podemos confiar.

- A todos os chefes escoteiros do Brasil e do mundo, nossos Bravoô, aplausos mil, saudações e o nosso Anrê, um simples agradecimento que se transforma em uma homenagem a estes homens e mulheres que fazem o escotismo ser o que é.


Sempre Alerta!