sábado, 23 de setembro de 2017

Chefes, manias bengalas e o escambal!


Crônicas de um Velho Chefe Escoteiro.
Chefes, manias bengalas e o escambal!

                Hoje é dia de reunião. Bom demais. Tem sessões que se reúnem aos domingos outras em dias de semana. Quando menino lobo ou escoteiro a sede era meu segundo lar. Quer encontrar os amigos? Eles estão na sede. Ah! Minha mente passeia pelo espaço tempo e vou e volto como se fosse um mágico a “volitar” pelo espaço sideral. Como sempre faço peguei minha bengala e saí para mais uma aventura fora da minha barraca. Escoteiro das antigas já gasto pelo tempo minhas memórias afloram e não deixam esquecer os belos sábados felizes que um dia passei por eles e hoje são lembranças gostosas de sorrisos mil.

                 Esta rotina de caminhadas foi um pouco alterada pelo meu carrinho já gasto com o tempo que resolveu fundir o motor. Está lá na garagem descansando das longas jornadas que fiz com ele. Quando vai voltar às lides escoteiras não sei. Antes ia até um Ginásio arborizado agora não mais. O “tutu” anda curto e pensando bem se não posso pagar seiscentas e tantas “piulas” para ir em um Jamboree sem direito a boia consertar o meu carrinho muito menos. Ontem li comentários de vários chefes que estão prontos para “Jamborear” em Barretos. Diziam que “Staff” tem direito a boia. Sorriam de orelha a orelha. Não vi comentários dos seus meninos. Eram chefes que se compraziam no seu direito de estar presentes.

                 Que eles se divirtam organizando filas, participando de jogos, e “sentinelando” nas noites quentes de primavera pagando um quase salario mínimo para ajudar. Gostos de muitos chefes de hoje. Sempre a mostrarem a medalha que ganhou o curso que fez e o certificado que recebeu. Alguns retornam contando o que fizeram no Jamboree. Juras de amor. Não sei o que seus meninos disseram. Será que os que foram alguém perguntou o que acharam? Divirto-me com muitos chefes da nova geração e sei que não são a maioria. Muitos fazem o escotismo voltado para a alegria das crianças. Outros sem desmerecer para alegria deles mesmos.

                 Chefe Vado, hoje “tu tá mordaz”? Nem pensar, nem pensar. Respeito é bom e eu gosto. Peço desculpas antecipadamente. Mas cá prá nós, sei que muitos deles levarão uma boa parte do “seu” grupo ou tropa. Afinal temos uma infinidade de grupos com “grana” que estarão dando vivas em Barretos no próximo ano. Como é que se diz mesmo? – “quem pode, pode, quem não pode se sacode”. Os sem grana que façam seus acampamentos a pé nesta data e levem um ovo e um arrozinho para o almoço no campo. Lembro-me de uma foto do Jamboree no Japão onde a delegação tinha quase noventa por cento de adultos. E as crianças Chefe?

                  Vez ou outra um Chefe mais abnegado posta uma foto de alguém de sua sessão recebendo o Cruzeiro do Sul, o Liz de Ouro ou o Escoteiro da Pátria ou até mesmo um belo acampamento nos moldes de Gilwell. Quantos por ano? Deve ser menos que os novos portadores da Insígnia de Madeira. Acho que estamos batendo o recorde dos que agora tem a honra de pertencer ao 1º Grupo de Gilwell. Pulo de alegria quando um Chefe ou uma Chefe recebem sua IM. Principalmente daqueles que estão lá brincando com seus meninos e meninas, fazendo um escotismo gostoso para alegria geral.  

                  Chega de comentários maldosos. Logo eu que amo o escotismo e aplaudo quem dele participa? Mas me desculpem aqueles que fazem um escotismo à moda antiga, daqueles que lutam pelos seus meninos e meninas, daqueles que só têm olhos e ouvidos para o bem estar da escoteirada. Mas me desculpem também estes que só pensam “naquilo”. No seu prazer pessoal, na sua vontade de pavonear por aí, de satisfazer seus desejos aventureiros por não terem a oportunidade de fazerem quando meninos. Afinal eles têm seus direitos não? Outro dia alguém escreveu que temos um Chefe para cada cinco meninos, será isto mesmo? Não será um menino para cada cinco chefes?

                 Ploc, ploc, ploc. O velho escoteiro ofegante, linguarudo e mordaz dá uma parada na esquina da Rua Bem ti vi. Belo nome. Contaram-me uma lenda que quando um Bem-te-vi canta no quintal da casa é porque alguma mulher morando embaixo do teto está grávida. Um futuro lobo? A Jângal aplaude. Hora de voltar. O sol a pino e as sombras vão se escondendo para não enfrentar o astro rei. E eu vou célere em espirito a todos os cantos do Brasil e do Mundo aplaudir a escoteirada. Claro, pois hoje tem reunião, alegria de montão! E via o escotismo Badeniano!


Nota: Não me joguem pedras. Sou um Chefe maniento e faço questão da amizade e de um abraço. Vez ou outra falo demais. Risos.

Nota de Rodapé:  HOJE TEM REUNIÃO, ALEGRIA DE MONTÃO.
Quem são Eles? Aonde vão?
Diga com calma com amor no coração.
Eles? Meu amigo são alegres faceiros
São meninos, são Lobos e Escoteiros.
Vivem de sonhos correndo neste céu cor de anil,
São sinceros, são amigos, são Escoteiros do Brasil!