domingo, 3 de setembro de 2017

Não é bom fazer os outros felizes?


Não é bom fazer os outros felizes?

                       Pense um pouquinho, não é gostoso fazer a felicidade de alguém? Por um ato seu, uma palavra sua, um breve sinal no ombro, um piscar de olhos uma palavra amiga e um sorriso sincero? Pense, não vale a pena mesmo fazer alguém feliz? Acho que você pensa como eu. Talvez até mais que eu, pois ainda me falta um pouco de humildade para com o ser humano. Muitas vezes quero fazer deles o que sou. Mas será que sou exemplo para eles? Não sou. Cada um de nós tem uma maneira de ver, de pensar e achar qual o melhor caminho que deve seguir. Costumo não ser subserviente. Será que isto é um dos meus defeitos que ainda não corrigi?

                      Eu me coloco no lugar de muitos chefes que parecem pensar como eu. Sei que é difícil aceitar alguém que se acha o chefão, que se acha o dirigente máximo e todos lhe devem respeito. Eu não coaduno com isto. Não mesmo. Gosto de olhar para todos do movimento e pensar que somos todos iguais. Somos irmãos conforme nossa Lei. Ninguém é melhor que ninguém. Se em vez de ficar preso em didáticas em palestras, se cada um dos Velhos Escoteiros fossem amigos, procurar ficar no nível de todos acredito que iriamos conseguir uma maior confraternização. Afinal isto deveria ser uma norma e não uma hipótese.  

                    Assim como você eu também tenho sonhos. Muitos. Sonho principalmente com uma nação escoteira dando as mãos, sem hipocrisias, sem chefões, sem discordâncias e sem os donos da verdade. Não seria bom se isto acontecesse em todos os grupos em todas as regiões e até na Direção Nacional. Supimpa! Regidos pelo sorriso, pela compreensão pelo espírito Escoteiro espírito este de marca indelével. E isto acontecendo saberíamos com certeza o que significa a palavra Servir! Servir é devotar-se a algo, a alguém. Servir é entregar-se a uma causa, a um amor, a um ideal. Assim, ser servo é ter sentido na vida, é ter noção clara para onde se quer seguir todos os dias. Servir à família, a pátria, a Deus, servir ao casamento, servir à profissão, servir à comunidade... E servir ao escotismo considerando todos os irmãos.


                     Eu sei que muito que escrevo pode ser uma utopia. Mas ela não pode se tornar uma realidade? Afinal somos uma organização única, com propósitos definidos com uma Lei e uma Promessa que nos diferencia de outras que existem. Não somos uma religião, mas sim uma associação onde temos o dever de sermos fraternos. Bela a nossa Lei bela nossa Promessa. Elas sem sombra de dúvida nos mostra o caminho a seguir. Nosso fundador na sua simplicidade deixou para nós uma associação cheia de bondades, de amor de fraternidade. Ele dizia e insistia que a verdadeira felicidade é fazer a felicidade do próximo! Eu daria tudo para ver todos vocês felizes! E você?

Nota de rodapé: - Prempeh um Chefe Ashantis veio ao encontro de B-P. e estendeu-lhe a mão esquerda. B-P. estendeu-lhe a mão direita. O Chefe disse-lhe: "Não, no meu país, ao mais bravo entre os bravos cumprimenta-se com a mão esquerda". A história é longa e sei que vocês já a conhecem. Para mim este cumprimento mostra que somos todos irmãos no escotismo, não importa a idade, a raça o país ou a religião. Compete a todos nos fazermos uns aos outros felizes!